Não sei declarar o IR, socorro me ajudem!

então eu aceitei o pedacinha e ainda por cima comprei umas bdrs ou nubr33 sem saber que ia ter que prestar conta no IR
Eu não tenho renda nem estou trabalhando. Só vou declarar por causa desse pedacinho
Recebi dois informes, um para cada compra
a) o mais antigo que foi o pedacinho eu investi 100 reais (R$100)
e o papel do IR consta saldo em 2020 (R$540) e saldo em 2021 (R$ 1200), isto é o dinheiro que eu tinha em conta? e nada tem a ver com o pedacinho, e por causa do pedacinho tenho que declarar essa reserva que eu tinha? que opçoes escolher no programa?
b) no investimento mais novo eu também investi 10o reais o papel do IR diz que é isento mas mesmo assim tem que declarar (eu não sei se tenho que escolher opção 9(Lucros e dividendos recebidos) ou 4(Aplicações e investimentos + código04)
b). Podem me dar essa ajuda ou um passo a passo? obrigada.

3 curtidas

Acredito que vc pode procurar um contador, e também o @ree e @LuckPass entendem bem o assunto

8 curtidas
  • O informe do Nubank apresenta informações apenas sobre produtos da NuConta.
  • Não conheço o informe da NuInvest, mas corretoras costumam informar apenas dados de renda fixa.
  • Só haverá rendimento declarável no informe se houve resgate de valores durante o ano-calendário.
  • Os rendimentos da NuConta devem ser declarados na ficha “ Rendimentos Sujeitos a Tributação Exclusiva/Definitiva ”, tipo 06 .

  • O saldo da Nuconta em 31/12 do ano-calendário deve ser declarado na ficha “ Bens e Direitos ”, grupo 04, código 02 .

  • Os BDR’s adquiridos em 2021 devem ser declarados na ficha “ Bens e Direitos ”, grupo 04, código 04 .

17 curtidas

Uma verdadeira aula, muito obrigada pela contribuição @LuckPass :clap:t2: :clap:t2:

3 curtidas

Grato, Vittie! :heart_eyes:
A propósito, como é o informe da Nuinvest? Inclui renda variável? :thinking:

4 curtidas

Inclui sim, primeiro ele apresenta um resumo de quanto tem no Saldo em Conta, Renda Fixa e Renda Variável, mostrando apenas o valor total investido em cada categoria.

Depois vai aparecer a discriminação de cada ativo, a quantidade que se tinha em 2020 e a quantidade adquirida em 2021. Vou deixar um print de exemplo.

Esse informe de rendimentos não é meu, peguei apenas pra exemplificar como fica o informe de Renda Variável rs

7 curtidas