Nome Fantasia no Pix PJ

Olá pessoal :hugs: haveria possibilidade de aparecer o nome fantasia quando meu cliente for confirmar os dados para o PIX? Pois sou MEI e preciso enviar meu nome completo para o cliente saber que está fazendo o PIX para a pessoa certa. Não vejo sentido em cadastrar chave sendo que tenho que informar meu nome completo para confirmação. No meu cartão já está o nome fantasia.

6 curtidas

Acho que você pode ir na opção “identificador” e digitar o nome fantasia, tem apenas 12 caracteres.

6 curtidas

Essa é uma decisão do Banco Central, creio que o Nubank não consegue fazer nada nesse sentido.

6 curtidas

Seria mais lógico mostrar o nome fantasia ao invés do nome completo mesmo.

Mas não sei até onde o Nubank tem gerência sobre isso. Me parece ser mais com o BC mesmo.

5 curtidas

Se eu entendi bem, essa cláusula permite sim, vou chamar a @Vittoria_Cunha para confirmar :grimacing:

RESOLUÇÃO BCB Nº 1, DE 12 DE AGOSTO DE 2020

Subseção VII
Da consulta às chaves Pix
Art. 78. O participante do Pix deve disponibilizar para o usuário pagador os seguintes dados:
(…)
II - nome completo do usuário recebedor, que poderá corresponder ao nome de fantasia, no caso de estar registrado no CNPJ, ou ao nome empresarial, caso não haja nome de fantasia registrado no CNPJ; e
(…)

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/exibenormativo?tipo=Resolu%C3%A7%C3%A3o%20BCB&numero=1
9 curtidas

Analisando o artigo completo, perceba a utilização do E ao invés de OU. Partindo da Hermenêutica Jurídica, que é a ciência da interpretação, isso significa que o três requisitos contidos nos incisos seriam de obrigatória disponibilização. Mas não é raro no Brasil termos atecnias e utilização indevida de vocábulos, então não posso afirmar com 100% de certeza.

ART. 78. DA RESOLUÇÃO BCB Nº 1

O participante do Pix deve disponibilizar para o usuário pagador os seguintes dados:

I - nome empresarial do participante do Pix prestador de serviço de pagamento do usuário recebedor;

II - nome completo do usuário recebedor, que poderá corresponder ao nome de fantasia, no caso de estar registrado no CNPJ, ou ao nome empresarial, caso não haja nome de fantasia registrado no CNPJ; e

III - número de inscrição no CPF ou no CNPJ do usuário recebedor, conforme o caso.

8 curtidas

Não deu certo. Não aparece o nome da empresa em nenhum local. pior que MEI é assim o nome da empresa é meu nome completo mais meu CPF… rsrs

Pode ser “E” o importante seria aparecer em algum local o nome fantasia para eu não ter que confirmar toda vez que o PIX é para a Daiane…meu nome completo + CPF, que é o nome da minha empresa por ser MEI.

Então, mas pela redação do artigo, significa a obrigação de informar esses dados ao pagador.

4 curtidas

olá - desenterrando esse tópico - criei um com a mesma duvida aqui

parece q o banco central autorizou mudar só pro nome fantasia

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-bcb-n-79-de-18-de-marco-de-2021-309562226
@Vittoria_Cunha vc que parece ser do nubank consegue verificar?

1 curtida

Não vou poder te ajudar com isso pois não sou funcionária do Nubank, estou mais para uma moderadora da Comunidade hehe. Mas vou marcar o @OttoS aqui, se ele não souber te responder, com certeza vai indicar alguém para esclarecer melhor esse assunto.

3 curtidas

Creio q é possível sim @Andre_Morais1 pois, na minha conta da Cora quando os clientes me pagam, só aparece o nome fantasia da associação :+1:t3: então, creio q em qualquer uma instituição seja possível usar sim :+1:t3:

2 curtidas

a blz muito obrigado - vou aguardar esse @OttoS responder entao

1 curtida

então se outros bancos já utilizam esse sistema, vamos torcer que nubank tb ajude e faça a mudança - vai ser muito melhor - nao queria sair do nubank

1 curtida

Pelo que entendi, quem define se o nome social aparece ou não, é o banco. Então sendo assim todos os bancos teriam que aceitar mostrar o nome social. Pois eu por exemplo percebi que, quando um cliente meu me envia o comprovante de pagamento dele alguns aparecem o nome social e outros o físico. A caixa por exemplo quando meu cliente paga com o aplicativo dele da caixa, para ele aparece o nome social da minha empresa. Já outros bancos não mostram, exemplo; quando um cliente paga com o aplicativo do nubank ou banco inter, é exibido para o cliente o meu nome físico.
Então resumindo, todos bancos teriam que mostrar o nome social, e pelo que vi, não é o que acontece. O legal seria se o que você definisse em seu banco fosse exibido para todos os bancos. Mas creio que não é isso. :frowning_face:

1 curtida

Eu uso como PJ o app Juno, fiz uma solicitação para ver se realmente é isso. Irão me retornar em 1 dia útil. Mas se me disserem que a alteração já foi feita e mesmo assim continuar o problema, então minha tese do comentário anterior está certa.

1 curtida

Olá @josiel_Fernandes saúde e paz :pray:t3: seja bem vindo a NuCommunity continue interagindo bastante aqui conosco, para evoluirmos juntos :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

Bem, minha experiência na Cora tem sido satisfatória, no início aparecia a razão social q é muito grande, daí entrei em contato com eles e disseram q podia mudar para o nome fantasia q consta no CNPJ, daí em diante, todos os pagamentos e recebimentos, só vem o nome fantasia, os clientes q me pagam por PIX ou boleto, quando compartilham comigo os comprovantes, pode ser de qualquer banco, o beneficiário só aparece meu nome fantasia :+1:t3:

2 curtidas

Algum feedback?

Nenhum - Vou abrir no Cora mesmo - deixar nubank so pra pessoa fisica mesmo

Alguém sabe dizer se continuamos sem uma atualização do Nubank sobre esse tema? Se existem bancos que já conseguem mostrar o nome fantasia ao invés do nome social, porque será que o Nubank ainda não atualizou isso? O nubank se vende como um banco tão jovem e moderno. Tenho tido problemas com alguns clientes que me questionam sobre estarem fazendo um pagamento para minha empresa, mas na minha conta consta meu nome como pessoa física. O jeito será mudar de banco, que pena!