Noticia fresquinha que interessa muitos investidores de ativos isentos de imposto de renda. Pena que a noticia não é boa.
Vou ver. Obrigado!
N Possibilidades
Foram duas Resoluções; a 5.118/24 que trata de ajustes nos lastros elegíveis para emissões de CRA e CRI, o que encerra a “farra” das emissoras; e a 5.119/24 que afeta diretamente os investidores de curto prazo e, inclusive os prazos das LCI/LCA já foram alterados nas entidades bancárias e financeiras que oferecem esses títulos.
Mas vai limitar a oferta de novos produtos? E deixar mais longo esses investimentos? Mas IR vai continuar isento?
Pelo que constam nas Resoluções, poderá ocorrer uma redução nas ofertas, em razão dos critérios a serem cumpridos pelos emissores dos títulos.
Quanto a isenção, ao que consta, serão mantidas.
Não mudou nada.
Os ativos continuam isentos de impostos.
O que foi modificado (na verdade apenas ajustado) foram:
- Ajustes nas regras de emissão dos títulos (para evitar emissão de títulos que não condizem com sua finalidade);
- Aumento nos prazos de vencimento.
No caso dos ajustes nas regras de emissão dos títulos, pelo que deu a entender no artigo, as empresas estavam emitindo títulos para, supostamente, financiar o agronegócio ou imóveis, porém, o dinheiro na prática, não estava sendo utilizado para financiar esses empreendimentos, ou seja, desvio de finalidade (o que pode ser, inclusive, enquadrado como crime).
Como assim nao mudou nada? Claro que mudou. Voce leu a noticia?
“Além de novas regras para os lastros elegíveis para essas operações, os prazos mínimos de vencimento foram alongados de 90 dias para 9 meses nas Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e de 90 dias para 12 meses nas Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras Imobiliária Garantida (LIG).”
" De acordo com colunista do Valor Investe Marcelo d’Agosto , é esperada uma redução da oferta desses títulos no curto prazo em razão das restrições para estruturação das emissões ."
Outra coisa pessoal: vamos tentar manter nossas conversas em alto nivel sem este tipo de comentarios, que acabam criando desconforto para as pessoas que se sentem ofendidas por estes comentarios. Se nao fizermos isso, vamos acabar enveredando a conversa para debates e conflitos descenecessarios.
Agradeço a compreensao.
O lance do prazo vai impactar pessoas como eu que pegava LCI/LCA de 6 meses em alguns casos, para após os 6 meses ver se já existiam taxas melhores devido a queda da Selic. Em resumo, conforme a selic desce, os bancos para tentar captar mais valores, tentam fazer esse produto mais atrativo e assim aumentam a taxa paga. Mas se o mínimo agora é 1 ano também não é o fim do mundo.
Pergunta de curiosidade, sobre os cri/cra: isso poderia interferir de alguma forma nos Fii papel?
Impacto acho que tera sim. Só nao sei avaliar se será positivo ou negativo. Procurei na internet estes possiveis impactos e nao localizei.
Efetivamente houve mudanças e você mesmo as citou.
Ainda que tardia, a mudança no que concerne aos emissores dos títulos, tem por objetivo corrigir a brecha anteriormente existente.
Isso poderá, ainda que indiretamente, afetar os investidores, vez que a oferta de novos títulos pelas emissoras serão impactadas pelos novos critérios.
A mais evidente e prática mudança foi a alteração nos prazos do LCI/LCA de 90 dias para 12 meses.
Essa alteração tende a desmotivar investimentos nesses títulos, vez que a liquidez é um motivo altamente relevante na escolha de um determinado investimento.
Publicação no DOU, de 02/02/24:
Diário Oficial da União
@LuizGSF pra mim este foi o principal impacto: Alteração nos prazos.
Provavelmente esta medida será um grande estímulo para os investidores optarem por outros tipos de ativos com maior liquidez.
Pelo menos para os investidores que gostavam de aplicar em LCI/LCA’s de prazos curtos.
Como efeito, salvo engano, aplicações com isenção de impostos, com liquidez no curto prazo fica limitada as cadernetas de poupança, cujo rendimento é sofrível.
Ao que tudo indica, a arrecadação o IR irá receber um up, pois a migração para investimentos com rápida liquidez, fatalmente implicará em investimentos sem isenção.
Hahaha como programado
Aproveitando a oportunidade, criei um tópico sobre
os crimes contra a honra na internet.
Depois, os nobres amigos dêem uma olhada.
N Possibilidades
Nao @edunaka . Nao tô de brincadeira não… Só pedi que o papo ficasse em alto nível não dando espaço pra este tipo de comentário que soh tende a criar clima ruim e não chegar a lugar nenhum. Mas se tu preferir ir para o outro caminho, fica a vontade para se expressar de forma que quiseres. Torço pra que seja produtivo e agregador. Boa sorte.
Ok.
“O fulano junto com o órgão responsável alterou o prazo, entre outras medidas para LCI/LCA… E o próximo vai ser os dividendos… Mas, veja como isso é bom!”
Melhorou?
Saiba que a LCI/LCA/CRI/CRA impacta todo o mercado de investimentos.
Existe uma diferenca enorme @Lucas.R:
O que voce prefere entre as duas opcoes abaixo?
-
“Governo do amor”: Isso denota gozação, ironia, provocação, etc
-
“Governo Lula”: Isso denota a realidade atual, nao interessando se as pessoas vao gostar ou não. É apenas um fato.
Mas se voce acha que estas duas coisas sao interpretadas da mesma forma e tem o mesmo significado, entao ok.
Sucesso pra ti.
Não falei “governo”. E sim “imposto do amor”, mas era pra ser “imposto com amor ”