Novata da Compra internacional

Boa tarde pessoal. Fiz uma compra na Argentina dia 06/01 (primeira vez, não manjo desses paranauês rs) e no dia apareceu um valor de 374 reais. Hoje, 20/01, fui gerar a fatura para pagamento, apareceu o valor de 217 reais. Vai ter alguma cobrança posterior, tem a ver com cotação, alguém pode me dar uma luz, por favor!

4 curtidas

Bem vinda, @Alessandra_Bassi, à nossa Comunidade! Espero que aproveite bem esse espaço.

Até hoje eu só fiz uma compra internacional pequena no cartão do Nu e, da minha experiência, não houve alteração no valor mostrado na fatura. A minha suspeita é de que, como a compra foi feita na Argentina, possa ter relação com o Dólar Turismo para Estrangeiros. Talvez o valor mostrado no dia da compra tenha feito a conversão para o dólar “comum” e, depois, teria sido corrigida para a taxa de conversão especial da Argentina para estrangeiros. Reforço, é só uma suspeita.

Se quiser investigar melhor o que poderia ter acontecido no seu caso, aqui vai uma dica:

No seu app do Nubank, siga o seguinte fluxo:
Cartão de crédito → Resumo de faturas → clique na fatura onde está a sua compra → localize a compra e clique nela

Quando a compra é internacional, ainda vai aparecer um novo botão pra clicar com um valor em outra moeda (não sei se é sempre em dólar, ou se é a moeda original). Clicando ali você vai poder ver todos os detalhes da cotação adotada e o IOF. Veja se ajuda a esclarecer o seu caso.

Se isso não esclarecer, acho que vale o contato com o atendimento do Nubank contando sobre essa diferença e pedindo uma explicação.

Se conseguir entender o que aconteceu, volte aqui pra nos contar que vai ajudar outras pessoas que possam ter dúvida similar. :wink:


Formas de contato com o atendimento do Nubank:

18 curtidas

Ola @Alessandra_Bassi, seja muit bem vinda!!!

Então, sempre fiz compra internacional no cartão e o valor aparece na hora já convertido, nunca houve essa diferença ao efetuar o pagt da fatura.

De antemão sugiro dar uma olhadinha no blog:

Mas caso hajam duvidas, sugiro entrar em contato com o Nubank.

13 curtidas

Boa tarde Fernando! Vc está certo! Entre a postagem e sua reposta, falei com o atendimento e disseram q o valor está correto. Futricando no app, verifiquei que 3 dias após a compra, houve um “estorno” parcial do valor pelo próprio estabelecimento onde utilizei o cartão. Pesquisei e verifiquei sobre a conversão especial que você disse. Pena que eu não sabia antes, teria gastado mais! kkkkk Obrigada!

19 curtidas

Obrigado pelo retorno, @Alessandra_Bassi !! :purple_heart:

:money_mouth_face: :rofl:

11 curtidas

:rofl::rofl::rofl: ne?! rsrsrs

7 curtidas

O cartão do nu desde o comeci sempre utilizou a cotação do dolar no dia da compra + taxas/impostos. Os outros cartões que tive de outros bancos sempre consideraram a cotação do dolar no dia do fechamento da fatura (oq poderia dar uns prejuizos às vezes, mas admito q não sei dizer se continua assim)

E é convertido a moeda utilizada pra dolar e depois dolar pra real (oq pode dar uma diferença se vc for olhar conversão em sites), mas sempre é o do dia da compra mesmo

14 curtidas

Nossa que legal esse diferencial. Não sabia.

Né não :money_mouth_face:

5 curtidas

Era assim antigamente com outros cartões de crédito, porém o Banco Central resolveu padronizar isso, agora todos devem seguir a mesma medida que o Nubank já fazia.

https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/313/noticia

7 curtidas