O Nubank ficou de fora do ranking por muito tempo por não ter reclamações suficientes para avaliação, mas o retorno foi um vexame total!
Um fato curioso é que o Nubank não participa do Consumidor.gov.br, o que já causa a perda de 0,1 ponto no índice.
E mesmo assim ainda segue melhor que outros bancões e fintechs.
Você sabe dizer se o índice considera apenas as reclamações procedentes, ou toda e qualquer reclamação é computada para o índice?
Creio que os bancões de verdade estão todos no top 10, mas, mesmo num ranking geral, o Nubank ficaria em 38º com esse índice! Na última vez que esteve no ranking, o Nu teve índice de 4,4 e ficou em 4º lugar.
Sim, a base é a mesma do ranking de reclamações procedentes.
Índice = [(A+B)/2] + C + D
A. Prazo de Resposta – A Circular nº 3.729/2014 estabelece que a instituição reclamada deve encaminhar resposta ao interessado no prazo de até dez dias úteis. A nota para este critério é obtida a partir do prazo médio, em dias úteis, das respostas oferecidas pela instituição ou conglomerado no período de referência. Desse modo, a nota é proporcional ao prazo médio de resposta, em uma escala linear, onde a nota máxima (5) corresponde ao prazo médio de dois ou menos dias úteis e a nota mínima (1) corresponde ao prazo médio de dez ou mais dias úteis. Além disso, cada demanda respondida fora do prazo resulta em uma penalização de 0,05 para a instituição no cálculo da nota de prazo de resposta. Essa penalização é limitada a 1 ponto por período.
B. Qualidade da Resposta – De acordo com a Circular nº 3.729/2014, na resposta encaminhada ao interessado, a instituição reclamada deve fazer constar referência, de forma conclusiva, a todas as ocorrências abordadas no registro de reclamação. A nota para este critério é obtida a partir do percentual de reclamações recebidas sobre a qualidade da resposta (Insatisfação com a resposta recebida da IF referente à reclamação registrada no Banco Central) classificadas como procedentes em relação ao total de reclamações da instituição ou conglomerado no período. Dessa forma, a nota é proporcional ao percentual, em uma escala linear, onde a nota máxima (5) é obtida quando não há ocorrência de reclamações classificadas como procedentes sobre qualidade da resposta e a nota mínima (1) corresponde a um percentual de 3% ou mais de reclamações procedentes sobre o assunto em relação ao total de reclamações.
C. Reclamações sobre a ouvidoria da instituição – consiste na pontuação obtida a partir do número de reclamações procedentes sobre o serviço prestado pela ouvidoria da instituição ou conglomerado. A nota para este critério é sempre negativa e corresponde a uma penalidade de 0,1 na nota da instituição para cada demanda procedente no período.
D. Participação no Consumidor.gov.br – consiste em uma bonificação de 0,1 ponto na nota final da instituição ou conglomerado que participa da plataforma de solução alternativa de conflitos de consumo (consumidor.gov.br).
Cada dia pior! Muitas promessas, eventos e alarde para deixarem os clientes esperando…
Exemplo disso é o Ultravioleta. A maioria dos que estão na lista de espera desde o primeiro dia não receberam ao menos uma mensagem sobre o cartão.
O atendimento está cada vez mais robotizado e menos eficiente.
É estranho isso, pq o Nubank faz parte do consumidor.gov.br
Também achei estranho. Pode ser que a Nu Financeira ainda não participe.
É isso mesmo, esse ranking só considera a Nu Financeira.
O Nubank esclareceu que a metodologia atual do Ranking de Qualidade das Ouvidorias do Banco Central só considera os dados da Nu Financeira, e não do grupo todo Nubank, que é formado pela Nu Financeira e pela Nu Pagamentos, apesar de a ouvidoria ser unificada.
“A partir do ranking do 4º trimestre de 2021, todas as instituições de pagamento serão incluídas no ranking”, disse a nota do Nubank.
Realmente é muito curioso e irônico. O Nubank tem a melhor posição no ranking de reclamações do Banco Central e a pior no ranking de ouvidorias.
É por causa desse tipo de resposta que o índice despencou!
Quer dizer que tá tudo bem os usuários do Empréstimo Pessoal, por exemplo, terem que esperar em média 7,63 dias úteis para ter um retorno da ouvidoria? Pode isso, @Nubuddy?
Olá! :purple-heart:
Se quiser saber como eu posso te ajudar, escreva @nubuddy exibir ajuda
.
É justo o ranking só considerar a Nu Financeira mas usar o nome Nubank?
Sim, porque isso vale para todas as instituições que são um conglomerado.
Se o Nubank é o melhor no ranking de reclamações, isso deve-se também ao fato de que somente a Nu Financeira é avaliada. Junto com os dados da Nu Pagamentos, virão também todas as reclamações de cartão de crédito que ficavam de fora no ranking. Ou seja, não dá pra garantir que a situação irá melhorar.
Esse ranking induziu ao erro, em nenhum momento cita que somente é considerado o Nu Financeira, erro do consumidor.gov.br o Nubank está lá e responde a todos os produtos.
Fora a piada ver a CAIXA em segundo, descolado completamente da realidade.
Isso sempre esteve claro no ranking.
Pode ser que na questão do consumidor.gov.br tenha ocorrido algum equívoco, mas 0,1 ponto a mais não traria quaquer refresco à situação do Nubank.
Bancos tradicionais possuem políticas específicas para buscar uma boa avaliação nos rankings do Bacen. Já vi relatos de que os funcionários podem até perder PLR se a agência tiver reclamações procedentes.
Algo semelhante acontece com o Inter, que lidera o ranking de ouvidorias, mas é o terceiro no de reclamações. Ou seja, falta uniformidade na qualidade do atendimento de ambas as instituições.
O ranking de reclamações tem o mesmo problema. Inclui apenas a Nu Financeira. É possível que vamos ter uma surpresa no 4º semestre, são 40 milhões de clientes… É impossível só ter aquele número de reclamações.
Se a Caixa e o BB estão bem então eu nem quero imaginar a qualidade dos que estão ruins.
Melhor em que? melhor pra você porque tu possui um limite alto? Ja tem instituições hoje a altura e ate melhor em certos quesitos que a Nubank, são vocês que pararam no tempo, ou a mente é fechada!
Pergunte aos mais de 40 milhões de clientes.