Nome Fantasia no Pix PJ

Olá pessoal :hugs: haveria possibilidade de aparecer o nome fantasia quando meu cliente for confirmar os dados para o PIX? Pois sou MEI e preciso enviar meu nome completo para o cliente saber que está fazendo o PIX para a pessoa certa. Não vejo sentido em cadastrar chave sendo que tenho que informar meu nome completo para confirmação. No meu cartão já está o nome fantasia.

1 Curtida

Acho que você pode ir na opção “identificador” e digitar o nome fantasia, tem apenas 12 caracteres.

4 Curtidas

Essa é uma decisão do Banco Central, creio que o Nubank não consegue fazer nada nesse sentido.

4 Curtidas

Seria mais lógico mostrar o nome fantasia ao invés do nome completo mesmo.

Mas não sei até onde o Nubank tem gerência sobre isso. Me parece ser mais com o BC mesmo.

3 Curtidas

Se eu entendi bem, essa cláusula permite sim, vou chamar a @Vittoria_Cunha para confirmar :grimacing:

RESOLUÇÃO BCB Nº 1, DE 12 DE AGOSTO DE 2020

Subseção VII
Da consulta às chaves Pix
Art. 78. O participante do Pix deve disponibilizar para o usuário pagador os seguintes dados:
(…)
II - nome completo do usuário recebedor, que poderá corresponder ao nome de fantasia, no caso de estar registrado no CNPJ, ou ao nome empresarial, caso não haja nome de fantasia registrado no CNPJ; e
(…)

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=1
6 Curtidas

Analisando o artigo completo, perceba a utilização do E ao invés de OU. Partindo da Hermenêutica Jurídica, que é a ciência da interpretação, isso significa que o três requisitos contidos nos incisos seriam de obrigatória disponibilização. Mas não é raro no Brasil termos atecnias e utilização indevida de vocábulos, então não posso afirmar com 100% de certeza.

ART. 78. DA RESOLUÇÃO BCB Nº 1

O participante do Pix deve disponibilizar para o usuário pagador os seguintes dados:

I - nome empresarial do participante do Pix prestador de serviço de pagamento do usuário recebedor;

II - nome completo do usuário recebedor, que poderá corresponder ao nome de fantasia, no caso de estar registrado no CNPJ, ou ao nome empresarial, caso não haja nome de fantasia registrado no CNPJ; e

III - número de inscrição no CPF ou no CNPJ do usuário recebedor, conforme o caso.

6 Curtidas

Não deu certo. Não aparece o nome da empresa em nenhum local. pior que MEI é assim o nome da empresa é meu nome completo mais meu CPF… rsrs

Pode ser “E” o importante seria aparecer em algum local o nome fantasia para eu não ter que confirmar toda vez que o PIX é para a Daiane…meu nome completo + CPF, que é o nome da minha empresa por ser MEI.

Então, mas pela redação do artigo, significa a obrigação de informar esses dados ao pagador.

2 Curtidas