Nome morto no recibo PIX

Olá, povo! Como vocês estão?

Recentemente o nome morto da minha namorada apareceu no recibo de um PIX feito para ela.

A remetente do PIX não a conhecia anteriormente à transição -logo é impossível ser uma questão de como ela foi salva na lista de contatos- e a conta Nu da minha namorada foi criada depois dela já ter retificado todos os seus documentos.

Anteriormente, houve um episódio parecido -uma única vez-, mas foi um caso onde o nome na lista de contatos da outra pessoa estava mesmo errado. Porém, como eu mencionei mais cedo, a remetente desse PIX de agora não a conhecia pelo nome morto, não faz sentido ter aparecido no recibo…

É um absurdo contrariarem todos os documentos retificados e é ainda mais absurdo compartilharem um dado tão sensível com terceiros, e logo terceiros externos à empresa, como a remetente do PIX!

Esse episódio constrangiu a minha namorada demais e estamos muito preocupados com a falta de explicação para o que aconteceu. Alguém aqui já passou por algo similar? Sabe nos dizer de onde o nome morto é puxado e como podemos fazer para que ele não apareça mais??

Desde já agradeço muito!
Sergio.

5 curtidas

Olá @SergioMoguMogu. Sinto muito pelo ocorrido. :disappointed: Vocês já questionaram o atendimento do Nubank no meajuda@nubank.com.br? É a primeira vez que leio um relato desses por aqui, então não tenho mais informações se isso já aconteceu.

24 curtidas

Opa, Ju, então:

A minha namorada já enviou uns quatro e-mails e também tinha tentado pelo chat, mas não fizeram nada.
Ela então tentou contato via telefone e o atendente disse que abriria um chamado para investigar isso e que em 24 horas ele retornaria um e-mail a ela.
Isso tudo foi ontem e até agora nada de retorno.

Atenciosamente,
Sergio.

3 curtidas

Olá, @SergioMoguMogu, seja bem-vindo à nossa Comunidade!

Poxa, que situação chata.

Dei uma pesquisada, e as informações de cadastro usadas no pix ficam em um sistema chamado DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) mantido pelo Banco Central.

Entendi que quem atualiza as informações no DICT são os proprios prestadores de serviço de pagamento (bancos e afins) onde a pessoa tem chave.

Mas tem um porém: há algumas situações nas transações pix onde o banco de quem paga não precisa consultar o DICT para confirmar os dados do recebedor.

Assim, vejo que no caso de vocês pode ter ocorrido, das duas, uma:

  • a chave pix utilizada está com cadastro desatualizado no DICT - neste caso acho que a solução é solicitar ao Nubank a atualização dessas informações no DICT; OU
  • o banco de onde saiu o pagamento não consultou o DICT e já tinha um cadastro, com o nome desatualizado. Neste caso, acredito que a solicitação deveria ser feita junto ao banco do pagador.

Como acho que não tem como saber qual dos dois casos foi, a sugestão seria fazer os dois.

Espero que consigam corrigir isso e evitar novos constrangimentos. :crossed_fingers:

7 curtidas

@SergioMoguMogu, essa não é a experiência que gostaríamos que a sua namorada tivesse. Para verificarmos internamente o ocorrido, e nos certificar que o nome dela estará certinho nas próximas transferências, pode pedir para que ela nos chame em um dos nossos canais de atendimento, por favor?

O time está disponível pelo chat no nosso aplicativo, no botão de ajuda (?), pelo e-mail meajuda@nubank.com.br, ou se ela preferir, pelo telefone 0800 608 6236, combinado?

13 curtidas

Boa noite, @Andre.C e @FernandoLacerda !

Eu passei essas recomendações para a minha namorada e ela abriu um novo chamado com o suporte de vocês, solicitando essa atualização do DICT. Ela me disse então que a atendente verificou no sistema e disse que o DICT já se encontrava atualizado com o nome atual dela e que em nenhuma parte dos bancos de dados Nu encontra-se o nome morto, sendo mais do que provavelmente um problema no banco da remetente.

Isso deveria nos ser muito tranquilizador, porém na realidade só agrava ainda mais a situação, por dois fatores:

1 - No dia em que ela recebeu esse PIX, nós fomos logo em seguida à uma agência do banco da remetente, uma vez que a minha namorada já teve conta lá -com o nome morto, inclusive-, MAS essa conta já tinha sido encerrada à muito tempo atrás. E realmente, o agente do banco nos confirmou que a conta encontrava-se encerrada e também nos indicou que o problema poderia ser em outro banco, neste caso, aqui;

2 - Conversando com ela antes de responder por aqui então, a minha namorada me informou também que naquele mesmo episódio onde o nome morto aparecia devido ao erro na lista de contatos -inclusive era um terceiro banco nesse caso- o recibo ainda vinha com o nome certo dela. Em termos que: A pessoa via o nome morto no app quando preenchendo os dados para o PIX, mas depois que o PIX era feito, o recibo vinha com o nome atual da minha namorada como recebedora.

