Essa semana um jogo golpe foi descoberto pela equipe de segurança digital do kaspersky e deixou muita gente apreensiva por atingir diretamente os pontos de venda.
Usando um malware criminoso que apresenta um falso aviso de erro e pedindo para inserir o cartão na maquininha para que a conta seja finalizada.
Os criminoso estão usando o malware Prilex por conta da aproximação do carnaval onde há um aumento no comércio de rua, uma ótima oportunidade para os criminosos.
Enquanto a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) afirma não ter registrado casos do golpe entre as empresas filiadas, a Kaspersky aponta que pelo menos três variantes do Prilex estão circulando.
Os criminosos se passam por funcionários de manutenção das empresas da maquininha e ou ajuda interna de funcionários dos internos para facilitar a implantação do Malwere que não é de fácil detectar.
O malware fica adormecido no aparelho até a detecção dos parâmetros específico como bandeira, limites alto e categoria do cartão para agir.
Infelizmente não há como se prevenir desse novo golpe, como já foi dito o malware Prilex não dá sinais que a maquininha está comprometida.
Por isso é muito importante ficar atento a notificados de uso e compra desconhecida, evitando um prejuízo maior e entrando em contato rapidamente com a administradora do cartão.