Nubank colocou bloqueio de printscreen no aplicativo todo!

Não consigo mais tirar print de nada. Se caso eu tiver algum problema, como poderei enviar printscreen para o atendimento e para a comunidade do nubank? Não tenho segundo celular.

Eu até sou a favor do bloqueio de printscreen em algumas partes como a página onde ficam os dados dos cartões virtuais por exemplo. Mas no aplicativo todo? Aí já é desnecessário.

51 curtidas

Olá, @caioluiz7500! Tudo bem?

Depois de ler seu relato, fiz um teste aqui no app e ainda estou conseguindo tirar “prints” de qualquer tela dentro do app. Mas, talvez o Nubank realmente esteja implementando esse tipo de bloqueio e já está sendo aplicado para alguns usuários.

Qualquer coisa, fala com o atendimento para verificar essa informação e pede para registrarem o seu Feedback! :handshake:

25 curtidas

Atualizei o aplicativo hoje e não consigo mais tirar printscreen de nada.

Versão: 8.96.77-minApi28

15 curtidas

Thiago o que o coleta relata foi anunciando pelo Nubank, acho que entrar em contato com o atendimento não vai adiantar nada.

Segue a materia.

Então @caioluiz7500 segurança da informação é uma coisa delicada de se manter equilibrada
quanto mais segurança você aplica, mais dificil fica a vida do usuario final tambem.

Mas nesse caso eu sou totalmente a favor do bloqueio, não é só print não, se alguem tentar fazer um acesso remoto não vai conseguir ver nada.

Não conheço muito sobre a arquitetura de apps (android e IOS ), mas creio que bloquear só algumas partes não seja tão viavel assim.

Se você precisar enviar algum print para o atendimento, acredito que só informando a mensagem de erro ou coisa do tipo vai ser suficiente.

30 curtidas

As vezes tem atendimento que pede printscreen para entender melhor o erro (passei por algo assim no ano passado). Se bloqueio total de printscreen no aplicativo fosse tão bom, todos os bancos fariam o mesmo. Muitos fazem um bloqueio parcial de printscreen: onde ficam os cartões, transferência, chaves Pix.

Mas até na página inicial? Qual a utilidade de tocar naquela função de ocultar o saldo se agora o print screen está bloqueado?

8 curtidas

Isso o print poderia ser somente dos dados sensiveis, como saldo, numero dos cartões essas coisas.

12 curtidas

Numa versão antiga do Nubank, de 2021, lembro que eles fizeram um bloqueio parcial de printscreen na página dos cartões achei bom, mas eles tiraram e liberaram no aplicativo todo depois. Agora fizeram um bloqueio geral.

4 curtidas

Nao lembro disso.

Mas tem que pensar tambem nos casos de acesso remoto, de fato tem que bloquear tudo para uma melhor segurança.

lembrar que teve um caso relatado aqui de uma pessoa que caiu em um golpe que deu acesso remoto ao aparelho.

6 curtidas

Eu nunca dei acesso remoto para ninguém. Eu só uso TeamViewer no computador. Cabe ao usuário dar ou não acesso remoto.

4 curtidas

Mas aí era uma pessoa leiga no assunto. Ela até fez o reconhecimento facial para os bandidos, se não fizesse o reconhecimento facial não teria perdido dinheiro.

Então o acesso remoto não consegue tirar dinheiro tão fácil assim.

4 curtidas

Eu nunca faria um pix de alto valor para uma pessoa desconhecida de madrugada, mas mesmo assim tem o modo rua, reconhecimento facial e tudo mais…

Temos que pensar em segurança no modo geral, para atender a todos até mesmo os mais leigos.
e o banco tem que se proteger, e provar que fez o maximo que dava para tentar proteger o cliente de golpes.

Se não a culpa vai cair pra cima do banco, e com tantos golpes fica dificil.

8 curtidas

Se a pessoa for convencida, ela vai cair no golpe do mesmo jeito. Você viu o relato do acesso remoto, a própria pessoa fez o reconhecimento facial.

3 curtidas

Sim @Everton_J_da_Silva. Eu disse que o Nubank deve estar implementando esse tipo de bloqueio aos poucos e já foi aplicado para alguns usuários.

Pode não reverter a situação no momento, porém ele como cliente pode tranquilamente registrar um Feedback sobre a funcionalidade, assim como eu mesmo já fiz diversas vezes, via chat ou e-mail!

12 curtidas

Exatamente, por isso que o banco tem que aplicar todas as medidas que cabe a ele,
nesse caso o bloqueio total de aceso a tela, sendo remoto ou apenas print

Em um mundo perfeito, nada disso seria necessario.

7 curtidas

Boa tarde, Caio.

Sobre essa parte, provavelmente o time de atendimento receberá o treinamento para não ser solicitado a print do app, bastando só a descrição do erro para que possam analisar.

Recentemente percebi um aumento imenso de golpes na internet e entendo a necessidade de fazer o bloqueio total por segurança, como também entendo o seu ponto, infelizmente, segurança e praticidade não tem como andar lado a lado.

12 curtidas

Já registrei, recomendei um bloqueio parcial como na página dos cartões, na página da senha de 4 dígitos.

9 curtidas

Por isso, eu sou a favor do bloqueio parcial de print screen em páginas com dados como do cartão virtual e da senha de 4 dígitos.

Nessas páginas sim, qualquer terceiro que tiver acesso vai conseguir fazer um estrago na sua conta.

Agora tem partes do aplicativo que não é necessário bloquear o print screen.

Lembrando que se a pessoa for convencida pelo golpista, infelizmente ela vai cair no golpe de qualquer jeito. Pois a própria pessoa vai conceder acesso para o golpista, passando por todos os meios de segurança. Como o reconhecimento facial, que diz no blog do nubank que é uma prova de vida semelhante a do INSS que é impossível burlar.

2 curtidas

Eu também consigo tirar prints de qualquer parte do app

4 curtidas

Por enquanto. Eu também conseguia até ontem. Atualizei hoje e ficou assim.

4 curtidas

Acredito que a melhor arma contra golpes é a informação. Saber como é o golpe.

O objetivo da informação é evitar que o golpista consiga o domínio da mente da vítima. Se o golpista conseguir o domínio da mente da vítima, ele ganhou, porque a própria vítima vai dar acesso para o golpista inutilizando todos os meios de segurança.

O objetivo dos meios de segurança é evitar que um terceiro consiga acesso sem você saber, por exemplo no caso de um furto.

1 curtida