Nubank está lançando tecnologia NFC no app própria... mas

para quem não está ligado, recentemente, há uns meses uma atualização do app foi lançada, para Android, e essa sugere, nos códigos do app, que, na parte de cartões virtuais uma função muito semelhante, porém exclusiva da nubank, de pagamento com o celular no nubank estaria sendo implementada…
assim que esse trecho de código foi descoberto, a nubank lançou um novo update, removendo essas referências… mas, deu na cara de assumir que, sim, estão testando tal funcionalidade.

porém, agora vai a triste notícia, se a nubank está fazendo isso com seu app, esta função só estará disponível para Android, e se as coisas forem desse jeito não estará disponível para iOS.
agora lhes explico o porque:
todos os iPhones são equipados com um chip NFC, mas, ele é bloqueado para o app wallet, outros apps não possuem autorização nem de escrita, nem processo nem mesmo leitura do chip NFC.
em outras palavras, o único jeito de podermos usar o iPhone para pagarmos nossas compras é com o app wallet…
abrindo apenas dois cenários possíveis…
cenário A (será muita incompetência da nubank se ocorrrer): as funções de NFC nunca chegarão ao iPhone, pois eles não farão contrato com a apple pay, e, o recurso não pode ser implementado no iPhone de outra forma além do apple Pay.
cenário 2: A nubank fará apenas contrato com a Apple, e os demais, usarão a tecnologia da própria fintech.
eu quero muito poder usar o NFC no meu roxinho crédito / débito, usando meu apple wallet, e acho que a nubank precisa sim, fazer contrato com a apple pay.

mas, sim, os códigos de programação da versão, sugerem que teremos sim NFC.

eu sou estudante de análise e desenvolvimento de sistemas, e por mais que seja iniciante, sei que os chips da apple para NFC são travados.
Uma sugestão para burlar a limitação apple, seria enviar os dados do cartão via bluethooth para o terminal, mas, isso se tornaria mais arriscado devido a risco de furto de dados, e,m além disso, o lojista, precisará de ativar o bluethooth na máquina, e nem sempre sabem fazer isso…
vamos subir este tópico, comentem bastante, e vamos pedir posição imediata do nubank!

vamos lá galera!

7 curtidas

O que a própria Nubank falou aqui na comunidade é que ter o código não significa ter funções. Segundo eles, eles fazem testes que não necessariamente viram produtos.
Espero que vire realidade, mas tenho minhas dúvidas em razão do investimento da Tencent na Nubank. Tencent é líder em pagamentos por QR Code. E o PIX do BACEN está vindo aí, unificando os pagamentos por QR Code também. Então acho que tem mais chances do QR Code aparecer e se fizer sucesso eles não vão querer dar dinheiro pras carteiras digitais.

3 curtidas

A solução ideal para pagamentos via NFC é a adoção das carteiras digitais existentes.

Nenhum app conseguirá fazer algo mais prático do que o nativo Apple Pay.

E sobre esse “vazamento” dos códigos, o Nubank já disse que isso foi só um teste e pode nem chegar a ver a luz do dia.

2 curtidas

Bom dia Nubank
Tenho um relogio garmin que em outros países da para fazer pagamento com aproximação (Garmin Pay )
aqui no brasil essa funcao nao funciona por que ainda nao tem nenhum banco.
Com essa nova tecnoligia NFC sera que vai dar para usar o pagamento usando o relogio?

3 curtidas

Espero que essa ideia não vá pra frente. Se for pra ter gambiarra é melhor nem ter.

1 curtida

bem, eu já gostaria que houvesse sim, apple pay, acho que o QR code não funcionará por dois motivos:

  1. há muitos lojistas burros (desculpem a palavra), que não sabem nem passar no contato, então, pedir pra gerar o QR vai ser pior ainda.
    são analfabetos funcionais
  2. como dito, no iPhone isso não chegará a funcionar, e, é uma vergonha o apple pay não estar no nubank…
    concordo que sim, a ideia de termos a função nativa no Android é excelente, mas, no caso do apple, precisa sim, do apple pay.
    sobre o que amigo disse sobre preferir nem ter, acredito que é errôneo, falar que é melhor nem termos.
    se a nubank criar esse NFC próprio, de fato, será exclusivo e otimizado para eles, agora, precisam sim, do apple pay.
    e essa coisa de código vazado virar e depois ser descartado, é byte para dispistar.
    no fundo, eles pensam sim, em implementar isso, e é o que queremos, mas, para apple, não tem jeito, precisamos do módulo apple pay.
    nubank precisa começar a pensar mais nos seus clientes, em recursos de tecnologia, acho disperdício a criação da conta PJ, pois, não será usado pelas massas.
    agora, métodos de pagamento mais seguros, como NFC é muito melhor do que um conta que só será usada por uma pequena parcela da população!

