Não reconheço compra e mesmo assim Nubank debitou

Em 18/09/20 recebeu uma mensagem de uma compra no valor R$333,00 em uma empresa chamada Vrbo Hat8jxyk. Logo que vi usei a opção que aparece no App pra dizer que eu não reconhecia a compra. Estornaram o valor na minha fatura, Meu cartão foi cancelado. Aguardei outro chegar. E quando eu pensei que estava tudo resolvido, dia 15/12/20 debitam novamente o valor na minha fatura.
Liguei na central de atendimento e após verificar a atendente não quis responder nenhuma das minhas perguntas, simplesmente insistiu pra eu verificar Meu e-mail que la estariam todas as informações.
Quando entrei no meu e-mail vi algumas mensagens dizendo que como eu não tinha apresentado a documentação solicitada, iriam debitar o valor novamente.
Sinceramente estou tentando entender até hoje! Eu segui os passos pra cancelamento da compra no App. Não me avisaram mais nada sobre isso no App. Ai me mandam e-mail e como eu não vi e consequentemente não respondi, resolvem debitar o valor??? E ainda me pedem Pra entrar em contato com a empresa e tentar acordo.
Eu nem sei que empresa é essa!
Eu não efetuei essa compra.
Eu não adiquiri nenhum produto desta empresa.
Eu não sei nem o nome dessa empresa pra tentar localiza-la e saber da idoneidade dela. ESTOU MUITO DECEPCIONADA COM O NUBANCK. Que segurança podemos ter com um cartão de crédito que não conseguimos nem cancelar uma compra que não reconhecermos??? Infelizmente vou ter que acionar advogado pra me auxiliar. O valor é pouco, mas a falta de segurança é muita. Isso jamais me ocorreu em um banco físico. Tudo bem que la pago taxas, mas considerando todo o aborrecimento que estou passando e todo o tempo que estou perdendo na conta Nubank está saindo bem mais caro que as taxas dos bancos convencionais.

Bom dia @DuPiress!
Nesse caso o Nubank está correto, já que ele não tem o poder pra cancelar uma cobrança sozinho. O que ele faz, é solicitar a bandeira, no caso a Mastercard pra verificar o ocorrido e caso realmente tenha sido um golpe, a compra será cancelada. Quando uma compra é reportada, é solicitado alguma forma de comprovação que você tentou entrar em contato com a empresa, como você não enviou nada e não explicou que poderia ter sido uma clonagem, eles encerraram o chamado e a cobrança voltou pra você.

Recomendo que entre em contato com o Nubank, e fale que seu cartão foi clonado. Dessa forma vão entender a situação melhor e poderão de ajudar mais corretamente. :wink:

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Tu ficou todo esse tempo sem acessar sua caixa de e-mail?

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Não sei se essas dicas irão te ajudar: https://amandaadv.jusbrasil.com.br/noticias/243086269/6-dicas-para-o-consumidor-que-e-vitima-de-fraude-cartao-de-credito-clonado

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Fico ate mais que isso Irmao! Só tenho e-mail pq obrigatoriamente preciso dele como endereço virtual. Mas realmente não acesso com frequência. Porém deixo disponível Meu endereço físico, telefone celular, fixo, residencial e do meu trabalho. Além do App pra me avisar de qualquer ocorrência. Que eu saiba não existe uma lei dizendo que sou obrigada a acessar e-mail pra receber comunicados e etc.

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Muito obrigada! Neste momento toda informação é válida! :pray:t3:

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Não existe lei obrigando a acompanhar o e-mail, mas existe lei dizendo que o e-mail é um meio de comunicação válido. É questão de segurança e monitoramento de finanças. Quando a gente deixa de lado, está sujeito a passar por inconvenientes.

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É verdade… vamos aguardar e ver o que a justiça brasileira entenderá sobre esses riscos e responsabilidades :wink:

Dolo eventual, você assumiu o risco. Fora que essa conduta do Nubank foi informada no Contrato de Abertura (que você provavelmente não leu).

5.4. Em observância ao seu dever de boa-fé e cooperação mútua, Você deverá comunicar imediatamente ao Nubank a ocorrência de qualquer furto, roubo e/ou perda de seu celular com acesso a sua conta do Nubank, através dos canais de atendimento, para que o Nubank providencie a revogação do acesso a sua conta do Nubank.

5.5. Caso não seja observado o dever de comunicação previsto acima, Você poderá ser responsabilizado pelas operações realizadas por terceiros.

