Não gostei de minha publicação ter sido redirecionada para cá. Pois dei uma sugestão para o nubank implementar uma nova funcionalidade/produto. Então deveria estar na categoria de sugestões.
Imposto de renda é somente sobre a renda, não houve aumento de tributação nesse caso, estão apenas aprimorando uma fiscalização que se iniciou há quase duas décadas, quem atua dentro da lei e tem organização de suas movimentações não terá problemas, quem sonega e tenta burlar poderá ter.
Vc acha que todos que movimentam acima de 5 mil ganham isso. Às vezes, não ganham nem a metade. Não me preocupo por mim, pois meu imposto é retido na fonte. Me preocupo pelos desinformados, pelos autônomos que tanto lutam para sobreviver no país dos impostos e dos preços elevadíssimos. Os ricos e milionários nem se preocupam com essa alteração. Enfim!
“Meu pai, recebe aluguéis por meu Pix( ele n tem) quem resolve sou eu.”
Acho que vc receber os alugueis na sua conta pode caracterizar renda.
O mais correto, pra que vc não caia na malha e venha a ter problemas, é abrir uma conta pro seu pai.
Caso ele não saiba usar a conta, vc mesmo usa e cuida da conta, mas deve ser no nome de seu pai.
Tentar justificar uma quantia mensal sendo depositada em sua conta sem informar no IR pode ser complicado.
Obviamente que o governo não vai cobrar por dinheiro movimentado, mas isso precisa ser informado para que reste dúvida ao Leão. Espero que tudo um dia passe pelo Drex, só assim pessoas honestas não se sentirão injustiçadas pelo fato de sonegadores se darem bem. A Lei deve valer para todos.
Meu deus Edson… vcs realmente acham que arrecadando mais o país melhora? A arrecadação no Brasil já é gigantesca e quem for taxado com certeza vai repassar para os seus produtos ou serviços prestados, vai encarecer ainda mais o custo de vida e empobrecer ainda mais a população.
Para que governo tenha a arrecadação suficiente para prover os serviços públicos necessários ao bem-estar social ele precisa cobrar X; se algumas pessoas desonestas encontrarem formas de sonegar impostos, o governo vai ter que cobrar mais das honestas para atingir aquele valor.
Quem paga sua energia em dia, também paga pela energia roubada nos subúrbios de todo o país; o mesmo acontece com a água; os fretes que pagamos em mercadorias enviadas pelos Correios inclui os prejuízos decorrentes dos roubos e furtos que os marginas fazem diariamente a carteiros, veículos e agências.
Todos esses serviços seriam bem mais em conta, caso todos agissem corretamente, fossem honestos e íntegros. A partir do momento que os governos conseguirem incluir todas as transações financeiras em um sistema com tecnologia blockchain confiável, todas as escapadelas dos sonegadores serão evitadas.
Se combate governo ruim com voto consciente, não podemos lançar mão de artifícios ilegais, contravencionais ou criminosos para atingir nossos interesses pessoais, por mais pareçam justos aos nossos olhos.
O que o Governo produz?
O brasileiro está cansado de pagar impostos, a carga tributária é gigantesca, se arrecadou mais de 3 trilhões para sustentar políticos e o “sistema”
É utopia pensar que o sistema vai melhorar arrecadando mais.
Se estivéssemos em um país melhor que o Brasil, eu até concordaria contigo. Acompanhe meu raciocínio…
É “legal” cobrar impostos? Sim.
É “moral” cobrar esta carga absurda da impostos penalizando principalmente os mais pobres sem ter contrapartida em serviços de qualidade de forma proporcional? Definitivamente não.
Agora pense nos seguintes fatores:
O real foi a moeda mais desvalorizada do mundo em 2024;
O nosso triste fator “cascata” de impostos penalizando os mais pobres;
Carga tributária elevadíssima em proporção ao PIB;
Formas equivocadas de arrecadação (renda, consumo e propriedade);
Ineficiência nas contas públicas. Déficit trilionario;
Falta de responsabilidade e transparência fiscal;
Insegurança jurídica como nunca visto antes no Brasil.
Não podemos exigir honestidade de um governo se atuamos como ele. A carga tributária será reduzida automaticamente quando todos estiverem pagando o que lhes compete em termos de impostos, tributos e taxas.
Não podemos sobrecarregar nossos concidadãos porque o governo não tem competência para gerir os recursos que arrecada. Visto que não é papel do governo gerar riqueza, simplesmente administrar as receitas coletadas dos contribuintes.
Eis o erro, a carga tributária já é excessiva e não existe praticamente retorno, aumentar a arrecadação não vai reduzir taxas e impostos, estamos falando de Brasil.
Independente do que o governo faça, sempre existirá pessoas que não vão pagar impostos, e quanto mais o governo fiscalizar, as pessoas que não vão pagar serão as que tem o maior poder financeiro, isso pq essas pessoas conseguem pagar profissionais para encontrar maneiras de isentar de impostos.
A maneira que o governo está fazendo, os mais sacrificados serão as pessoas mais pobres.
Imagine uma mãe de criança especial que recebe o BPC.
Essa mãe, não consegue sobreviver apenas com o valor do BPC, ela tem que fazer algum serviço extra pra completar sua renda.
Então, essa mãe vai costurar pra fora, vai fazer bolo, fazer salgados, fazer picolé, ou ser faxineira.
Esse dinheiro extra vai entrar na conta em forma de pagamento via PIX.
Quando o governo fiscalizar vai verificar que essa mãe já não se enquando no recebimento do BPC, então vai cortar o BPC da criança especial.
Você acha isso justo???
Essa economia vai melhorar a vida do povo em geral???
Enquanto isso vc vê políticos fazendo rachadinha, recebendo propina e nada acontece. Isso é justo?
E vc realmente acha que a coitada dessa mãe deve ser penalizada pelo bem comum ?
Anunciaram isenção de IRPF até 5.000 reais, porque vão monitorar faixa proxima a este valor?mais uma narrativa entre tantas narrativas, deste governo… desgovernado
Triste ver quanta desinformação tem rolado sobre esse assunto…
Acho inclusive uma boa oportunidade pra que o Nubank faça conteúdos informativos no blog e nas redes.