QR Code do Nubank já nasceria morto. Teria que ter parceria com as adiquirentes para que o QR gerado na maquininha foase entendido pelo app do Nubank, e como as empresas de adiquirencia são propriedade dos grandes bancos, isso é algo muito improvável de acontecer.

Eu já uso Google Pay e não usaria a gambiarra do Nubank pra ter dois aplicativos conflitantes na hora de pagar, por isso falei que é melhor nem ter.

O problema muitas vezes é que o QR Code não é tão divulgado para os lojistas, o Mercado Pago com aquele QR Code exposto no balcão foi uma ótima ideia, é mais prático, porém em alguns casos que testei ficaram fora do ar, como na black friday.

então? ter o serviço próprio do QR code, do nubank, ou qualquer coisa do tipo, seria perca de recursos… muito melhor fazerem logo as parcerias com google pay e apple pay, nem precisa do samsung pay, pois o google pay pega em todos os compatíveis com samsung pay

Oi Bruno, eu não consigo imaginar o NuBank fazendo gambiarras. Pode apostar que quando lançarem esta tecnologia estarão preparados!

Infelizmente qualquer solução de pagamentos NFC que não seja com as carteiras digitais existentes é “gambiarra”. Sem contar na impossibilidade de fazer isso funcionar no iOS :slightly_frowning_face:

acredito ser uma tremenda perca de tempo o nubank querer fazer a conta PJ, agora que está em tecnologia, muito atrás da neon.

@Bruno_Barbosa, existe uma padronização feita pelo Banco Central para QR Code. O padrão funciona pra qualquer empresa:

Se não usa a solução nativa do sistema (que funciona muito bem por sinal) pra mim é gambiarra. Gambiarra igual BB e Santander já fizeram. Nubank querer “reinventar a roda” é puro egocentrismo.

1 curtida

Eu não acho que essa padronização vai chegar em maquininhas, acho que é para transferência/pagamento entre pessoas, já que o objetivo do Pix é evitar intermediários.

@Bruno_Barbosa, PIX serve pra tudo, servindo pra pessoas físicas, jurídicas e até pro Estado. Mas a padronização do QR Code não diz respeito ao PIX somente, mas toda e qualquer transação financeira no Brasil feita com QR Code. Todas a POS (maquinhas de cartão) deverão ser compatíveis com o BR Code (QR Code padronizado pelo BACEN). É por isso que mesmo gostando mais do NFC, tenho certeza que o QR Code será priorizado pelo comércio e por administradoras de cartão, pois evita os gastos com intermediário que são as gestoras das carteiras digitais, como Apple, Google e Samsung.

1 curtida

Esse assunto já foi desmentido aqui na comunidade.

Veja:

Intermediários são as maquininhas, eu não vejo isso acontecendo pois vai eliminar a arrecadação de taxas. E quem cobra as taxas do lojistas são as empresas de maquininha, não o Google, Samsung e Apple.

@Bruno_Barbosa, é, realmente vi que não estão cobrando taxas pra administrar algo que é caro (muito caro!) manter e administrar os recebíveis sem custo algum. E sabe pq isso acontece? Pq quando o produto é grátis, você é o produto. Não existe almoço grátis. Ou a taxa será cobrada no futuro, ou você será o produto das empresas pra sempre. Apple, Google, Samsung e outras empresas são fazem caridade, gastando milhões de dólares por ano pra manter um sistema e administrar recebíveis de graça.

Mas sobre o BR Code, é padronizado. Não existe custo pra usar quando não existe recebíveis na transação e nem intermediários. O sistema é regulamentado de forma que não existe um dono do sistema. Somente quando existir um recebível existe um intermediário.

Não acho necessariamente isso.

O único empecilho é em relação ao iOS. No Android, até existe uma API para selecionar o serviço de pagamentos por aproximação desejado.