Nubank e renda variável, um super avanço!

Com mais um corte na taxa Selic, indo aos 5,0% ao ano, sabemos que poupança e parte significativa dos fundos DI perdem para a inflação projetada para os próximos 12 meses. Pois bem, como a maioria dessa comunidade, hoje posso dizer que tenho parte de minhas economias na Nuconta, que rende (ou renderia) aquele tantinho a mais que a poupança, mas que agora talvez não renda mais o que esperamos, ou talvez nem renda. Pensando nisso, resolvi abrir esse tópico para discutirmos sobre renda variável. Hoje tenho cerca de 30% de meu patrimônio em renda variável, comecei há alguns meses, ainda estou aprendendo, por isso também que acharia legal um local na comunidade onde possamos discutir a respeito do assunto, pois sei que tem pessoas aqui que já investem na variável e assim poderemos trocar ideias, bem como sugerir algo mais atrativo ao Nubank, quem sabe eles encontrem uma melhor forma de fazermos crescer nosso dinheiro usando a conta e cartão os quais nós usamos e gostamos muito (hoje só uso eles).

O que eu pensei logo de cara foi a criação de um Home Broker dentro ou separado do app Nubank.

O tópico não é apenas para experts na área, até porque eu quero aprender hehe. Independente de qualquer coisa, fica aí um tópico que poderá servir para debates nessa área de economia, finanças, investimentos e afins :wink:

Uma das muitas fontes da notícia >> aqui

15 Curtidas

Um Home Broker integrado seria muito bom mesmo.

Comecei com ações faz algum tempo desde que a Selic começou a ter cortes mais frequentes, e também não sou expert no assunto, mas sei investir com cautela e adoraria investir por um HB do Nubank.

É renda variável e o futuro é incerto, mas não tem erro: Reserva, conhecimento, ações (Buy and Hold) e a força do longo prazo.

6 Curtidas

Pois é, eu estou há alguns meses nesse universo e como vc falou, é só ter cautela, não ousar muito e ter paciência com os altos e baixos da bolsa.

1 Curtida

Uma frase que me passaram e uso bastante é “diversificar o investimentos”, tenho investido em renda fixa e variável, mesmo com a queda da selic, ainda é uma boa investir. O RDB do nubank é um deles. Também tem fundos imobiliários, tesouro, ações… Enfim, uma boa diversificação na carteira pode ter bons rendimentos.

2 Curtidas

@gpaulinno passou um tempo sumido né, mas voltou com tópico extremamente importante :+1:.
Assim como você, também não sou expert, depois de muito estudar, comecei dando meus primeiros passos em fevereiro na renda fixa com Tesouro Direto, com o passar do tempo a gente vai aprendendo mais coisas sobre o mercado financeiro aí dei meu segundo passo na renda variável com os Fundos de ações, mas continuei buscando aumentar meus conhecimentos, daí dei o terceiro passo com os ETF’s. Nesse ponto (Agosto) eu já tinha um conhecimento razoável pra dar o quarto passo que seria investir em ações da bolsa, aí fiquei acompanhando as notícias financeiras e as movimentações do mercado pra tentar entrar na hora certa. Em meados de agosto essa hora chegou, fiz o contrário do que tinham me recomendado, em vez de optar por uma carteira recomendada, resolvi comprar ações de apenas duas empresas, que eu já vinha estudando bastante o histórico delas. Do montante que separei pra compra de ações, fiz o seguinte: 3% na empresa A e 97% na empresa B.
Mas este é um investimento de altíssimo risco e o resultado é que eu estava certo em não investir na tal carteira recomendada. A empresa A, me deu um prejuízo de 30% do valor investido, mas os 97% investidos na empresa B, estão me dando um retorno de 38% sobre o montante investido, até agora…

4 Curtidas

Opa, @Adriano_Xavier, realmente passei um tempo ausente, muito trabalho e algumas ocupações extras me fazem ficar um pouco distante de redes sociais e afins. Mas na medida do possível estarei por aqui. Bem, meu caso foi o contrário, a ação que me recomendaram deu certo e já estou com um lucro de mais de 30% em dois meses, entrei nela na hora certíssima e essa eu não largo (ITSA4) Daí comprei uma ação que começou despencar, entrei na hora erradíssima e perdi 7% nessa ação, não foi muita coisa porque comprei poucos papéis da mesma. Mas enfim, existe um risco sim, e tem que ter coração bom pra acompanhar o sobe e desce da bolsa. Mas sempre que posso dou uma olhada nos sites de economia, grupos do telegram e tals. Mas na variável, só tenho minha reserva de emergência, essa não posso deixar de ter.

2 Curtidas

Tem que diversificar sim, concordo plenamente com vc, só que ultimamente na fixa não temos muitas opções, creio que sobraram apenas os LCIs e LCAs como também debêntures a longo prazo. Isso eu estou falando, não estudei nem li nada a respeito ainda. Mas tipo… Não vejo muita atração na renda variável, mas temos que ter pra uma reserva de emergência, é claro.

