Novidade NuCripto: É possível trocar uma cripto por outra!

Oi, comunidade! Cadê a galera das criptos? Hoje a novidade é para vocês! :eyes:

A partir de agora, você pode trocar Dólares Digitais (USDC) no Nubank por outras criptomoedas, e vice-versa. Essa nova funcionalidade chega para deixar a plataforma NuCripto ainda mais completa e avançada. Com essa opção, você consegue economizar muito em taxas, além de ganhar praticidade.

A solução está sendo disponibilizada aos poucos para os nossos clientes. Se ela ainda não aparece para você, não se preocupe: mantenha seu aplicativo atualizado.

:face_with_monocle: Quais criptoativos podem ser convertidos em USDC?

Nesse primeiro momento, é possível trocar bitcoin (BTC), ethereum (ETH), solana (SOL) e uniswap (UNI) por dólar digital (USDC); e vice-versa. Em breve, mais opções de troca estarão disponíveis.

:white_check_mark: Vantagens

:money_with_wings: Garantir melhores taxas

A troca oferece taxas muito menores que aquelas cobradas na compra e venda de criptomoedas, ajudando a reduzir custos em um mercado volátil.

:chart_with_upwards_trend: Ter ganhos sem reduzir sua carteira

Se o seu criptoativo está em alta e você quer garantir o lucro sem reduzir sua carteira de cripto, você pode trocá-lo por dólar digital (USDC). O mesmo vale se a moeda estiver em queda e você quiser estancar a perda. Assim, você paga uma taxa muito menor do que na venda e mantém o valor da sua carteira.

:shield: Proteger patrimônio

Em tempos de alta volatilidade e incerteza no mercado, trocar uma moeda instável por outra estável, como é o caso do dólar digital (USDC), ajuda a proteger sua carteira e continua proporcionando rendimentos com a stablecoin.

:nerd_face: Por que trocar um criptoativo por USDC?

Escolhemos começar pelo USDC porque se trata de uma stablecoin. Diferentemente de outras moedas digitais, cujo valor pode oscilar bastante, uma stablecoin é projetada para manter seu valor o mais próximo possível do ativo usado como referência - nesse caso, o dólar comercial americano. Em outras palavras, o preço dela não oscila muito ao longo do tempo.

:arrows_counterclockwise: Como trocar?

1. Na tela inicial do aplicativo, clique na aba “Planejamento” (identificada pelo símbolo $);
  2. Toque em “Total em criptos” para acessar a sua carteira cripto;
  3. Escolha a criptomoeda que você quer trocar;
  4. Na tela da moeda escolhida, clique em “Trocar”;
  5. Na tela seguinte, é possível simular quanto você vai receber em USDC de acordo com o valor inserido. Defina o valor e toque em “Revisar”;
  6. Revise todas as informações da conversão e confirme.

:stopwatch: Quanto tempo demora para a troca ser efetivada?

A troca de criptoativos é efetivada de forma imediata.

E aí, quem gostou da novidade?

• :+1:
  • :-1:
0 votante
39 curtidas

Muito boa a novidade! :purple_heart: :sparkles:

24 curtidas

Ontem eu tava vendo quanto meus bitcoins convertidos das NuCoins e rendeu R$55,00! :money_mouth_face:

Mas lembrando que nem sempre é assim e tem que ter cautela.

23 curtidas

Veio aí mais uma novidade na área! :purple_heart:

21 curtidas

Para questões legais, a troca seria considerada uma venda seguida de compra?

E pra quem já tem essa função de troca funcionando, vai passando o feedback aqui pra gente, por favor!

Por enquanto nada aqui pra mim. :confused:

13 curtidas

No aspecto tributário, sim. Ainda que a conversão ocorra de forma direta, sem a conversão em real ou outra moeda fiduciária, deve ser considerada a alienação da moeda original no valor de mercado e apurado ganho de capital, se for aplicável.

Para referência, há este entendimento emitido pela Receita abaixo :point_down:
SC Disit/SRRF06 nº 6008/2022

A fundamentação mais detalhada está no documento anexado no final daquela página, mas também coloco o link direto aqui :point_down:
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/anexoOutros.action?idArquivoBinario=66439

Destaco o trecho mais relevante para o questionamento feito:

A grande vantagem, portanto, desta troca direta está mesmo:

• na praticidade de fazer uma única transação; E
  • nas taxas cobradas que são mais vantajosas que a venda seguida de compra

:wink:

26 curtidas

Mais uma novidade :purple_heart::partying_face:

18 curtidas

Pra não perder o costume né Nubank. Até o WhatsApp que tem 147 milhões de usuários liberam as novas funcionalidades mais rápido que o Nubank que leva de 6 meses a 1 ano quase, isso depois de prontas viu kkk. Mas ok, alguém ja tinha vazados uma imagem com este botão de conversão a alguns meses aqui na comunidade se me lembro bem.
Mas é uma boa pra quem gostaria de fazer isso. Eu não faço questão não

Faltou explicar sobre as questões tributárias de fazer isso. Se temos que considerar uma venda e assim pagar imposto sobre lucro caso tenha. Como fica na hora de declarar IR?

5 curtidas

Excelente novidade @Helo_M ; muito obrigado por compartilhar conosco as informações. Ainda não está disponível a ferramenta de troca na minha carteira, mas, assim que estiver, testo e dou um retorno por aqui!

21 curtidas

Excelente @Helo_M

18 curtidas

Uma boa novidade, apesar de não me aventurar no mundo da Criptomoeda.

15 curtidas

Quando vai estar disponível pra todos?
Aqui nenhuma novidade ainda.

14 curtidas

Opa eu amei esta novidade, parabéns :clap::clap::clap::clap:

20 curtidas

Muito bom!!!

15 curtidas

Excelente!
É o NU disponibilizando a negociação entre pares de criptomoedas.

17 curtidas

Estava acostumado a só fazer o ‘nucoin->bitcoin básico’, agora com essa nova função vou dar mais um passo rumo à aposentadoria! Quando o Nubank vai lançar a opção de converter minha ansiedade em criptomoeda? Se acontecer, ficarei milionário!

18 curtidas

Ótima novidade chegou. Mais atualizações em breve, com certeza! :purple_heart:

15 curtidas

Mais uma novidade chegando :clap: :clap:

14 curtidas

Muito boa a novidade.

15 curtidas

A tecnologia vem, mas nunca chega uma opção de converter cripto em pagar fatura!!! :heart_eyes:

9 curtidas