NuAlerta - Novo golpe

Essa semana um jogo golpe foi descoberto pela equipe de segurança digital do kaspersky e deixou muita gente apreensiva por atingir diretamente os pontos de venda.
Usando um malware criminoso que apresenta um falso aviso de erro e pedindo para inserir o cartão na maquininha para que a conta seja finalizada.
Os criminoso estão usando o malware Prilex por conta da aproximação do carnaval onde há um aumento no comércio de rua, uma ótima oportunidade para os criminosos.

Enquanto a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) afirma não ter registrado casos do golpe entre as empresas filiadas, a Kaspersky aponta que pelo menos três variantes do Prilex estão circulando.

Os criminosos se passam por funcionários de manutenção das empresas da maquininha e ou ajuda interna de funcionários dos internos para facilitar a implantação do Malwere que não é de fácil detectar.
O malware fica adormecido no aparelho até a detecção dos parâmetros específico como bandeira, limites alto e categoria do cartão para agir.
Infelizmente não há como se prevenir desse novo golpe, como já foi dito o malware Prilex não dá sinais que a maquininha está comprometida.
Por isso é muito importante ficar atento a notificados de uso e compra desconhecida, evitando um prejuízo maior e entrando em contato rapidamente com a administradora do cartão.

images

14 curtidas

Obrigado por compartilhar conosco, @BigDan.

Esse golpe está dando o que falar e pra piorar ainda veio na época do carnaval, onde tem uma grande movimentação de pessoas, mas felizmente estou vendo que está tendo uma divulgação bem interessante dos veículos de imprensas falando a respeito, vai ajudar a minimizar os danos.

O Nubank também publicou um artigo detalhado sobre esse golpe, é importante ficarmos em alerta e acompanhar as notícias diariamente para ficar por dentro do que está acontecendo no mundo, quanto mais informados ficarmos, melhor para nós e todas as pessoas em nossa volta.

15 curtidas