Não rende quase nada

Está rendendo muito pouco

@Dorinho_Santos, seja bem-vindo à nossa Comunidade!

Você pode ser mais específico? O que é que está rendendo muito pouco? E por que você acha isso?

12 curtidas

Isso acontece devido ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Esse imposto “come” 96% do seu dinheiro investido no dia 1. Em 5 dias o imposto é de 83%. Em 10 dias é 66%, em 15% dias é 50%, em 20 dias é 33%, em 25 dias é 16% e em 30 dias é isento de imposto (0%).

Ou seja, você tem que deixar seu dinheiro parado por 30 dias, se movimentar um único centavo, não vai render.

Eu tenho um dinheiro parado que deixo redendo. Nunca tirei. So que agora eu vou tirar o rendimento dele uma vez no mês. Vou ser cobrado o iof? Aí o rendimento que estou tendo por exemplo se estiver em 5k todos os meses aí agora que uma vez no mês eu vou tirar os 5k aí agora o rendimento será menor?

Você pode olhar quando depositou e tirar 30 dias depois. Você não pode simplesmente retirar em um dia qualquer do mês ou perderá dinheiro.

Os investimentos são feitos para ficarem parados, porque com os juros sobre juros, eles literalmente se tornam uma bola de neve a seu favor.

Você pode no entanto, tranquilamente usar um pouco do dinheiro rendido. Nesse caso você não mexe nas caixinhas, usa o saldo da conta mesmo. Não estará perdendo dinheiro, já que aquilo que você tirar do saldo, proporcionalmente vai ter entrado nas caixinhas. Movimentar o saldo não afetará o rendimento da sua caixinha.

Com 5 mil reais você deve ter uns 50 reais de rendimento. Melhor você tirar esses 50 reais do seu saldo, sem mexer nas caixinhas, já que é um valor pequeno

No meu caso eh um pouco mais complicado, porque a caixinha rende mais de mil reais ao mês, porém eu tenho um salário maior, dá pra tirar do salário sem mexer lá.

No meu caso o 5k que mencionei seria o rendimento. Aí queria tirar somente eles. Não iria mexer no dinheiro investido. Aí no outro mês ja não renderia mais os 5k.

Porque vem rendendo desde o início do ano e aumentando. Aí iria pegar somente os 5k ou até menos. Mas o valor investido ficaria lá.

Deu pra entender?

Lembrando que o dinheiro não está na caixinha e sim no porquinho na função “dinheiro guardado”

Isto por duas razões: Os depósitos feitos passam a fazer jus ao rendimento apenas após 30 dias; A prioridade de resgate (nas transferências e pagamentos) retira o dinheiro primeiro dos depósitos mais antigos , que são justamente os que têm mais potencial de passar dos 30 dias e começar a receber os rendimentos. Ou seja estamos perdendo dinheiro para inflação sem se quer perceber.