Nu Reserva Imediata ou Caixinha?

Hoje é bastante divulgado para se investir na caixinhas do Nubank. Mas o que seria mais vantajoso, uma caixinha rendendo 100% do CDI ou investir no fundo do Nubank, Nu Reserva Imediata, que possui um rendimento maior que os 100% do CDI e também possibilita o resgate em até 1 dia útil?

7 curtidas

Boa tarde,

Você respondeu a sua própria pergunta haha.
Recomendo analisar o ativo com base no seu objetivo. Tipo, se a sua escolha é para reserva de emergência ou alguma outra meta!!

7 curtidas

Perguntei mesmo porque o Nubank possui a opção do fundo, mas ao invés de divulgar o fundo, divulgam bastante a respeito da caixinha. Não sei se é marketing ou se tem alguma vantagem por trás disso para o cliente.

3 curtidas

Nada existe “para o cliente”, sempre que uma instituição finnceira fizer algo o lucro próprio será o objetivo maior, sendo que a parte do cliente é secundária. Ao matar a Nuinvest e enfiar os dividendos dentro da conta pessoal da Nubank o objetivo era justamente esse, que o trabalhador deixasse de reinvestir os dividendos na Bolsa, que não gera lucro ao Nubank, mas pegasse esse valores e deixasse nas caixinhas, o que aumenta o work flow de capital dentro do Nubank. Bom para a instituição, ruim parao investidor.

4 curtidas

Reserva de emergência sempre atrelado ao CDI.
E a reserva imediata atrelada ao cdi somente para reserva de emergência. Não coloque o restante do dinheiro lá, invista o restante em outro algo.

1 curtida

Só colocaria lá o restante que tenho a vencer do pré caixinha. O restante do investimento tá diversificado no Inter.

1 curtida

Penso nas caixinhas para gestão financeira, exemplos:

  • Pagar a fatura do cartão
  • Poupar para uma viagem (pode ate prender o valor por mais tempo e rentabilizar acima de 100% do CDI nesse caso)
  • Reserva de Emergência, questões de saúde etc.

Já os fundos de investimento seja da Nubank ou qualquer um eu vejo como um investimento, que apesar dos custos, tem a vantagem de você só pagar imposto no resgate. Nesse caso eu utilizaria para outros objetivos, o melhor que posso pensar aqui seria de poupar para a aposentadoria, principalmente se o seu perfil é mais conservador.

Espero ter ajudado :grin:

2 curtidas

As caixinhas devem ser tratadas como forma de poupar para algum objetivo como viagens ou bens, construindo o hábito de juntar o capital necessário antes do gasto, algo que o brasileiro tem que aprender a fazer, Nubank ajuda nisso com pouca complexidade. Os investimentos podem render mais, podem ter mais oscilações e são destinados a quem estudar um pouco mais e pensar para longo prazo. Você está certa em buscar maior rentabilidade para risco igual ou similar se entende os perfis e riscos. Boa sorte com os investimentos!

4 curtidas

Gostei muito da sua colocação, @AndreWilliamS :+1:

1 curtida

Tem que tomar cuidado ao dizer isso. O fundo não possui um rendimento maior que o CDI. O fundo busca um rendimento maior que o CDI. Espera-se que o objetivo seja atingido no longo prazo, mas pode não ser atingido se analisados períodos específicos.

Diferentemente dos RDBs, que têm uma regra clara e remuneração previsível, o fundo está sujeito a variações do mercado. Apesar de possibilitar o resgate em até 1 dia útil, não é muito adequado como “colchão” para imprevistos, pois o imprevisto pode vir justamente no momento da oscilação.

Assim, é como foi dito de início pelo @Lucas.R: :point_down:


Já sobre este outro ponto…

Acho que foi um aprendizado de Janeiro/2023, quando justamente o fundo passou por uma oscilação atípica.

10 curtidas

Isso depende dos seus objetivos, convém analisar cada classe de investimento separadamente:

O fundo Nu Reserva Imediata vale a pena para mim? - Nubank

Caixinhas do Nubank: saiba tudo sobre essa ferramenta