Por que as funcionalidades do app Nubank seguem o padrão “wizard”?
(passo-a-passo, para os íntimos).
Isto me causa uma certa apreensão.
Explico:
Exemplo 1: na transferência para novo contato, a primeira tela (step) colhe e valida o CPF. Só. Depois vem outra tela, e outra… não saber se é a última tela causa uma insegurança.
Exemplo 2: o novo menu Pix de pré-cadastro colhe as preferências para uso de chave. Você vai escolhendo, escolhendo e… pam! Um pedido de chave Pix foi feito sem você perceber que era a última etapa.
Penso que uma tela única para cada funcionalidade, ainda que cause “rolagem” (scroll), seja mais confiável para o usuário. Está tudo ali e a confirmação (submit) explicita-se como a última ação, sabidamente sem volta.
Quem concorda?
Quem discorda?
Quem tanto-faz-como-tanto-fez?
Não entendi o termo Wizard, mas acho que essa insegurança que você levantou é falta de familiaridade com o app. Depois de poucos dias de uso acho que isso fica muito orgânico e automático. Eu particularmente gosto dessa agilidade e simplicidade.
Prefiro o preenchimento passo a passo.
Maior na tela, mais claro e direto.
Não fico muito apreensivo pq sei que no fim tem um resumo antes de confirmar.
Não entendi essa parte… Insegurança de q? Antes de confirmar a transferência aparece uma tela pra conferir todos os dados preenchidos e só depois colocar a senha e aí sim finalizar a transação. E mesmo quando já se tem o contato cadastrado tbm aparece essa tela antes de digitar a senha
Muito interessante essa discussão sobre design de software. Acho que o futuro será dos “wizards”, e creio que grande parte dos usuários, principalmente os leigos, prefiram esse formato. É como em uma conversa: o vendedor me pergunta uma coisa, eu respondo, ele pergunta outra, etc. Uma tela cheia de campos para preencher não é amigável. E também não adianta deixar uma opção para usuários “experientes” que preferem tudo de uma vez: além de desnecessário, polui.
Operações sensíveis como transferência etc. pedem confirmação no final, com senha, e apresenta um resumo de tudo o que eu digitei, então acho que tudo bem, me sinto seguro. Essa tela de cadastro do PIX ficou mal feita, mesmo (me parece).
Acho esse padrão Nu muito fluido e não há Insegurança nenhuma pra mim, pois eu sempre verifico as informações antes de ir para o próximo passo e antes finalizar a transação eu sempre leio e confirmo todos dados digitados inseridos anteriormente antes de finalizar a transação com a minha senha.
Exato @Mr.Xis. Como há uma página para inserir a senha, pressupõe-se que aquela será a última tela antes de concluída a transação, então essa insegurança nunca me ocorreu.
Eu acredito que o maior problema não seja o “passo-a-passo”, mas sim a falta de um indicativo mostrando quantas perguntas faltam para serem respondidas.
O ideal, na minha opinião, seria ter um “Passo 1/4” na primeira tela, “Passo 2/4” na segunda e assim sucessivamente… Quando o usuário estiver no último passo, isso ficará claro para ele.
O bom e velho “next, next, finish”! Pronto, Baidu instalado com sucesso!
Cara, coincidentemente eu acabei de realizar o cadastro das chaves do Pix aqui. Eu optei por cadastrar uma só e caí nesse wizard. Apesar de sem bem fácil e intuitivo, eu também gostaria que houvesse uma tela de confirmação no final, com o resumo do que eu cadastrei, para aí sim confirmar.
Eu pensei nisso na hora e achei que não tinha nada a ver e esqueci. Aí abri a Comunidade e vi seu tópico! Pelo visto eu não fui o único a pensar dessa forma!
Resumindo: o fluxo tá bom, só merecia uma tela de confirmação no final na minha opinião.