Entendemos que estão -e somos gratos por vocês estarem- fazendo tudo o que podem para nos ajudar, e é por isso que eu persisto aqui.

Como mencionei, a minha namorada já abriu diversos chamos pelos canais de atendimento de vocês, tendo boa parte deles a respondendo com a mesma conclusão de que “… o problema poderia ser no outro banco…”. Esta situação já tem sido tão frustrante e, se possível, gostariamos de evitar esse “jogo de batata quente” ao máximo.

Antes deste contato já tinhamos pesquisado se outras pessoas passaram por situações similares e, realmente, existem casos muito próximos deste. Entretanto, entrei em contato por aqui exatamente pois nenhum parece ter tido uma conclusão, ou se quer uma explicação para esse reaparecimento dos nomes mortos…

Confio que é de grande interesse da Nu também encontrar tal explicação, junto de uma tratativa para esse tipo de cenário. Não existe algo a mais que possa ser feito para isso??

Agradeço desde já,
Sergio.

3 curtidas

@SergioMoguMogu,

Primeiramente, quero esclarecer que sou um cliente assim como vocês, de forma que as considerações sobre eventuais ações adicionais que possam ser tomadas do lado do Nubank deixo ao @Andre.C.

Sei como é chato a gente se ver diante de um aparente “empurra-empurra”, mas normalmente nessa situação é somente uma das organizações que está em falta.

Pela qualidade da sua escrita, imagino que talvez saiba compreender fluxogramas e especificações e, se for o caso, valeria dar uma explorada no material de regulamentação do pix (clique para acessar) para entender melhor o funcionamento.
Especificamente, foram mais úteis na minha pesquisa os seguintes:

Olhando no manual de fluxos, o que eu entendo é que não há interação direta da instituição do pagador com a instituição do recebedor, e não existe envio de informação cadastral diretamente da instituição do recebedor para a instituição do pagador.

Desta forma, para que a instituição do pagador emita o recibo da transação, eu vejo que só pode obter a informação cadastral vinda de duas fontes possíveis:

  1. o DICT; ou
  2. o seu próprio cadastro.

Como você colocou, sua namorada já teve conta na instituição do pagador, e lá usava o nome morto. Se o Nubank já confirmou que o DICT está atualizado, e que eles não têm nenhum registro do nome morto, não consigo ver de outra forma senão que o problema está, de fato, na instituição do pagador; mesmo a conta tendo sido cancelada, pode ser que ainda exista o cadastro.

Deixo ao André para responder, mas me parece que o Nubank fica bem limitado naquilo que conseguiria fazer a mais nesta situação.

Fico na torcida para que ainda exista uma alternativa eficaz.

5 curtidas

Boa noite, povo!

Estou vendo aqui que as minhas respostas por email não registraram neste forum, então eu as resumirei, pois encontramos a solução:

Eu e a minha namorada seguimos essas indicações e fomos novamente à uma agência do banco da rementente. Após conversarmos e termos apresentado esses argumentos referentes ao DICT, o atendente de lá iniciou uma investigação pelo sistema deles e encontrou que realmente, a aparição do nome morto no recibo foi devido à sua presença no banco de dados.

O atendente então procedeu a fazer a correção devida e logo em seguida testamos: Sucesso, o nome morto não aparece mais nos recibos vindos de lá.

Sendo assim, para quem está passando por esta mesma situação ou similar: É mais do que provavelmente um caso de o nome morto não ter sido atualizado no sistema dos bancos onde você já teve uma conta com ele mas a encerrou antes de retificar/antes de o banco responsável ter atualizado os registros. Aí é bem simples de tratar, basta ir até uma agência do determinado banco e solicitar a atualização :wink: .

Mais uma vez, agradeço pelo support e atenção apresentados aqui, Julian, Fernando e Andre!

Tenham uma excelente noite!
Atenciosamente,
Sergio.

8 curtidas

Olá, @SergioMoguMogu. Que bom que conseguiram resolver, fico feliz por vocês! :clap:

E muito obrigado por dedicarem um tempinho para trazer o feedback aqui também, que com certeza vai ajudar quem eventualmente se encontre em situação análoga, mas torcemos para que ninguém precise :smiling_face:

6 curtidas

Obrigado pelo retorno @SergioMoguMogu, que bom que conseguiram resolver! :clap:

6 curtidas

Que notícia boa @SergioMoguMogu e gratidão pelo retorno por aqui :purple_heart: :purple_heart::clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

7 curtidas