Nubank desaba em ranking de Qualidade de Ouvidorias do BC!

O Nubank ficou de fora do ranking por muito tempo por não ter reclamações suficientes para avaliação, mas o retorno foi um vexame total! :scream:
Um fato curioso é que o Nubank não participa do Consumidor.gov.br, o que já causa a perda de 0,1 ponto no índice. :man_shrugging:

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E mesmo assim ainda segue melhor que outros bancões e fintechs.

Você sabe dizer se o índice considera apenas as reclamações procedentes, ou toda e qualquer reclamação é computada para o índice?

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Creio que os bancões de verdade estão todos no top 10, mas, mesmo num ranking geral, o Nubank ficaria em 38º com esse índice! Na última vez que esteve no ranking, o Nu teve índice de 4,4 e ficou em 4º lugar.

Sim, a base é a mesma do ranking de reclamações procedentes.

Índice = [(A+B)/2] + C + D

A. Prazo de Resposta – A Circular nº 3.729/2014 estabelece que a instituição reclamada deve encaminhar resposta ao interessado no prazo de até dez dias úteis. A nota para este critério é obtida a partir do prazo médio, em dias úteis, das respostas oferecidas pela instituição ou conglomerado no período de referência. Desse modo, a nota é proporcional ao prazo médio de resposta, em uma escala linear, onde a nota máxima (5) corresponde ao prazo médio de dois ou menos dias úteis e a nota mínima (1) corresponde ao prazo médio de dez ou mais dias úteis. Além disso, cada demanda respondida fora do prazo resulta em uma penalização de 0,05 para a instituição no cálculo da nota de prazo de resposta. Essa penalização é limitada a 1 ponto por período.

B. Qualidade da Resposta – De acordo com a Circular nº 3.729/2014, na resposta encaminhada ao interessado, a instituição reclamada deve fazer constar referência, de forma conclusiva, a todas as ocorrências abordadas no registro de reclamação. A nota para este critério é obtida a partir do percentual de reclamações recebidas sobre a qualidade da resposta (Insatisfação com a resposta recebida da IF referente à reclamação registrada no Banco Central) classificadas como procedentes em relação ao total de reclamações da instituição ou conglomerado no período. Dessa forma, a nota é proporcional ao percentual, em uma escala linear, onde a nota máxima (5) é obtida quando não há ocorrência de reclamações classificadas como procedentes sobre qualidade da resposta e a nota mínima (1) corresponde a um percentual de 3% ou mais de reclamações procedentes sobre o assunto em relação ao total de reclamações.

C. Reclamações sobre a ouvidoria da instituição – consiste na pontuação obtida a partir do número de reclamações procedentes sobre o serviço prestado pela ouvidoria da instituição ou conglomerado. A nota para este critério é sempre negativa e corresponde a uma penalidade de 0,1 na nota da instituição para cada demanda procedente no período.

D. Participação no Consumidor.gov.br – consiste em uma bonificação de 0,1 ponto na nota final da instituição ou conglomerado que participa da plataforma de solução alternativa de conflitos de consumo (consumidor.gov.br).

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Cada dia pior! Muitas promessas, eventos e alarde para deixarem os clientes esperando…
Exemplo disso é o Ultravioleta. A maioria dos que estão na lista de espera desde o primeiro dia não receberam ao menos uma mensagem sobre o cartão.
O atendimento está cada vez mais robotizado e menos eficiente.

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É estranho isso, pq o Nubank faz parte do consumidor.gov.br

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Também achei estranho. Pode ser que a Nu Financeira ainda não participe.

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É isso mesmo, esse ranking só considera a Nu Financeira.

O Nubank esclareceu que a metodologia atual do Ranking de Qualidade das Ouvidorias do Banco Central só considera os dados da Nu Financeira, e não do grupo todo Nubank, que é formado pela Nu Financeira e pela Nu Pagamentos, apesar de a ouvidoria ser unificada.

“A partir do ranking do 4º trimestre de 2021, todas as instituições de pagamento serão incluídas no ranking”, disse a nota do Nubank.

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Realmente é muito curioso e irônico. O Nubank tem a melhor posição no ranking de reclamações do Banco Central e a pior no ranking de ouvidorias.

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É por causa desse tipo de resposta que o índice despencou! :sweat_smile:
Quer dizer que tá tudo bem os usuários do Empréstimo Pessoal, por exemplo, terem que esperar em média 7,63 dias úteis para ter um retorno da ouvidoria? Pode isso, @Nubuddy?

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Olá! :purple-heart:

Se quiser saber como eu posso te ajudar, escreva @nubuddy exibir ajuda.

:partying_face:

@LuckPass, sem o br no final do link, vai pra outro site.

Uhum…

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É justo o ranking só considerar a Nu Financeira mas usar o nome Nubank?

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Sim, porque isso vale para todas as instituições que são um conglomerado.
Se o Nubank é o melhor no ranking de reclamações, isso deve-se também ao fato de que somente a Nu Financeira é avaliada. Junto com os dados da Nu Pagamentos, virão também todas as reclamações de cartão de crédito que ficavam de fora no ranking. Ou seja, não dá pra garantir que a situação irá melhorar.

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Esse ranking induziu ao erro, em nenhum momento cita que somente é considerado o Nu Financeira, erro do consumidor.gov.br o Nubank está lá e responde a todos os produtos.

Fora a piada ver a CAIXA em segundo, descolado completamente da realidade.

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Isso sempre esteve claro no ranking.
Pode ser que na questão do consumidor.gov.br tenha ocorrido algum equívoco, mas 0,1 ponto a mais não traria quaquer refresco à situação do Nubank.

Bancos tradicionais possuem políticas específicas para buscar uma boa avaliação nos rankings do Bacen. Já vi relatos de que os funcionários podem até perder PLR se a agência tiver reclamações procedentes.

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Algo semelhante acontece com o Inter, que lidera o ranking de ouvidorias, mas é o terceiro no de reclamações. Ou seja, falta uniformidade na qualidade do atendimento de ambas as instituições.

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O ranking de reclamações tem o mesmo problema. Inclui apenas a Nu Financeira. É possível que vamos ter uma surpresa no 4º semestre, são 40 milhões de clientes… É impossível só ter aquele número de reclamações.

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Se a Caixa e o BB estão bem então eu nem quero imaginar a qualidade dos que estão ruins.

Melhor em que? melhor pra você porque tu possui um limite alto? Ja tem instituições hoje a altura e ate melhor em certos quesitos que a Nubank, são vocês que pararam no tempo, ou a mente é fechada!

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Pergunte aos mais de 40 milhões de clientes.

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