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Agradeço seu comentário @Alexandre13. Mas Meu cartão já foi cancelado na época. Estou com um novo que tb vou cancelar. Não posso confiar em um banco que age assim. Eu reportei sim no App que não reconhecia a compra. Só não fui comunicado pelo App que me pediriam mais informações por e-mail. Existe um canal dentro do App que poderiam ter me comunicado, mas realmente não houve essa comunicação. Qdo vi já tinham debitado novamente o valor que infelizmente vou ter que pagar dia 12/01, qdo vence minha fatura.

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Senhorita, quando fiz essa postagem esperei que me oferecessem alternativas de solucionar o problema que eu tenho. Sou uma CLIENTE Que tem investimentos nesta empresa e está sendo lesada por uma compra que não fiz no meu carro de crédito. Se não leu corretamente eu vou escrever novamente: TÃO LOGO RECEBI A MENSAGEM DA COMPRA, EU COMUNIQUEI QUE NÃO RECONHECIA. O valor foi estornado e tres meses depois, debitado novamente. Eu já estou com problemas demais por aqui! Não preciso de mais uma pessoa pra dizer que estou errada. Aprenda com Alexandre e ofereça alternativas para solução de um problema. No momento certo o Nubank poderá ter um advogado pra discutir com o meu.

Acho que a dica do @Alexandre13 é de fato a melhor solução para o seu caso, não vejo outra saída a não ser o contato com o Nubank, e caso necessário o envio do que for solicitado por e-mail.

Boa sorte.

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@vittoria_cunha e se quer de fato auxiliar NUBANk, sendo vc uma NuMentora, oriente a fazer comunicados no App. Pois é la que eu faço acesso quase todos os dias, foi la que apareceu a compra no meu cartão, foi la que contestei! É la que Pago minha fatura, e é la que está Meu dinheiro. Meio sem lógica não ter um alerta no App falando sobre um fato como este.

Por conta do descumprimento contratual que eu mencionei. Estou te indicando onde foi o erro para que você se prevenir, não ter problemas com isso novamente e nem ir gastar dinheiro com advogado levando isso para a Justiça, porque vai te tomar mais tempo e desgate e a probabilidade de sucesso é mínima (conselho que vem vê julgamentos contra bancos todos os dias).

O @Alexandre13 já te indicou o caminho adequado, não faz sentido repetir o que ele já disse.

Eu não acho que seja uma boa ideia, imagine a situação de alguém que teve o celular roubado. Pelo chat, qualquer pessoa que esteja na posse dele pode se passar por você. A comunicação por e-mail é mais segura, para ambas as partes envolvidas.

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@Vittoria_Cunha Mais importante que qualquer informação dentro do aplicativo é o dinheiro do cliente que está la, senhorita! Se não existe segurança para um alerta, considerando um celular roubado, o que diremos sobre o dinheiro que está na conta?
Estou disposta a gastar muito mais tempo, ganhar muito mais aborrecimento e gastar muito mais dinheiro pra apurar tudo na justiça. Agora é questão de honra!

@Vittoria_Cunha “… comunicar no App que tem e-mail importante sobre a compra não reconhecida”. Apenas isso, senhorita.

Conteúdo sinalizado escondido.

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@_bold é verdade! Já percebi isso. Vc tem toda razão! Já me arrependi de ter feito esta postagem, só queria solução e acabei perdendo Meu tempo, mas valeu a pena por esta msg sua que recebi. Atitudes como a sua fazem com que a gente ainda acredite que existem pessoas de bem. Vou fazer o boletim de ocorrência sim. Já marquei tb com Meu advogado. Pra vc as minhas melhores vibrações!:pray:t3: Obrigada de coração.

@DuPiress Ana, caso resolva fazer um BO, e escolha meios judiciais, pode acrescentar que tentou entrar em contato por vários meios. Inclusive na comunidade oficial do nubank, e foi prejudicada, que em todo momento por aqui também jogam a culpa o ônus do ocorrido em você . Você verificou que usuários estão tentando prejudicar? Tentaram ocultar meu comentário para você te ajudando? Leve tudo isso em consideração.
Apresente para um advogado.
Não é pelo valor. Você teve compras feitad em seu nome. E levando em consideração de que está falando a verdade, isso é um assunto muito sério!

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A Comunidade é um espaço de compartilhamento de informações e conhecimento. A orientação correta já havia sido dada, nos cabia identificar onde houve a violação contratual que ensejou o problema, até porque outros usuários podem recorrer das informações compartilhadas aqui para conhecer mais dos serviços e evitar problemas do tipo.

As instituições erram e as pessoas também. Reconhecer isso de vez em quando não faz mal, é um ótimo exercício de humildade e caráter, mas não tenho certeza se você está familiarizado com esses conceitos.

Agora se a intenção era obter uma validação para um procedimento errado, esse não é o lugar. Apoio emocional e psicológico a gente busca nos consultórios e na família.

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