Nu Wizard: fico apreensivo

Por que as funcionalidades do app Nubank seguem o padrão “wizard”?
(passo-a-passo, para os íntimos).

Isto me causa uma certa apreensão.

Explico:

Exemplo 1: na transferência para novo contato, a primeira tela (step) colhe e valida o CPF. Só. Depois vem outra tela, e outra… não saber se é a última tela causa uma insegurança.

Exemplo 2: o novo menu Pix de pré-cadastro colhe as preferências para uso de chave. Você vai escolhendo, escolhendo e… pam! Um pedido de chave Pix foi feito sem você perceber que era a última etapa. :upside_down_face:

:thought_balloon: Penso que uma tela única para cada funcionalidade, ainda que cause “rolagem” (scroll), seja mais confiável para o usuário. Está tudo ali e a confirmação (submit) explicita-se como a última ação, sabidamente sem volta.

Quem concorda?
Quem discorda?
Quem tanto-faz-como-tanto-fez?

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Não entendi o termo Wizard, mas acho que essa insegurança que você levantou é falta de familiaridade com o app. Depois de poucos dias de uso acho que isso fica muito orgânico e automático. Eu particularmente gosto dessa agilidade e simplicidade.

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Obrigado pela resposta, Vittoria_Cunha.

Wizard é o termo técnico para passo-a-passo, uma tela após outra. Popularmente conhecido como “next, next” para usuários do Windows :grin:

Familiaridade não resolve porque a tela pode ter mudado e você será pega de surpresa. Além do que precisaria “errar” uma vez pra aprender.

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Prefiro o preenchimento passo a passo.
Maior na tela, mais claro e direto.
Não fico muito apreensivo pq sei que no fim tem um resumo antes de confirmar.:smile:

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Obrigado pela resposta, Mario_Hamses.

No exemplo 2 que eu citei não tinha resumo :expressionless:

E ainda que tenha, quem garante que é a última etapa?

Não entendi essa parte… Insegurança de q? Antes de confirmar a transferência aparece uma tela pra conferir todos os dados preenchidos e só depois colocar a senha e aí sim finalizar a transação. E mesmo quando já se tem o contato cadastrado tbm aparece essa tela antes de digitar a senha

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Muito interessante essa discussão sobre design de software. Acho que o futuro será dos “wizards”, e creio que grande parte dos usuários, principalmente os leigos, prefiram esse formato. É como em uma conversa: o vendedor me pergunta uma coisa, eu respondo, ele pergunta outra, etc. Uma tela cheia de campos para preencher não é amigável. E também não adianta deixar uma opção para usuários “experientes” que preferem tudo de uma vez: além de desnecessário, polui.
Operações sensíveis como transferência etc. pedem confirmação no final, com senha, e apresenta um resumo de tudo o que eu digitei, então acho que tudo bem, me sinto seguro. Essa tela de cadastro do PIX ficou mal feita, mesmo (me parece).

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Acho esse padrão Nu muito fluido e não há Insegurança nenhuma pra mim, pois eu sempre verifico as informações antes de ir para o próximo passo e antes finalizar a transação eu sempre leio e confirmo todos dados digitados inseridos anteriormente antes de finalizar a transação com a minha senha.

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Exato @Mr.Xis. Como há uma página para inserir a senha, pressupõe-se que aquela será a última tela antes de concluída a transação, então essa insegurança nunca me ocorreu.

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Eu acredito que o maior problema não seja o “passo-a-passo”, mas sim a falta de um indicativo mostrando quantas perguntas faltam para serem respondidas.

O ideal, na minha opinião, seria ter um “Passo 1/4” na primeira tela, “Passo 2/4” na segunda e assim sucessivamente… Quando o usuário estiver no último passo, isso ficará claro para ele.

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Exatamente isso!

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Gostei da ideia…

1/4
2/4
3/4
4/4

Fim! :smiling_face_with_three_hearts:

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O bom e velho “next, next, finish”! Pronto, Baidu instalado com sucesso! :rofl:

Cara, coincidentemente eu acabei de realizar o cadastro das chaves do Pix aqui. Eu optei por cadastrar uma só e caí nesse wizard. Apesar de sem bem fácil e intuitivo, eu também gostaria que houvesse uma tela de confirmação no final, com o resumo do que eu cadastrei, para aí sim confirmar.

Eu pensei nisso na hora e achei que não tinha nada a ver e esqueci. Aí abri a Comunidade e vi seu tópico! Pelo visto eu não fui o único a pensar dessa forma! :sweat_smile:

Resumindo: o fluxo tá bom, só merecia uma tela de confirmação no final na minha opinião.

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Legal @endydealmeida!! A confirmação já ajudaria mesmo.

Só tome cuidado com Baidu! :joy:

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:joy::rofl:Rí alto lendo isso…

*Mas o alerta é real… Kkkkk

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