Nubank colocou bloqueio de printscreen no aplicativo todo!

Se esse bloqueio fosse somente no app do Nubank, poderíamos ter a opção de escolher manter ou não,mas outros apps bancários tbm tem esse bloqueio, então considero um mal necessário.
Segurança nunca é demais!

10 curtidas

@Viais .

3 curtidas

Vou colocar esse assunto no Trending Topics vai vendo hahahaha

3 curtidas

É o mais adequado, terceira regrinha da Comunidade :point_down:

3. Evite tópicos sobre assuntos que já existem: antes de criar um tópico novo, verifique se o assunto sobre o qual você quer discutir já está sendo tratado em outro tópico. Isso ajuda a deixar a comunidade mais organizada e facilita que outras pessoas consigam tirar suas dúvidas mais rápido. Caso queira discutir sobre um assunto novo, fique à vontade para iniciar uma nova conversa.

12 curtidas

Talvez esse bloqueio evite aquele golpe que o cliente concede acesso via app remoto (teamviewer). Se sim, faz sentido o bloqueio em todas as telas. Se não, não vejo utilidade :sweat_smile:

8 curtidas

Atualmente, a maioria dos grandes bancos brasileiros adotou a medida de bloquear a captura de tela em seus aplicativos para proteger a segurança e privacidade dos usuários. Entre esses bancos, estão:

1. Banco do Brasil: O aplicativo do Banco do Brasil impede a captura de tela em áreas onde há exibição de informações sensíveis, como saldo, extratos e transações.

2. Caixa Econômica Federal: O aplicativo da Caixa também bloqueia a captura de tela em várias seções, especialmente onde há dados financeiros e pessoais.

3. Bradesco: O app do Bradesco adota essa medida, bloqueando capturas de tela em áreas sensíveis, como consultas de saldo e detalhes de transações.

4. Itaú Unibanco: O Itaú é outro banco que implementa essa prática, restringindo a captura de tela para proteger as informações dos usuários dentro do aplicativo.

5. Santander: O Santander Brasil também bloqueia a captura de tela em seu aplicativo, seguindo as práticas de segurança para proteger as informações dos clientes.

6. Nubank: O Nubank, como banco digital, adota o bloqueio de captura de tela em todas as áreas do aplicativo.

7. Banco Inter: O Banco Inter segue a mesma prática, bloqueando capturas de tela nas áreas sensíveis do aplicativo.

Esses bancos adotam essa medida como parte de suas políticas de segurança cibernética, visando proteger os dados dos clientes e minimizar os riscos de fraudes e vazamento de informações.

A adoção do bloqueio de captura de tela em aplicativos bancários oferece diversos benefícios para os bancos, além de proteger os clientes. Aqui estão alguns desses benefícios:

1. Redução de Fraudes e Perdas Financeiras: Ao impedir que informações sensíveis sejam capturadas e potencialmente utilizadas em fraudes, o banco reduz o risco de perdas financeiras tanto para a instituição quanto para os clientes. Isso também pode diminuir os custos associados ao ressarcimento de fraudes.

2. Fortalecimento da Reputação e Confiança do Cliente: Bancos que demonstram um compromisso forte com a segurança digital, implementando medidas como o bloqueio de captura de tela, tendem a ganhar a confiança dos clientes. Isso pode resultar em maior lealdade e retenção de clientes.

3. Conformidade com Normas e Regulamentações: Como mencionado anteriormente, regulamentos como a LGPD e normas do Banco Central exigem que os bancos adotem medidas para proteger os dados dos clientes. Implementar o bloqueio de captura de tela ajuda o banco a manter a conformidade e evitar penalidades por falhas na segurança.

4. Mitigação de Riscos Jurídicos: A proteção adicional fornecida pelo bloqueio de captura de tela pode ajudar a mitigar riscos jurídicos associados ao vazamento de informações confidenciais. Isso reduz a probabilidade de processos judiciais e outras ações legais que possam surgir de violações de dados.

5. Prevenção de Engenharia Social: Capturas de tela podem ser usadas por golpistas em ataques de engenharia social, onde eles manipulam as vítimas a entregar informações ou realizar ações prejudiciais. Ao impedir capturas de tela, o banco dificulta a realização desses golpes.

