Nubank e mercado pago cadastram PIX sem autorização

No site Reclame Aqui, entre o trio de fintechs no topo do ranking do PIX, quem lidera o número de queixas dos usuários sobre supostos cadastros sem autorização ou dificuldades para excluir as chaves é o Mercado Pago. Na sequência, vem a PagSeguro. O Nubank, pelo menos em relação ao PIX, pouco aparece na plataforma.
Fonte: Aqui

2 curtidas

Então, o mercado pago fez o cadastro do meu CPF no pix sem a minha autorização. Não estava conseguindo excluir o cadastro pelo seu aplicativo, entrei em contato com eles, e me informaram que só era possível excluir a chave pelo aplicativo. Então resolvi fazer uma reclamação no BC, no dia seguinte no instante eles entraram em contato comigo pedindo desculpas, só então que consegui excluir a chave.

2 curtidas

Caraca @Genario, logo o CPF?
Acho um puta sacanagem o isso!

1 curtida

Boa noite amigos!

Espero que nenhum banco tenha me cadastrado sem minha autorização, não digitei CPF email e telefone em site nem aplicativo algum recentemente. Estou esperando passar essa onda desvairada e insensata de cadastros em algo que ainda não existe, pra só depois que já estiver funcionando, fazer calmamente o meu.

Já pensaram em comprar a criptomoeda do governo chinês? Quando será que vem a brasileira?

Acabei de topar com essa notícia, abaixo:

https://exame.com/seu-dinheiro/procon-sp-notifica-nubank-e-mercado-pago-sobre-cadastro-de-chaves-do-pix/

Eita que a coisa está se complicando pra essas duas instituições financeiras. O BC já disse, se encontrar irregularidades, as instituições serão punidas.

Já existe faz tempo. :joy:
Tô pensando em começar esse mês com o Bitcoin.

1 curtida

Eu recebi um e-mail do nubank perguntando se eu queria fazer um pré cadastro, eu fiz e habilitei todas as opções disponíveis. Depois eu descobri que ao cadastrar um opção em um banco, não pode usá-la em outro e quando chegou dia 05, o nubank me enviou outro e-mail, eu fui no aplicativo e pude selecionar novamente quais as opções eu queria. Até o momento não tive nenhum problema quanto a isso.

3 curtidas

Acho que isso foi o que pegou a maioria das pessoas. Não houve uma boa comunicação em relação as chaves, avisando que Aquela chave ao ser adicionado em uma Instituição ela serviria para enviar o dinheiro para aquele local. Logo quem não chegou a ver isso teve e terá problemas para administrar tudo o que vem pela frente, sem falar que todos os bancos pediram pra cadastrar tudo, ai a pessoa ficou sem nada pra colocar em outro lugar.
Eu mesmo só tenho um número de telefone, o cpf e meu e-mail principal.
No primeiro dia Eu testei se os Sistemas da operadoras (bancos) aceitavam apelidos do gmail, MercadoPago, Nubank, PicPay aceitam então ficou fácil. Banco Inter e BB, não aceitam, então basicamente eu estou me virando com os e-mails com apelido e chaves aleatórias.
O que já é o suficiente, mas acredito que faltou informação, ainda mais para pessoas que não tem intimidade com Email, vai ser difícil para pessoas que gostam de ficar trocando de número de telefone ou mesmo vários números.
Acredito que vai ter muita gente brava, quando tudo isso for liberado

1 curtida

Eu me referia a uma do banco central do Brasil, tal qual fez a China para fazer frente ao dólar e desdolarizar o câmbio mundial :grimacing::grimacing:

1 curtida

Eu mesmo estava em Curitiba até 2018, telefone de lá, fui pra Manaus e troquei 3 vezes de número de telefone lá, agora estou em Joinville eu estou com o número atual… Então também estou pensando em usar a tal chave aleatória, mas não pesquisei sobre o pix ainda pra depois começar a pensar em me cadastrar

Verdade, me equivoquei, mas penso assim em relação a criptomoedas, se a ideia é que elas sejam moedas descentralizadas sem ligação com governo nenhum, pessoalmente não compraria nenhuma atrelada a qualquer governo que seja. Quem investe em cripto já corre inúmeros riscos, imagina investindo em uma “moeda estatal”.

