Nubank Cancela Contas e Bloqueia Com Saldos 15-12-2023

Amigos e familiares que indiquei o Nubank vieram me questionar, um chegou a dizer que teve um amigo com o problema de dinheiro “preso”, e algumas redes sociais falando do assunto também.

Dei uma passada pelos tópicos da comunidade e me deparei com essa belíssima resposta da RaquelIF (nov '19), e reparem que desde sempre isso ocorre e a frequência só aumenta porquê o número de clientes também aumenta, né!

Entro na busca do google quando de repente páh, um Card sobre o assunto, quer saber o que o Nubank responde para uma fonte externa? A matéria está na integra no resumo:

Resumo

Os últimos dias ficaram marcados por inúmeras reclamações de clientes Nubank…
Através das redes sociais, usuários do banco digital reclamaram que a instituição financeira bloqueou contas e vai manter os valores depositados indisponível aos correntistas . Entenda o que aconteceu.

Um dos usuários contou que é cliente do banco desde 2017. No caso dele, o comunicado indicava que a conta seria cancelada. O que causou receio imediato, tendo em vista os valores guardados no aplicativo. A mensagem também informava que seu dinheiro seria bloqueado por dez dias.

Em uma segunda reclamação, um cliente diz que o Nubank também decidiu pelo cancelamento de sua conta. Nesse cenário, o motivo alegado pela instituição foi “por medida de segurança”. O saldo também esteve bloqueado. Sendo a única conta disponível, o cliente alertou para o prejuízo.

O que diz o Nubank?

Por entender que foram reclamações pontuais, o Nubank informou que “não comenta casos específicos”. No entanto, o banco revelou que os dois casos já foram tratados diretamente com os clientes.

A instituição financeira acrescentou que compartilha informações sobre regras e situações de cancelamento em materiais públicos em seu blog, além do contrato da conta. A instituição financeira destacou ainda que “todo o processo está em conformidade com a regulação do Banco Central.

Veja, abaixo, lista de 10 motivos preparada pelo Nubank para justificar bloqueios:

  1. Não pagar a fatura na data do vencimento;
  2. Não utilizar o cartão por 12 meses consecutivos;
  3. Ficar negativado no SPC, Serasa ou SCPC;
  4. Atividades suspeitas;
  5. Uso não autorizado da propriedade intelectual;
  6. Venda de indicações para aquisição do banco;
  7. Utilizar palavras ou materiais ofensivos;
  8. Falecimento ou Interdição judicial;
  9. Insolvência do titular do Cartão;
  10. Cancelamento do cartão por motivo sigiloso.

Fonte: fdr Portal terra

Na dúvida, leia os contratos para evitar esses bloqueios!

Contrato Nubank e Contrato da Conta Nubank não tem como errar, está tudo aqui!!!

Assuntos de cancelamentos e bloqueios: meajuda@nubank.com.br deram um prazo e não responderam? R. ouvidoria@nubank.com.br

Outros Canais Oficiais para demais dúvidas.

Espero que ajude a acalmar os nervos do pessoal da comunidade por enquanto.

15 curtidas

Belo tópico e muito bem elaborado @FernandoMV :handshake:

Bora tentar destrinchar esses 10 motivos:

1,2,3,5,6,7,8 e 9 , estão ok, são autoexplicativos .

4 e 10 dão abertura para diversos entendimentos.
É como o famoso " etc… " que é usado ,por algumas pessoas, qdo não tem mais nada a falar, mas querem dar a entender que teríam mais alguma informação.

4 > Atividades suspeitas;
Pode ser qualquer coisa na interpretação do Nubank .
Por exemplo:
Uma “compra reportada” pode ser
"Atividades suspeitas"?

10 > Cancelamento do cartão por motivo sigiloso

Aqui serve qualquer motivo , já que é sigilo, nunca saberemos o motivo!

Nem sempre quem tem a conta/cartão de crédito cancelados, fez algo errado.

O único pensamento/atitude/posicionamento que podemos ter aqui na NuCommunity é ter Empatia por quem está trazendo o problema,ou desabafo, qdo já tentou todos os canais de atendimento e só tem como resposta:
Aguarde um “x” tempo

Críticas ou algo nesse sentido com o usuário que estiver nessa situação, se vc tiver 100% de certeza que ele errou (com conhecimento ou desconhecimento das regras).
Vamos sempre dar o “Benefício da Dúvida”.

Essa é minha opinião! :white_check_mark:

18 curtidas

Ajudou sim excelente tópico muito bem explicativo.

9 curtidas

Nossa, são tantos motivos que podem levar a um cancelamento/bloqueio. Às vezes, nem há motivo! Mas, o que acho muito curioso é que existem muitos relatos na internet de uma galera reclamando bastante do Nubank acerca desses bloqueios, mas a maioria dos relatos parecem seres criados pelos próprios fraudadores; e as estórias são até convincentes. Entretanto, devemos reconhecer que há casos legítimos em que não há motivos para esses cancelamentos, o que podem ser corrigidos por algum atendente disposto a tal (se tiver sorte). Mas quem irá determinar se um bloqueio é válido ou não? Acho que essa resposta ninguém jamais terá e, talvez, seja esse o motivo que faz tanta gente ficar receiosa. Se por um lado o Nubank revelar todos os mecanismos de segurança, alguém mal intencionado por usar esse conhecimento para burlar o sistema e fazer da conta do Nubank um rio de lavagem de dinheiro; se por outro lado, não diz nada, deixa algumas pessoas realmente revoltadas quando tem sua conta bloqueada por “nenhum” motivo. Sinceramente, acredito que seja um tema muito espinhoso em que todo mundo parece ter razão e ninguém ter razão ao mesmo tempo. De qualquer modo, há um vídeo interessante no qual a Cris Junqueira comenta sobre bloqueios e etc…

14 curtidas

Acabei de descobrir que o Cliente fazia um esquema, um “Cashback” com posto de gasolina e recebia os valores na conta do Nubank.

10 curtidas

Aqui em casa cada um tem outras contas bancárias além do Nubank que usamos como contas secundárias. A conta do Nubank só recebe transferências de outras contas de nossa titularidade ou de familiares próximos. A conta PJ que recebe pagamentos de clientes também é secundária, pois há o risco de alguém usando de má-fé contestar um pagamento ou usar o MED.

Meu celular antigo não tinha contactless. Troquei de celular e agora os cartões físicos só ficam em casa. Compras on-line só com cartões virtuais temporários.

100% protegido contra bloqueios? Sei que não. Mas aqui em casa estamos tomando esses cuidados aí.

Ótimo tópico @FernandoMV e ótimo comentário @Itamar! :clap::clap::clap:

8 curtidas