Com mais um corte na taxa Selic, indo aos 5,0% ao ano, sabemos que poupança e parte significativa dos fundos DI perdem para a inflação projetada para os próximos 12 meses. Pois bem, como a maioria dessa comunidade, hoje posso dizer que tenho parte de minhas economias na Nuconta, que rende (ou renderia) aquele tantinho a mais que a poupança, mas que agora talvez não renda mais o que esperamos, ou talvez nem renda. Pensando nisso, resolvi abrir esse tópico para discutirmos sobre renda variável. Hoje tenho cerca de 30% de meu patrimônio em renda variável, comecei há alguns meses, ainda estou aprendendo, por isso também que acharia legal um local na comunidade onde possamos discutir a respeito do assunto, pois sei que tem pessoas aqui que já investem na variável e assim poderemos trocar ideias, bem como sugerir algo mais atrativo ao Nubank, quem sabe eles encontrem uma melhor forma de fazermos crescer nosso dinheiro usando a conta e cartão os quais nós usamos e gostamos muito (hoje só uso eles).
O que eu pensei logo de cara foi a criação de um Home Broker dentro ou separado do app Nubank.
O tópico não é apenas para experts na área, até porque eu quero aprender hehe. Independente de qualquer coisa, fica aí um tópico que poderá servir para debates nessa área de economia, finanças, investimentos e afins
Comecei com ações faz algum tempo desde que a Selic começou a ter cortes mais frequentes, e também não sou expert no assunto, mas sei investir com cautela e adoraria investir por um HB do Nubank.
É renda variável e o futuro é incerto, mas não tem erro: Reserva, conhecimento, ações (Buy and Hold) e a força do longo prazo.
Uma frase que me passaram e uso bastante é “diversificar o investimentos”, tenho investido em renda fixa e variável, mesmo com a queda da selic, ainda é uma boa investir. O RDB do nubank é um deles. Também tem fundos imobiliários, tesouro, ações… Enfim, uma boa diversificação na carteira pode ter bons rendimentos.
@gpaulinno passou um tempo sumido né, mas voltou com tópico extremamente importante .
Assim como você, também não sou expert, depois de muito estudar, comecei dando meus primeiros passos em fevereiro na renda fixa com Tesouro Direto, com o passar do tempo a gente vai aprendendo mais coisas sobre o mercado financeiro aí dei meu segundo passo na renda variável com os Fundos de ações, mas continuei buscando aumentar meus conhecimentos, daí dei o terceiro passo com os ETF’s. Nesse ponto (Agosto) eu já tinha um conhecimento razoável pra dar o quarto passo que seria investir em ações da bolsa, aí fiquei acompanhando as notícias financeiras e as movimentações do mercado pra tentar entrar na hora certa. Em meados de agosto essa hora chegou, fiz o contrário do que tinham me recomendado, em vez de optar por uma carteira recomendada, resolvi comprar ações de apenas duas empresas, que eu já vinha estudando bastante o histórico delas. Do montante que separei pra compra de ações, fiz o seguinte: 3% na empresa A e 97% na empresa B.
Mas este é um investimento de altíssimo risco e o resultado é que eu estava certo em não investir na tal carteira recomendada. A empresa A, me deu um prejuízo de 30% do valor investido, mas os 97% investidos na empresa B, estão me dando um retorno de 38% sobre o montante investido, até agora…
Opa, @Mr.Xis, realmente passei um tempo ausente, muito trabalho e algumas ocupações extras me fazem ficar um pouco distante de redes sociais e afins. Mas na medida do possível estarei por aqui. Bem, meu caso foi o contrário, a ação que me recomendaram deu certo e já estou com um lucro de mais de 30% em dois meses, entrei nela na hora certíssima e essa eu não largo (ITSA4) Daí comprei uma ação que começou despencar, entrei na hora erradíssima e perdi 7% nessa ação, não foi muita coisa porque comprei poucos papéis da mesma. Mas enfim, existe um risco sim, e tem que ter coração bom pra acompanhar o sobe e desce da bolsa. Mas sempre que posso dou uma olhada nos sites de economia, grupos do telegram e tals. Mas na variável, só tenho minha reserva de emergência, essa não posso deixar de ter.
Tem que diversificar sim, concordo plenamente com vc, só que ultimamente na fixa não temos muitas opções, creio que sobraram apenas os LCIs e LCAs como também debêntures a longo prazo. Isso eu estou falando, não estudei nem li nada a respeito ainda. Mas tipo… Não vejo muita atração na renda variável, mas temos que ter pra uma reserva de emergência, é claro.