1 curtida

Comigo só foi no mercado pago, eu queria cadastrar todas as minhas chaves principais no Nubank, porém o marcado pago já tinha cadastro o meu CPF e toda vez que que tento fazer a portabilidade o marcado pago sempre da erro :person_facepalming:t2::person_facepalming:t2::person_facepalming:t2::person_facepalming:t2:

2 curtidas

Penso igual a você nesse tema, recentemente comecei a acompanhar mais as notícias sobre criptomoedas e pelo que parece está havendo crescimento na popularização, acabei de ver uma notícia de que o pic pay vai aceitar pagamentos em criptomoedas, isso vai facilitar ainda mais as popularização e a moeda digital vai deixar de ser vista como dinheiro de trader, e vai ser bom pq vai facilitar a nossa vida.
Acho que a tendência é dos bancos centrais dos diversos países, por receio dessa descentralização, tentar centralizar numa moeda deles como a China já está fazendo. Bem, vamos ver onde isso vai dar, ao fim tomara que seja benefício a nós :slightly_smiling_face:

1 curtida

Infelizmente, acredito que num futuro não tão distante encontrarão um jeito de taxar, cobrar impostos, regulamentar, e se falharem, proibirão o uso da moeda como já acontece em alguns países. E eu temo que a popularização da moeda não será benéfica para os investidores.

1 curtida

Realmente a moeda digital facilita muito os pagamentos, mas descentralizada e fora do controle das instituições financeiras fica difícil taxarem, mas essas instituições devem estar mesmo buscando soluções que sejam favoráveis a eles, confesso que fico curioso pra ver como isso vai continuar.
Se bem né lembro a Venezuela estava lançando uma criptomoeda do governo a alguns anos atrás pouco antes das emigrações saírem de lá, nunca mais vi nada sobre isso

Com o uso massivo da moeda digital, reduzirá muito os impostos arrecadados e a moeda nacional circulará menos, não acredito que os governos aceitarão isso numa boa. Por isso temo a popularização.

O que pode ter acontecido, foi que todos os bancos sem exceção fizeram o pré cadastro, muitos clientes autorizaram, portanto, estavam cientes. Acontece que quando o banco central informou que mesmo com o pré cadastro, os bancos deveriam informar novamente a confirmação. Muitos bancos não fizeram isso, minha irmã mesmo fez cadastro em 3 bancos com chaves diferentes e nenhum pediu novamente a confirmação… O ocasionou a reclamação de alguns do " cadastro sem autorização". É lógico que ninguém vai dizer que fez o pré cadastro. No meu caso, fiz o pré cadastro no nubank, o mesmo não solicitou confirmação, o que pra mim não é necessário porque aceitei cadastrar a chave aqui no pré cadastro, solicitei a portabilidade de umas das chaves aqui e foi super tranquilo…

1 curtida

Um conhecido meu fez o pré-cadastro de todas as chaves em todos os bancos dele, aí depois veio me perguntar como funcionava esse tal de Pix e se ele tinha feito certo o cadastro das chave! :sweat_smile:

2 curtidas

Acho que muitas pessoas fizeram isso…
E acredito que deva ter um aumento bom em novas contas de e-mail nós próximos meses, se as pessoas não escolherem ficar apenas com chaves aleatórias.
Eu considero a chave por e-mail, mais adequada para se usar com diversas pessoas.

Mas esta sendo legal acompanhar essa mudança no dia a dia das pessoas.
É quase como quando chegou os cartões, que tinha as explicações e as maquinhas de xerocar os cartões e todo mundo perdido no meio…

1 curtida