para quem não está ligado, recentemente, há uns meses uma atualização do app foi lançada, para Android, e essa sugere, nos códigos do app, que, na parte de cartões virtuais uma função muito semelhante, porém exclusiva da nubank, de pagamento com o celular no nubank estaria sendo implementada…
assim que esse trecho de código foi descoberto, a nubank lançou um novo update, removendo essas referências… mas, deu na cara de assumir que, sim, estão testando tal funcionalidade.
porém, agora vai a triste notícia, se a nubank está fazendo isso com seu app, esta função só estará disponível para Android, e se as coisas forem desse jeito não estará disponível para iOS.
agora lhes explico o porque:
todos os iPhones são equipados com um chip NFC, mas, ele é bloqueado para o app wallet, outros apps não possuem autorização nem de escrita, nem processo nem mesmo leitura do chip NFC.
em outras palavras, o único jeito de podermos usar o iPhone para pagarmos nossas compras é com o app wallet…
abrindo apenas dois cenários possíveis…
cenário A (será muita incompetência da nubank se ocorrrer): as funções de NFC nunca chegarão ao iPhone, pois eles não farão contrato com a apple pay, e, o recurso não pode ser implementado no iPhone de outra forma além do apple Pay.
cenário 2: A nubank fará apenas contrato com a Apple, e os demais, usarão a tecnologia da própria fintech.
eu quero muito poder usar o NFC no meu roxinho crédito / débito, usando meu apple wallet, e acho que a nubank precisa sim, fazer contrato com a apple pay.
mas, sim, os códigos de programação da versão, sugerem que teremos sim NFC.
eu sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas, e por mais que seja iniciante, sei que os chips da apple para NFC são travados.
Uma sugestão para burlar a limitação apple, seria enviar os dados do cartão via bluethooth para o terminal, mas, isso se tornaria mais arriscado devido a risco de furto de dados, e,m além disso, o lojista, precisará de ativar o bluethooth na máquina, e nem sempre sabem fazer isso…
vamos subir este tópico, comentem bastante, e vamos pedir posição imediata do nubank!
vamos lá galera!