Nome Fantasia no Pix PJ

Olá @Cama_de_Gato_Fotogra !

Já sinalizei para o time de PJ vir aqui responder, estamos aguardando o retorno deles se existe uma previsão para adotar o Nome Fantasia no Pix.

2 curtidas

Realmente fiquei sem entender essas exposição de dados para mei na chave pix é frustante isso e pegerioso !
Estou sendo obrigado a usar minha conta pessoa física para receber pix dos clientes para evitar essa exposição de CPF etc alguém tem alguma solução para situação?

Olá, Pessoal.
Tudo bem por aqui?

Por enquanto, os boletos que são emitidos por contas PJ do Nubank são gerados com a razão social da empresa registrada junto à Receita Federal. O mesmo acontece também para transações via Pix. Essa questão já está sendo analisada internamente. Estamos sempre de olho em como podemos melhorar os nossos serviços para oferecer a melhor experiência para vocês, assim que tivermos novidades avisaremos a todos, combinado?

Abraços!

7 curtidas

Nu bank e o unico banco que não segue as normas do banco central,A resolução 79/2021 do Banco Central alterou várias regras do Pix, ela passou a permitir a utilização do nome social e a alteração do nome comercial dos estabelecimentos na chave do Pix.
Pois antes a chave do Pix deveria mostrar exatamente a razão social do CNPJ, a partir de agora as empresas poderão adotar o nome comercial, o que deve facilitar a identificação das transações nos extratos dos consumidores.

Tenho a conta no cora e aparece a nome fantasia quando as pessoas vão fazer a transferência. Gostaria de saber se há outro banco que também fornece esse sistema e se o NU já atualizou.

Nesse caso é uma limitação do Nubank, pois como comentado acima, já existe norma do Banco Central permitindo o uso do Nome Fantasia no PIX e até mesmo concorrentes já implementam, esperamos que essa opção aparece o mais breve possível para os clientes PJ.

7 curtidas

E até agora nada! Tenho contas em vários app e o nu é um dos poucos que não disponibiliza a alteração do nome no pix.

Alguém sabe se essa opção de nome fantasia no pix ja tem na conta pj do bb?

Eu tenho conta d nubank e também passei essa raiva, daí encontro a conta do Banco cora quando fazem Pix pra mim aparece só a minha fantasia

1 curtida

Olá galera. Estou aqui para compartilhar minha experiência sobre a questão de ter o nome+CPF nas transações via Pix do Nubank.
Até essa data não ocorreu nenhuma atualização por parte do Nubank em oferecer a opção de escolhermos se queremos expor nossa razão social que para MEI é Nome+CPF ou optar pelo nome fantasia.
Apesar da resolução do BC 79/2021 permitir a utilização do nome social ou comercial para transações os bancos não adotaram essa regra, assim deixando nos dados expostos para qualquer um poder ver, isso é uma exposição de dados desnecessária, não tem o porque a pessoa querer divulgar o seu nome e cpf dentro de transações empresariais.

Fiz conta PJ em dois bancos Nubank e Inter e os dois não deixam colocar o nome fantasia. No inter a atendente informou que não é possível fazer essa alteração, sendo assim, como vi neste tópico que o Banco Cora nos da essas possibilidade de usar o nome fantasia é para lá que eu vou e o Nubank e Inter perderam um cliente. haahaa

Olá, @Vinicius_Mizael. Seja bem vindo à nossa Comunidade!

Situação chata. Realmente, no caso dos MEI com essa regra de formação da Razão Social acaba ocorrendo uma exposição indevida de dados pessoais. :loudspeaker: Alô, Nubank!! :loudspeaker:

Ainda que não exista a opção implementada de forma nativa no aplicativo, você chegou a solicitar ao atendimento do Nubank que fizesse a atualização manual do DICT (que é a base de dados cadastrais do Pix) para a inclusão do nome de fantasia associado ao CNPJ? A meu ver, acredito que haja plenas condições para que isso seja feito e não deveria ter nenhum empecilho a menos de, no máximo, pedirem uma comprovação de que o nome de fantasia está cadastrado com o CNPJ.

Se não tentou, acho que vale a tentativa. E, havendo a negativa, acho que é o caso de acionar a Ouvidoria do Nubank para a tratativa deste caso. Seguem os dados para contato com a Ouvidoria:

Ouvidoria

Já conversou conosco e mesmo assim não
conseguiu resolver o que precisava? Nossa
Ouvidoria pode avaliar seu caso.

Atendemos em dias úteis das 9h às 18h
(horário de São Paulo/SP).

Espero que dê certo :crossed_fingers: e, se conseguir, não deixe de voltar aqui para nos contar :wink:.

1 curtida

Bom dia Fernando.

Eu não tinha tentado essas alternativas, mais vou procurar essas informações pelos contatos que me passou.
Recentemente houve a alteração do modelo da razão social agora é os 8 primeiros dígitos do CNPJ seguido do nome, com isso melhorou a questão de exposição do CPF.

Realizei alguns testes entre vários bancos e percebi que depende do banco querer ou não mostrar o nome fantasia, utilizando a conta do Nu o nome fantasia aparece nas transações com alguns bancos e em outros bancos não aparece, então acredito que não adianta o banco liberar a visualização do nome sendo que outros bancos não aderiram a esse formato.

2 curtidas

Acompanhando o desfecho do tópico. Deixei de utilizar a conta PJ no NuBank unicamente por conta disso! Tinha visto que o Cora já faz, mas um que uso a anos (apesar de diversos problemas) é o C6 Bank. Ele possibilita usar apenas o nome fantasia na conta PJ e é somente este nome que aparece quando o cliente coloca a chave pix; é uma maravilha. Assim que o NuBank fizer essa atualização pra permitir que o cliente veja apenas o nome fantasia eu volta a utilizar como conta principal!