6. Economia em Investimentos em Segurança: Embora o bloqueio de captura de tela seja apenas uma das muitas medidas de segurança, ele pode complementar outras proteções, tornando o ambiente digital mais seguro e possivelmente reduzindo a necessidade de investimentos adicionais em certos tipos de soluções de segurança.

7. Redução de Exposição em Casos de Incidentes: Caso um incidente de segurança ocorra, como o comprometimento de um dispositivo móvel, o banco pode alegar que implementou todas as medidas razoáveis para proteger os dados dos clientes, o que inclui a prevenção de captura de tela. Isso pode ajudar a reduzir a responsabilidade do banco em investigações de segurança.

Esses benefícios mostram que o bloqueio de captura de tela não é apenas uma medida de proteção para o usuário, mas também um componente estratégico para os bancos na gestão de riscos e na manutenção da confiança do cliente.

Dito isso, podemos perceber que estas medidas, por mais antipáticas que possam parecer, possuem benefícios muitos significativos para os clientes e para os próprios bancos.

De qualquer forma, o desconforto dos usuários poderia ser amenizado se o bloqueio de tela fosse implementado apenas em áreas sensíveis do aplicativo mesmo que esta medida implicasse em uma maior complexidade na construção e manutenção do aplicativo.

Quem sabe um dia isso aconteca no Nubank.

3 curtidas

Só é um pouco complicado que as suas concorrentes infinitamente menores com a mesma quantidade de funções e, em alguns casos até mais, tem uma restrição muito menor e continuam tão seguras quanto o bloqueio total, diferença que adotaram o bloqueio parcial onde de fato é preciso proteger, algo que o Nu podia adotar, já que todas estão adotando, a diferença que a estratégia de cada banco varia, alguns menos invasivos e outros até demais, que seria esse caso. :smiling_face_with_tear:

9 curtidas

A questão que até hoje é só para Android, se é uma medida de segurança, pq n são em ambos ? Android e iOS.
O iPhone não é 100% a prova de falhas/ataques, e outros métodos.

8 curtidas

@Sandro-Hilario desculpe levar um ano pra responder. Atualmente basicamente só invisto em Bitcoin

4 curtidas

Nu, virei “beta” de funções do app através da comunidade e tô aqui pensando, como que eu vou dar um feedback sem prints? seria bem mais prático se tivesse a opção no Android de deixar on/off os prints! Ajuda nós? Quem vem comigo nessa?

18 curtidas

Normalmente quando quero expôr o feedback que é mais visual do que textual, faço uma gambiarra pra gravar a tela com outro celular quando tem disponível, porque nem sempre tenho um a disposição e quando não tenho só deixo pra lá mesmo.

Apoio! O tempo me fez perder um pouco da esperança, mas vamos ver, vai que liberem de novo e mantendo a segurança igual a outros bancos que usa o modelo parcial de bloqueio. :handshake:

17 curtidas

Poderia deixar essa opção liberada nem quem saiba apenas para nós testadores (betas). O jeito é dar nosso jeito.

8 curtidas

Boa tarde, @JohnConsultor.

Eu também sinto falta desta possibilidade de print. Facilita bastante.

Vamos lá, Nubank!
Libera aí!

10 curtidas

Nós usuários de Android abraçamos a ideia, bastante pertinente

10 curtidas

Eu também faço e fica muito bom :sweat_smile:

13 curtidas

Como faz pro seu Nubank ser assim? O meu me humilha :joy:

11 curtidas

10 curtidas

A favor! Isonomia AndroidxIOS, nem que vinculem apenas a partir de determinada versão do android, mas o certo é liberar. Androider aqui tbm e aguardando a função.

3 curtidas

Me lembrou do tópico do @Danielbighelini sobre o Ultravioleta que ajudou muitas pessoas com dúvidas sobre a curadoria, acho que é super válido as pessoas que não curtem dessa medida manifestar com feedback. Porque da mesma forma que Nubank pode tá indo no caminho dos bancos que bloqueiam tudo, existe muitos outros que só bloqueiam o essencial, o que não justifica uma medida tão “agressiva”, se ninguém falar nada, nada mudará. A galera não viu com bons olhares a remoção do rendimento diário e olha aí voltou ao normal hoje pra todo mundo afetado. :tada:

14 curtidas

To dentro

3 curtidas