Se entendi corretamente, é justamente esse o propósito de controlar o saldo de ajuste de forma separada. Mesmo que a pessoa não tenha mais nucoins disponíveis para o estorno, o recebimento de nucoins bônus ficaria suspenso até que o saldo de ajustes seja zerado.
Quando você faz a transação na uber, ele dá um aviso de compra aceita e ao cancelar a viajem, ele avisa o cancelamento. O processo é todo dentro de um ambiente conectado no sistema tradicional de cartões (junto da bandeira), ou seja, a uber tem acesso a sua compra por alguns minutos, após o motorista confirmar até ele ou o passageiro cancelar.
Na blockchain, o sistema é complexo. Quando você faz uma compra no cartão. Precisa cancelar a transação do cartão que está em outra rede. E depois no programa de Nucoin, a transação pra ser cancelada precisa ser entre o processamento de nucoin e o cancelamento da compra no cartão.
Se acontecer da compra ser cancelada mais tardiamente, o mecanismo até onde entendo será manual. Pois, depois de processar os NCN, significa que elas já foram enviadas para a sua carteira. E pra tirar da sua carteira precisa ter acesso a ela. No caso, o Nubank tem acesso a todas as carteiras e de lá precisa enviar todas as transações pra carteira do nubank.
E como ir no caixa eletrônico, abrir a máquina e resgatar o dinheiro que pertence aquele banco. Tudo manual.
Mas, se tudo der certo, provavelmente o processamento de Nucoin poderá ser mais lento, demorando alguns minutos, justamente pra não passar o prazo de estorno ou cancelamento do estabelecimento.
Embora o Nubank tenha a custódia das carteiras/chaves, a gente não mexe nos Nucoins das carteiras uma vez que são enviados. Ou seja, se um coinback foi enviado para a sua carteira, independente se a compra foi cancelada ou não, a gente não vai remove-lo de lá.
O saldo de ajustes é contabilizado antes do coinback ser enviado para a blockchain, faz parte do calculo do valor do coinback.
As operações na blockchain são imutáveis, o que significa que uma vez que são executadas elas nunca serão alteradas.
Uma vez que os Nucoins são enviados para a carteira de clientes, a gente não mexe neles em hipótese alguma. Por isso o saldo de ajustes é usado para contabilizar os próximos coinbacks.