Os critérios internos adotados por entidades financeiras que cedem crédito são baseados em algoritmos matemáticos que estabelecem o padrão esperado do tomador de crédito.
Pagar Faturas em dia, por exemplo pode não ser um referencial que diferencie um cliente de outros, vez que essa ação (pagar em dia) é a obrigação de quem toma crédito com prazo determinado para pagamento.
Adiantar pagamentos também pode não ser um referencial significativo, vez que ao antecipar um recebível junto a entidade financeira, esta tem de conceder o desconto proporcional relativo a antecipação → Isso não é bondade, está previsto no art. 52 da Lei 8078/90 (CDC).
Com base em seu relato, comprovar renda de 8K e movimentar quase o dobro, se não houver uma outra fonte de renda extra, pode, à depender do algoritmo, indicar a ocorrência de autofinanciamento, que pode ser considerado crime e, obviamente não ajuda na cessão de mais crédito.
Com o advento do Open Finance, as entidades financeiras, em especial os bancos e similares, tem condições de fazer uma análise mais abrangente e completa da situação financeira do cliente e, à partir desses dados, decidir se concede ou não crédito.
Ressalto que essa é a minha opinião e as considerações são baseadas em experiência pessoal e em casos análogos.
Movimentar valores muito acima do declarado não costuma ser algo positivo. O sistema dos bancos são treinados para identificar possíveis fraudes, contas laranjas, lavagem de dinheiro, etc. NÃO ESTOU ACUSANDO DE NADA, APENAS PASSANDO UMA INFORMAÇÃO. Os bancos são relutentes em liberar crédito para contas que são suspeitas pois podem ser punidas pelo BACEN.
Mas o fato de eu pagar em dia não é por bondade. Mas sendo cliente desde 2017 e não estando inadimplente e nem em atraso todos esses anos e pagando as faturas integralmente mostra que eu sou um cliente que paga de fato. E quanto a comprovação e movimentação, eles só aceitam um documento. Então enviei do meu emprego mais antigo e sim, tenho outras fontes de renda lícitas que posso comprovar caso eles peçam (o que inclusive já conversei sobre com atendentes deles), mas como eles informaram, só um comprovante era necessário.
Uma renda comprovada de 8K/mês, obriga o contribuinte a declarar o IRPF.
Esse costuma ser o melhor comprovante de renda, desde que as demais rendas também tenham sido declaradas.
Para as entidades bancárias, uma comprovação de renda formal, em geral costuma ser um ótimo referencial quando o assunto é crédito.
Cada dia mais difícil, tenho 2 cartões Santander e Nubank, porém não consigo concentrar os gastos no Nubank… Gosto muito do banco mas essa frustração de limite é trágica. Meu limite não está sustentando para concentrar tanto que no momento em que escrevo tenho só 10 reais de limite disponível, já tentei antecipar as parcelas, já tentei esperar a fatura fechar (o que é terrível porque come o limite todo) mas não tem jeito…
NuScore falando que preciso concentrar meus gastos no Roxinho, as análises falando que preciso concentrar os meus gastos no Roxinho mas confesso que não tem como mais… Estou bem insatisfeito com essa parte de crédito é tudo muito robotizado e menos análises de verdade, estou deixando meus investimentos lá no Nubank, porém o crédito já não me atrai muito.
A mensagem é sempre “Levamos em consideração o seu comportamento financeiro de maneira geral”, mas na realidade não levam nada, meu cunhado tendo salário menor, pontuação serasa menor, pontuação nuscore menor, movimentação no crédito menor tem limite bem superior ao meu vai entender…
Ficar intercalando de cartão é péssimo então neste momento estou migrando aos poucos para o Santander até que Nubank faça um ajuste nessa transparência.
Muita gente reclama mais infelizmente não tem o ser feito, vc pode pagar sua fatura sempre antes do vencimento e uns dias depois do fechamento pode ajudar, e manter seu nome limpo
Há muitos anos, o Inter tem sido o meu banco principal. No entanto, desde que me tornei cliente Ultravioleta (UV), passei a dar mais atenção ao Nubank.
Antes, eu raramente utilizava o cartão do Nubank, mas, após a migração para o plano UV, comecei a gastar entre 4 e 7 mil reais por mês, sempre honrando os pagamentos em dia, sem nenhum atraso. Confesso que o cashback foi um grande atrativo e me deixou bastante satisfeito.
Atualmente, estou considerando migrar definitivamente para o Nubank – inclusive, já comuniquei ao Inter que, se quiser me manter como cliente, precisará se esforçar um pouco mais. Para que essa mudança ocorra, no entanto, seria essencial que o Nubank revisse o limite do meu cartão de crédito, que, embora razoável, ainda é significativamente inferior ao oferecido pelo Inter.
Um ponto que me deixa intrigado é o fato de o Nubank me oferecer um limite de empréstimo 20 vezes maior do que o limite do cartão de crédito. Seria interessante que essa lógica fosse reconsiderada, pois, com um limite mais alinhado às minhas necessidades, a decisão de migrar definitivamente para o Nu seria muito mais fácil.
Agradeço a atenção e fico no aguardo de possíveis ajustes.
É a principal receita dos bancos, com os spreads atuais então, ganham até com inadimplência, cartão de crédito em dia não dá muito retorno, mas se atrasar ou pagar parte da fatura é negocio para os Bancos e administradoras de cartões.
Então nubank um instituição bacana ,mais está deixando muito a desejar nos clientes movimentamos contas PJ e PF pq precisamos de oportunidade de crédito,e nessa parte a NUBANK deixa muito a desejar,indico quando posso , movimento bem demais a conta e assim vai fazer 6 meses que o limite de crédito 50 reais aí sacanagem…
Que tiver uma sugestão ou quiser deixar uma reclamação pra ver se alguém da uma atenção,pq assim no atendimento e só msg eletrônica…
Obrigado e desculpa o desabafo.
Como aumentar o limite do cartão de crédito?
Meu limite de cartão de crédito é ridículo considerando meu perfil de renda e a portabilidade do meu salário para minha conta.
É difícil dizer uma maneira de aumentar o limite, mais vc deve pagar suas faturas sempre em dia, pagar o valor total entre o fechamento e o vencimento, manter seu nome limpo e ter um bom relacionamento no comércio, talvez isso ajude
O Nubank parece levar mais em conta meu perfil de gastos do que minha renda. Como posso usar meu cartão com mais frequência, por exemplo, para comprar on-line, se meu limite estiver abaixo do que desejo comprar?
Decepção, continuo com os mesmo mil reais de limite que me deram inicial. Ja concentrei meus gastos no nubank, pago a fatura em dias e uso o limite total todo mês. Vou ter que cancelar e procurar outra instituição financeira porque desse jeito não dá. Tenho cartão de crédito e mesmo assim tenho que pedir o cartão do outros emprestado porque o meu não me atende.