Taxas da B3 e CBLC sempre existiram e sempre foram cobradas.
As taxas de emolumentos dizem respeito às negociações e liquidação e são cobradas por meio da B3 e da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Ela consta na nota de corretagem e costumam ser cobradas para negociações de ações e contratos futuros.
Essas taxas são cobradas pela B3 e CBLC (os valores são variáveis e extremamente baixos - em alguns casos, risíveis) e servem para “pagar os impostos” (incluso aí, uma fração pífia do Imposto de Renda), além de indicar para a Receita Federal que você possui esse ativo (é o chamado “dedo duro”).
Atualmente, toda operação na B3 precisa atender uma regra de cobrança de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) pela alíquota de 0,005%. O tributo, chamado no mercado de “dedo duro”, foi criado pela Receita Federal para poder fiscalizar as operações na B3.
O que a NuInvest (e o Nubank) não cobra é a taxa de corretagem (para a maioria dos ativos ofertados).
Sempre aprendo algo novo quando vc posta alguma coisa sobre investimentos
Já sabia sobre a taxa mas não sobre as questão “dedo duro” aprendi mais uma valeu
Talvez você nunca tenha observado essa taxinha da B3 porque é um percentual bem pequeno, a depender do aporte é imperceptível mesmo, mas todas as corretoras cobram isso.
Um comentário paralelo aqui: eu mesmo nem incluo muitas vezes no cálculo de preço médio a taxa da B3, mas é inclusive justo colocar (e por essas e outras que preço médio de corretora não é confiável)
Voltando a sua pergunta você deve estar assustado com a reserva que a Nubank tem feito, por isso recomendo você usar a compra por valor desejado ou usar o Home Broker para evitar pagar mais do que você quer. (A taxa da B3 não dá pra fugir…)
Até onde sei isso é aplicado na venda ou aparecer na nota de corretagem ao final das operações, tipo no caso de lucro sem isenção como vender mais de R$ 20.000,00 em ações no mês com lucro.
A pergunta dele acho que foi mais em relação a ele não ter se dado conta da taxa da bolsa ou aquele valor de reserva que tem no app da Nubank.
Mesmo assim você trouxe algo muito válido, pode acontecer com alguém e ficar confuso mesmo. Tanta regra que até desanima
A taxa é cobrada no momento de compra do ativo e, eventualmente, pode ser cobrada também na venda do ativo.
Aqui fica uma observação…
Dependendo dos valores e da quantidade de ativos (por exemplo, se forem poucos ativo e de valor muito baixo), pode não ocorrer a cobrança da taxa, mas o aviso a Receita Federal de que você comprou e/ou vendeu o ativo sempre será feito!!
Quem deveria ditar tudo o que deve constar nas notas creio que deveria ser a própria Receita. Ela que deveria padronizar todos os documentos referentes as negociações, incluindo os informes de rendimentos, que são bem distintos de de uma banco ou corretora para outro.
Tentei fazer compras de alguns ativos hoje e mesmo com o valor exato para executar a ordem, disseram que meu saldo não era suficiente.
Entrei em contato com a nuinvest e falaram que eram as taxas da B3. Questionei que antes transferia o valor exato da ordem e mesmo assim a ordem era executada.
Aí me disseram o seguinte: “agora não permite alavancagem, pode ser por isso. Então você terá que ter o saldo certinho, considerando os custos, não permitindo ficar com saldo negativo”.
Muito possivelmente era isso que acontecia então. O negócio agora é transferir um pouco mais na hora de comprar pra cobrir os custos da taxa, já que agora não tem mais alavancagem.
Uma coisa que eles poderiam implementar no home broker é o valor exato da taxa a ser cobrado…