Novo golpe - Ligação falsa - Site falso - APP BIZ DAEMON

Ligaram para mim se identificando como do Nubank, do departamento de fraude dizendo que tinham barrado uma tentativa de compra no meu cartão (tinham dados meus, nome, final do cpf, cartão). Falaram que tinha de ser feita uma varredura no meu celular e desconectar um Iphone que tinha se conectado nele.
Falaram pra entrar no site: “NUBANK .ADERIR .ORG” e baixar um aplicativo que seria para tal “varredura”. Constatei pesquisando que o aplicativo chamava BIZ DAEMON e que eu iria conceder acesso remoto ao meu celular e aí sim iriam realizar transações com meu aplicativo.

CUIDADO, A PESSOA FOI MUITO CONVINCENTE, NÃO CAÍ POR POUCO.

17 curtidas

Na dúvida, vai conversando com o chat do Nubank direto no app enquanto o cara tá ali tentando te enrolar via ligação hehehe

6 curtidas

Boa tarde, Andrea.

Obrigado por trazer essa informação para a comunidade, vai ajudar outras pessoas a também não caírem no golpe. Inclusive, denuncia também para o Nubank através do canal especializado para cuidar de casos que usam a marca do Nubank.

E-mail: pagina.falsa@nubank.com.br

13 curtidas

Boas-vindas a nossa NuCommunity @Andrea_Yamamura

Valeu pelo aviso, mas acho muito perigoso deixar o link da página do golpe, algum usuário desavisado pode clicar em baixar “sem querer” :man_shrugging:t3:

Dá uma quebrada no link, pra evitar o acesso! :white_check_mark:

:metal::metal::metal::metal:

13 curtidas

Eu desliguei a ligação e imediatamente liguei para o canal 0800 do Nubank. O registro da ocorrência foi feito pelo atendente, mas vou enviar a denúncia para esse canal que você passou também, obrigada.

9 curtidas

Boa! Agora o Nubank está ciente para resolver o golpe se passando pela marca e impedir que mais pessoas infelizmente caíam, cada dia mais os golpes estão ficando mais ardilosos. Obrigado por ter avisado a nós também.

9 curtidas

Exatamente, essa é uma versão do aplicativo “AirDroid Business Daemon” modificada, para que eles acessem remotamente e façam o golpe.

Aqui fala mais sobre esse tipo de golpe:

O site dos fraudadores está com proteção do CloudFlare, dificultou de que empresa de hospedagem está, porém reportei a eles também, e acredito que o Nubank tomará providencias mais efetivas para derrubar o site.

13 curtidas

Minha mulher acabou de receber essa ligacao… ainda bem que o cel dela nao deixou instalar o apk. Mas um detalhe muito importante… O telefone que ligaram É DA NUBANK!!! Do Nuinvest. A pessoa tinha i numero do cartão e etc dela… Um absurdo!!

1 curtida

Pois é Eduardo, não tinha mencionado no post, mas o número que me ligou quando pesquisado no google, aparece como da Nubank mesmo, mas com outro endereço tudo bem “shady” mesmo. Mandei esse print junto com a denúncia também.

2 curtidas

Olá @Andrea_Yamamura !

Infelizmente, através de dispositivos é muito fácil mascarar o número da chamada, e assim colocar qualquer telefone, empresas de telemarketing fazem muito isso com números do mesmo DDD do estado do destinatário, para incentiva-lo a atender ou passar por bloqueadores automáticos.

Assim como nas fraudes de cartão de crédito, que os golpistas colocam “iFood”, “Sky” para passar despercebido na fatura.

Nem sempre dá pra confiar que o número que está ligando é de fato a origem.

O importante é sempre manter contato diretamente com o canal do Banco.

7 curtidas

Acabaram de tentar me dar um golpe. Pedindo para entrar em nubank.proteger.tech e baixar um app de origem desconhecida. Que supostamente seria o Módulo de segurança Nubank.

Se liguem!

4 curtidas

Seja bem-vindo, @Roberto_Muniz. :wink:

Pelo visto é o mesmo layout do site no tópico, apenas alteraram o endereço do site. Muito obrigado por compartilhar para ficarmos atentos e parabéns por estar vacinado desse tipo de golpe.

3 curtidas

Pessoal quando se depararem com um site de phishing ou que contenha software mal intencionado, abram o site no microsoft edge, clique nos “…” Que ficam no canto superior direito, depois em “Ajuda e comentários” e por fim “Relatar site não seguro”.
Selecione “Acho que este site é de phishing” e “Acho que este site contém software mal-intencionado”.
Preencha o captcha e clique em enviar.

5 curtidas

Olha que dica importantíssima! Já estava considerando migrar para o Edge faz um tempo e isso é um ótimo incentivo. Inclusive, fui ver se o Google tem algo parecido (já que em algum momento vamos usar) e também tem página para denunciar phishing.

4 curtidas

Muito bem lembrado @ranielreis, quando relatamos esses sites e os responsáveis verificam que de fato trata-se de um site malicioso, os navegadores passam a bloquear-los, ajudando muitas pessoas.

3 curtidas