Notificar reembolsos no Cartão de Crédito

Pelo que eu pude entender, existem dois tipos de reembolsos que podem acontecer no cartão de crédito: (1) reembolso imediato e (2) reembolso após um tempo.

Vou explicar melhor:

Supondo que você faça uma compra de R$ 200 e perceba imediatamente que a loja cobrou por um produto que você desistiu na hora, então ela faz o reembolso parcial e desconta R$ 50 (valor do produto desistido), por exemplo. No item que aparece de consumo de crédito no Nubank vai mostrar inicialmente o consumo de R$ 200, mas será atualizado para R$ 150. Este é o primeiro caso.

O segundo caso é quando você faz a compra de R$ 200 e só percebe muito tempo depois, notifica a loja e ela aceita fazer o reembolso parcial. Mas como passou muito tempo, este reembolso vai ser um item a parte na sua fatura. Você será cobrado pelos R$ 200 do item original, mas terá um item de reembolso de R$ 50. Assim pagará pelos mesmos R$ 150 anteriores. Este item aparece na fatura como ‘Estorno de “nome do item”’.

Os problemas:

  • Em nenhum dos casos o Nubank avisa por notificação que houve um reembolso. Para o primeiro caso, você deixa de ter registro do valor original e mostra somente o valor final pós-reembolso.
  • Para o segundo caso, o Nubank não mantém um registro dentro da lista de histórico de crédito. A informação de reembolso é exibida exclusivamente no resumo da fatura em si.

Sugestões de melhoria:

  • Notificar em caso de reembolso parcial, assim como existe a notificação por consumo ou cancelamento. Seja para o primeiro caso ou para o segundo caso.
  • Manter o histórico do valor inicial e valor modificado (pós-reembolso) no item. Assim conseguimos ter um controle melhor das contas quando, por exemplo, eu preciso pesquisar um registro de e-mail no qual aquele valor está presente.
  • Apresentar no histórico de crédito reembolsos que ocorreram, assim como já aparece no resumo da fatura. Assim podemos acompanhar quando recebermos algum reembolso.

Meu caso real:

Eu havia realizado a compra de alguns produtos em um mercado online. O mercado me enviou os produtos mas chegou faltando alguns quando eu fiz a revisão em casa. Conversei com o mercado e ele entendeu e me disse que fizeram o pedido de reembolso.

Porém, passou dias e dias (50 dias), e eu “não recebi” este reembolso. Questionei novamente, me enviaram o comprovante do reembolso, e eu entrei em contato com o Nubank. E só então fui informado que de fato o reembolso aconteceu (6 dias depois da solicitação original). O problema é que ele só é apresentado no resumo da fatura, e não no histórico que é onde acho que a maioria das pessoas visualizam. Como não houve nenhuma notificação nem nada, achei que não havia sido reembolsado.

Por isso vim aqui tentar sugerir isso pela comunidade. São modificações simples, ampliando funções que já existem. Compras e cancelamentos já são notificadas, mas reembolsos não.

2 curtidas

Eu recebo notificação de estorno, principalmente do Uber quando cancelo a viagem.

Mas de fato se passar muito tempo fica difícil perceber, seria interessante um filtro só de estornos no app.

3 curtidas

Quando há um cancelamento (estorno total) aparece, o problema é quando o estorno é parcial, ou seja, somente parte do valor é devolvido.

1 curtida

Talvez poderiam adicionar uma data (de quando a compra foi feita) na notificação mesmo, caso o estorno levasse mais de 24 horas para ser feito.

1 curtida