1 Curtida

Meu amigo, você cria um tópico pedindo orientação, mas parece que tá dominando o negócio rapaz? Kkkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkkk

E caramba, os papéis ITSA4 oscilaram de mais no último ano, já os da empresa B que eu citei, tiveram oscilações bem menores e uma valorização bem maior no mesmo período.

Agora vejamos o comportamento dos papéis da empresa B no mesmo período:

2 Curtidas

Vejo que vc está bem preparado pelo que vem pela frente e olha que vc está bem antenado a meu ver… Acertou na veia da (ITSA4)… A reserva de emergência não pode faltar mesmo na carteira, o negócio é focar nas tendências do mercado mais rentável que é a renda variável, mas tem que escolher bem as empresas promissoras e papéis que serão mais rentáveis no futuro. Pelo visto teremos que nos arriscar um pouco mais.

1 Curtida

Três empresas que adoro para o longo prazo: ITSA4, EGIE3 e ABEV3.
E sim, não é legal seguir dicas quentes ou especulação para montar sua carteira, mas essas realmente são boas empresas que tem ótima gestão.

E no caso do Nubank abrir capital um dia (se for na B3 ao invés da Nasdaq) e o preço não ser alto acredito ser uma boa mesmo não gostando de IPO.

1 Curtida

@gpaulinno faz uns 6 meses que comecei a Apostar na Renda variável, já que os ganhos da fixa só estavam diminuindo e não me arrependi. O IPCA 35 vai muito bem obrigado! rs

1 Curtida

Perfeita a sua sugestão, se eu montasse uma carteira de longo prazo seria essa, acrescentaria só a TAEE4.

Se a XP e a Nubank abrisse IPO na B3 eu ia incluir elas também.

Por enquanto estou focado em juntar dinheiro até o final do ano, a minha corretora atual Easynvest zerou corretagem até dezembro, foi o que me fez ter coragem de entrar nas ações, e todo meu investimento por enquanto é de curto prazo, swing trade, enquanto vou estudando mais sobre ações e outros tipos de investimentos.

Sobre CDB, o Banco RCI Brasil colocou 104%(Agora está 102%) do CDI, com liquidez diária, acho que mais pra frente teremos uma concorrência mais acirrada na Rede Fixa, por enquanto a maioria está parada no 100%.

Um Home Broker da Nubank, eu imagino que seria algo bem bonito de design e fácil de manusear, coisa que a maioria das corretoras se preocupam muito pouco atualmente.

3 Curtidas

Vim pensando nesse assunto, gpaulinno, acredito que o futuro nosso é migrar para a variável mesmo.

1 Curtida

Boa noite, vi o post e entrei recentemente no ramo da renda variável, procurando diversificar meus investimentos, iniciei com FII e vi que estão falando sobre ações, como funciona os rendimentos? É pago dividendos? Ou é só valorização de cota?

1 Curtida

É, eu tento dar uma acompanhada, mas ainda há muito pra aprender kkkkkkkk. Abri o tópico no intuito de concentrar tudo sobre investimentos e irmos aprendendo juntos kkkkkkk. Mas é @Adriano_Xavier, a Itausa anda meio lateralizada e ontem (07/11) deu uma queda mas deve ter sido por conta da notícia de compra da Liquigás. Talvez hoje ela ainda se mantenha, mas é um papel que nem olho, só faço aportes mensais e sem nenhum medo.

Pois é, o risco existe e como vc falou tem que se analisar bastante antes de entrar num papel, esse é o intuito desse tópico, discussão sobre essa área, o que está em alta, em baixa, quem já se arrisca e tals. Eu estou há pouquíssimo tempo viajando por essas veredas, já quase tomo uma pancada, mas consegui sair no zero a zero hehe. Mas vamos juntos, vamos tentar conhecer um pouco mais e trocar ideias.

Falou tudo! Não sigo dicas de corretoras, foruns e outros, tento acompanhar o mercado de ações, separo algumas e vou acompanhando e tentando me resolver rsrs. Vejo que vc está com uma boa carteira, parabéns! Caso o Nubank abra capital na B3 creio que será formidável, mas isso eu acho que não será tão cedo e caso acontecesse hoje, realmente talvez não fosse tão barato.

Mas agora fiquei curioso :thinking: Porque vc não gosta de IPO? Apesar de eu nunca ter participado de um.

1 Curtida

Isso mesmo, usando o bom senso dá pra se sair bem na variável. Eu estou há mais ou menos esse tempo também.

1 Curtida

Agora não vai mais tão bem assim :joy:

Pois é rapaz, por enquanto eu sou apenas logo prazo rsrs. Nunca fiz swing trade, já tive vontade, mas ainda não fiz. Corretora eu uso a Clear, me atende bem e 100% free, vc deve conhecer. Está com um bom papel, ele está no meu radar, andei dando uma olhada no gráfico e é uma ótima opção, preço bom.

Gráfico anual.

Taesa

1 Curtida