Nubank: esteja atento aos golpes

Alerta: cuidado com o golpe do falso suporte do Nubank

O Nubank é um dos bancos digitais mais populares do Brasil, e isso o torna um alvo atraente para fraudadores. Um dos golpes mais comuns envolvendo o Nubank é o golpe do falso suporte técnico.

Descrição do golpe:

O golpe do falso suporte técnico ocorre quando um fraudador entra em contato com uma vítima se passando por um colaborador do Nubank. O fraudador pode usar um número de telefone ou e-mail falso para parecer legítimo.

O fraudador geralmente diz à vítima que houve um problema com sua conta e que ela precisa fornecer algumas informações para resolver o problema. Essas informações podem incluir dados pessoais, como número do CPF, senha do Nubank ou código de segurança do cartão de crédito.

Como identificar o golpe:

Existem algumas maneiras de identificar o golpe do falso suporte técnico:

  • O fraudador nunca vai pedir suas informações pessoais por telefone ou e-mail. O Nubank nunca solicita essas informações dessa forma.
  • O fraudador pode usar um número de telefone ou e-mail falso. Verifique o número de telefone ou e-mail do contato para garantir que ele seja legítimo.
  • O fraudador pode fazer perguntas estranhas ou fora do comum. Se o fraudador fizer perguntas que você achar estranhas ou fora do comum, desconfie.

Como se proteger:

A melhor maneira de se proteger do golpe do falso suporte técnico é nunca fornecer suas informações pessoais por telefone ou e-mail. Se você receber uma ligação ou e-mail de alguém que se identifica como um colaborador do Nubank, sempre desligue ou exclua a mensagem.

Se você tiver alguma dúvida sobre sua conta do Nubank, entre em contato com o banco diretamente pelo chat do aplicativo, telefone ou e-mail.

Conclusão:

O golpe do falso suporte técnico é um golpe comum que pode ser usado para roubar suas informações pessoais. Ao estar ciente desse golpe e tomando as medidas necessárias para se proteger, você pode ajudar a evitar que se torne uma vítima.

19 curtidas

Boas-vindas à NuCommunity, @MarcosPairus! Grato por trazer uma informação tão útil para comunidade, deixo como contribuição também o canal de atendimento do Nubank para denunciar os golpes se passando pela instituição no link abaixo, assim medidas podem ser tomadas.

17 curtidas

Ótimo cara

7 curtidas

Valeu por compartilhar, @MarcosPairus! Seja bem-vindo à NuCommunity. :slightly_smiling_face::handshake:

17 curtidas

Obrigado pelas informações. :smiley:

7 curtidas

Seja bem-vindo à Comunidade, @MarcosPairus.

Sua postagem é muito importante para todos nós, pois nunca é demais ficar atento possíveis golpes.

Com o intento de complementar sua postagem, compartilho aqui um artigo do Banco Marter, que define segundo a FEBRABAN, os principais golpes que circulam por aí. São eles:

Falsa central de atendimento.
Falso motoboy.
Golpe do leilão.
Golpe do WhatsApp.
Golpe de troca de cartão.
Golpe do link falso.
Golpe do Delivery.
Golpe do falso boleto.

Caso alguém queira conhecê-los melhor e verificar como preveni-los, abaixo deixo o link do Artigo.

https://www.bancomaster.com.br/blog/golpes-bancarios-principais-como-prevenir

Todo cuidado é pouco e devemos está sempre atentos.

6 curtidas

Alerta de golpe Nubank

Atenção, comunidade Nubank!

Vou relatar detalhadamente sobre o que aconteceu comigo no dia de ontem 26/12/2023

Ontem, recebi uma tentativa de golpe por telefone. O número que me ligou foi o +55 11 98619-5689. A ligação começou com uma gravação que dizia que o Nubank havia identificado uma possível fraude de cartão de crédito. A gravação pedia para eu confirmar se eu havia realizado uma compra nas lojas das Casas Bahia. Como não reconhecia a compra, selecionei a opção de falar com um atendente.

A pessoa que atendeu a ligação rapidamente pediu informações sobre o valor da minha próxima fatura e o limite disponível do meu cartão de crédito. Eu passei essas informações, e o atendente disse que iria bloquear meu cartão e enviar um novo. Ele também perguntou entre três cores disponíveis de cartão qual eu gostaria de receber. Respondi que queria o cartão original, na cor roxinha.

O atendente então me informou que havia um PIX agendado para o meio-dia. Como já estava próximo desse horário, eu disse que não havia agendado nenhum PIX. O atendente disse que eu deveria cancelar o agendamento. Ele me orientou a ir na função PIX Copia e Cola e colocar um código PIX fornecido por ele via WhatsApp.