Meu amigo, você cria um tópico pedindo orientação, mas parece que tá dominando o negócio rapaz? Kkkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk
E caramba, os papéis ITSA4 oscilaram de mais no último ano, já os da empresa B que eu citei, tiveram oscilações bem menores e uma valorização bem maior no mesmo período.
Vejo que vc está bem preparado pelo que vem pela frente e olha que vc está bem antenado a meu ver… Acertou na veia da (ITSA4)… A reserva de emergência não pode faltar mesmo na carteira, o negócio é focar nas tendências do mercado mais rentável que é a renda variável, mas tem que escolher bem as empresas promissoras e papéis que serão mais rentáveis no futuro. Pelo visto teremos que nos arriscar um pouco mais.
Três empresas que adoro para o longo prazo: ITSA4, EGIE3 e ABEV3.
E sim, não é legal seguir dicas quentes ou especulação para montar sua carteira, mas essas realmente são boas empresas que tem ótima gestão.
E no caso do Nubank abrir capital um dia (se for na B3 ao invés da Nasdaq) e o preço não ser alto acredito ser uma boa mesmo não gostando de IPO.
@gpaulinno faz uns 6 meses que comecei a Apostar na Renda variável, já que os ganhos da fixa só estavam diminuindo e não me arrependi. O IPCA 35 vai muito bem obrigado! rs
Perfeita a sua sugestão, se eu montasse uma carteira de longo prazo seria essa, acrescentaria só a TAEE4.
Se a XP e a Nubank abrisse IPO na B3 eu ia incluir elas também.
Por enquanto estou focado em juntar dinheiro até o final do ano, a minha corretora atual Easynvest zerou corretagem até dezembro, foi o que me fez ter coragem de entrar nas ações, e todo meu investimento por enquanto é de curto prazo, swing trade, enquanto vou estudando mais sobre ações e outros tipos de investimentos.
Sobre CDB, o Banco RCI Brasil colocou 104%(Agora está 102%) do CDI, com liquidez diária, acho que mais pra frente teremos uma concorrência mais acirrada na Rede Fixa, por enquanto a maioria está parada no 100%.
Um Home Broker da Nubank, eu imagino que seria algo bem bonito de design e fácil de manusear, coisa que a maioria das corretoras se preocupam muito pouco atualmente.
Boa noite, vi o post e entrei recentemente no ramo da renda variável, procurando diversificar meus investimentos, iniciei com FII e vi que estão falando sobre ações, como funciona os rendimentos? É pago dividendos? Ou é só valorização de cota?
É, eu tento dar uma acompanhada, mas ainda há muito pra aprender kkkkkkkk. Abri o tópico no intuito de concentrar tudo sobre investimentos e irmos aprendendo juntos kkkkkkk. Mas é @Mr.Xis, a Itausa anda meio lateralizada e ontem (07/11) deu uma queda mas deve ter sido por conta da notícia de compra da Liquigás. Talvez hoje ela ainda se mantenha, mas é um papel que nem olho, só faço aportes mensais e sem nenhum medo.
Pois é, o risco existe e como vc falou tem que se analisar bastante antes de entrar num papel, esse é o intuito desse tópico, discussão sobre essa área, o que está em alta, em baixa, quem já se arrisca e tals. Eu estou há pouquíssimo tempo viajando por essas veredas, já quase tomo uma pancada, mas consegui sair no zero a zero hehe. Mas vamos juntos, vamos tentar conhecer um pouco mais e trocar ideias.
Falou tudo! Não sigo dicas de corretoras, foruns e outros, tento acompanhar o mercado de ações, separo algumas e vou acompanhando e tentando me resolver rsrs. Vejo que vc está com uma boa carteira, parabéns! Caso o Nubank abra capital na B3 creio que será formidável, mas isso eu acho que não será tão cedo e caso acontecesse hoje, realmente talvez não fosse tão barato.
Mas agora fiquei curioso Porque vc não gosta de IPO? Apesar de eu nunca ter participado de um.
Pois é rapaz, por enquanto eu sou apenas logo prazo rsrs. Nunca fiz swing trade, já tive vontade, mas ainda não fiz. Corretora eu uso a Clear, me atende bem e 100% free, vc deve conhecer. Está com um bom papel, ele está no meu radar, andei dando uma olhada no gráfico e é uma ótima opção, preço bom.