Este:

00020126780014br.gov.bcb.pix01367d09edbf-1297-48c6-a5fc-5f0bb7a8e3690216CANCELAMENTO PIX52040000530398654072000.005802BR5912NU PAGAMENTO6009SAO PAULO62070503***6304B40F

Neste momento, desconfiei que se tratava de um golpe. Rapidamente, coloquei o atendente em viva-voz e entrei no aplicativo do Nubank para verificar se havia um agendamento de PIX.

Quando informei ao atendente que não havia agendamento no meu aplicativo, ele disse que o sistema do Nubank estava passando por uma instabilidade e que não iria aparecer para mim. Desconfiado, desliguei a ligação. O atendente retornou a ligação, mas eu desliguei novamente e bloqueei o contato.

Em algum momento da ligação, o atendente disse que a compra fraudulenta havia sido realizada em um aparelho da LG. No entanto, meu aparelho é da Samsung. Ele também disse que, quando eu colocasse o código PIX Copia e Cola, eu deveria anotar o nome da pessoa que iria aparecer. Ele me disse que eu deveria anotar esse nome para registrar um boletim de ocorrência, mas que este código se tratava do cancelamento do agendamento.

O nome do credor que apareceu no PIX era “Telles Renan Ferreira da Silva”, CPF: xxx.474.328.xxx, instituição PAGSEGURO INTERNET IP S.A.

2 curtidas

Olá, tem o golpe da Instagram também.
Eu tenho conta no Nubank e no C6.
Outro dia comentei na postagem do C6 sobre a anuidade do cartão Black, aí logo uma pessoa entrou em contato pelo Direct, se passando por atendente do C6, oferecendo anuidade grátis para sempre, sem necessidade de ter gasto de 5 mil. Eu falei que eu tinha recebido 7 meses de gratuidade pela troca de categoria. Aí ela falou, mas eu estou oferendo anuidade para sempre. E pediu os dados para confirmação. Ai falei que era para ela entrar em contato pelo chat do aplicativo da C6.
Ai não me respondeu mais :clown_face:

5 curtidas

Isso acontecia com o Nubank também, costumava comentar nas publicações e do nada apareceu alguém tentando se passar pela instituição no privado, felizmente o Instagram tem um filtro poderoso que jogou esses golpistas pra aba de Spam, então nem me notificava, depois de um tempo que fui perceber a falcatrua dessa galera. :confounded:

7 curtidas

@ranielreis é terrível. O povo não da sossego.

5 curtidas

Ótimas informações. Quanto mais melhor. Obrigado por trazê-las @MarcosPairus

5 curtidas

Golpes são cada vez mais sofisticados; mantenhamos a vigilância constante! Obrigado @MarcosPairus pelas dicas.

5 curtidas

Prezados boa tarde.
Gostaria de auxilio e orientação.
Recebi o que seria um e-mail de um fornecedor rotineiro enviando boleto para pagamento. Contudo só identifiquei o real beneficiario após o pagamento realizado.
O boleto foi gerado pela Nubank.
Consigo reverter esse pagamento?
ainda não consegui retorno do fornecedor real por conta do recesso de fim de ano.
Por favor podem me orientar?

Att.,

4 curtidas

Opa @luizcar, boas vindas a comunidade.

Você pagou este boleto que dia? Ja tem mais de 3 dias?

7 curtidas

Prezado amigo,

Em primeiro lugar, lamento que você tenha sido vítima de um golpe.

No caso de um boleto pago por engano, é possível solicitar o estorno do valor pago. Para isso, você deve entrar em contato com o Nubank pelo chat do aplicativo ou pelo telefone 0800 591 2117.

Ao entrar em contato com o Nubank, você precisará informar os seguintes dados:

  • Data do pagamento
  • Valor do pagamento
  • Número do boleto
  • Nome do beneficiário

O Nubank irá analisar o seu caso e, se for confirmado que o pagamento foi feito por engano, o valor será estornado na sua conta em até 10 dias úteis.

Enquanto isso, você pode tentar entrar em contato com o fornecedor real para tentar resolver a situação.

Aqui estão algumas dicas para evitar cair em golpes:

  • Nunca forneça informações pessoais por telefone ou e-mail, a menos que você tenha certeza de que está falando com uma empresa ou pessoa confiável.
  • Se você receber uma ligação ou e-mail de uma empresa que você conhece, verifique se o número ou endereço de e-mail é o oficial da empresa.
  • Se você tiver alguma dúvida, ligue para a central de atendimento da empresa.
4 curtidas

Sim, @Kleber_Vieira1 o pagamento foi feito no ultimo dia 18/12 e só descobri agora que não era oficial.

5 curtidas

Ai como ja tem um tempinho, entre em contato com a instituição onde voce pagou esse boleto.

Obs: Se caso foi algum boleto que golpista burlaram e voce pagou, acho pouco provável reaver, mas não custa tentar não é. Tomara que consiga @luizcar :hugs::hugs::hugs::hugs::hugs:

6 curtidas

Obrigado.

4 curtidas

Olá @luizcar!

Conseguiu resolver o seu caso com o boleto?

1 curtida

Descobri um boleto agendado