Nubank hoje: milagre ou loucura?

DOS MILAGRES
O milagre não é dar vida ao corpo extinto,
Ou luz ao cego, ou eloquência ao mudo…
Nem mudar água pura em vinho tinto…
Milagre é acreditarem nisso tudo!
Mario Quintana, Espelho mágico. Porto Alegre: Ed. Globo. 2005.

De duas coisas na vida eu sempre tive consciência, meu apreço pela filosofia e pela tecnologia. Por muito tempo, fiquei me perguntando qual a relação que existia entre elas para mim, pois sempre me pareciam distintas e desconexas. :brain:

Mas, hoje entendo que nossa existência é um construto de tudo aquilo que acreditamos, vemos, consumimos mas, sobretudo, de tudo aquilo que decidimos acreditar e ser. É inegável a influência que sofremos, mas que também exercemos sobre os outros, seja entre amigos, na empresa em que trabalhamos ou na própria família. Religião, filosofia, crenças, costumes, valores e etc, são realidades que estão presentes em nossa vida e que balizam muitos momentos de nossa rotina. Por isso, é importante ter consciência dos nossos valores pessoais para melhor se posicionar no mundo. Então, pausa por 5 minutos a leitura do tópico e pensa quais são os seus valores! :mantelpiece_clock:

Tecnologia e filosofia tem tudo a ver! Em toda inovação tecnológica há uma filosofia por trás, ou seja, todos os projetos de tecnologias têm sua razão de existir e é ela que define o tipo de relação que as pessoas terão com elas. Afinal, toda tecnologia surge de alguma forma para servir e se relacionar com a gente!

Mas Elves, o que tudo isso tem a ver com o Nubank? :eyes:

Aí é que tá! O Nubank sempre foi mais que uma fintech, ela é um projeto de vida porque foi pensada para servir as pessoas. E esta é a sua filosofia: o Nubank nasceu para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira!

No início do Nubank, muitos achavam que o projeto era loucura de três pessoas e que logo o próprio mercado financeiro ia acabar o esmagando. Mas, a história se encarregou de provar o contrário e muitos hoje chamam o Nubank de algo parecido com o milagre da tecnologia financeira brasileira.

Mas, vem cá! Você já conhece seus valores, né?! Ok, muito bom! Mas, você conhece os valores do Nubank? Clica aqui pra dá uma lida no blog e conferir você mesmo! Já ouviu falar dos quatro pilares do atendimento do Nubank? Se não, clica aqui também! O foco do Nubank são os clientes e é por isso que a empresa Nubank se torna tão especial. Seu anseio torna a relação tecnologia-empresa-cliente o mais humanizada possível e é isso que encanta os seus quase 50 milhões de clientes! :tada:

Sobre cultura, filosofia e valores: o que você já sabe até hoje?

  • Já tenho claro os meus valores pessoais!
  • Ainda preciso me conhecer melhor e definir meus valores!
  • Vou me inspirar nos valores do Nubank!
0 votantes

Os valores do Nubank em 5 frases:

  1. Queremos que os clientes nos amem fanaticamente;

  2. Somos famintos e desafiamos o “sistema”, o status quo;

  3. Temos mentalidade de dono;

  4. Construímos times fortes e diversos;

  5. Buscamos a eficiência inteligente.

Já assistiu os fundadores explicando a cultura do Nubank? :point_down:

É muito legal quando há uma conexão entre nossos valores e os valores de uma empresa, não é mesmo? Na minha experiência como cliente, o Nubank sempre teve impacto positivo, afinal estou em relação com minha instituição financeira diariamente e é natural que eu queira me sentir bem nela! Sabe aquele pensamento de que cliente satisfeito não quer guerra com ninguém? Isso acontece quando há conexões de valores! Então, vale a reflexão e fica o questionamento: os valores da minha instituição financeira correspondem com os meus valores pessoais?

Uffa, que texto grande! Se você conseguiu chegar até aqui, meus parabéns guerreiro (a)! HAHAHA Já que chegou até aqui, me conta aí… em quê você acredita? Algum valor do Nubank conecta com o seu? Comenta aí! :blush:

35 curtidas

É uma loucura pensar que estaríamos aqui falando do sucesso dessa trajetória do Nubank tão inspiradora. Me lembro do convite para o cartão de crédito alguns anos atrás e da boa surpresa que foi acessar o app pela primeira vez! :iphone: Foi a mais pura sensação de sentir que tinha o controle financeiro nas minhas mãos. Voa Nubank! :rocket:

19 curtidas

Ahh @Julian_Lopes, é verdade!! Quem imaginou que chegaríamos tão longe?! :star_struck:
nubank
Bateu a nostalgia vendo esse GIF? Lembrou do dia 1, né? :smiling_face_with_three_hearts: Lembro-me da sensação de estranheza e insegurança que sentia nos primeiros dias, mas que se transformaram em confiança e liberdade financeira nos dias seguintes!

18 curtidas

Parabéns pelo texto @Elves , gostei muito, principalmente no que se refere as reflexões sobre nossos valores.

Eu sou o tipo de pessoal que acha que estamos em um constante processo de evolução, e esse processo só pode seguir se houver mudanças tendo como base nosso inconformismo e incertezas perante o que somos e desejamos ser. O próprio Nubank não é o mesmo de quando iniciou, apesar de seus valores seguirem aparentemente iguais, penso que a linha de chegada pode ser o próximo ponto de partida também, é como a frase de Heráclito: “Nada é permanente, exceto a mudança.”
E é esse inconformismo que me faz pensar que no fim das contas não sei quais são meus valores com 100% de certeza, afinal quero que o Rogério do futuro seja uma pessoa mais evoluída do que esse que está escrevendo agora, e quem sabe essa evolução só ocorra se os meus valores forem mutáveis, penso que quando temos a certeza de quem somos acabamos estagnando. Obviamente há algumas valores universais que devemos ter como base, porém quando penso em minha pessoa e quais são meus valores acabo por sentir que eu nem sei na verdade quem eu sou.

Espero que o Nubank siga em constante processo de evolução, e que apenas a mudança seja permanente.

18 curtidas

Putz, @RogerioM! Você como sempre me fazendo pensar ainda mais, que contribuição incrível! Eu amo essa música do Teatro Mágico. :purple_heart:

Na filosofia, costumamos dizer que todo o pensamento ocidental foi alicerçado sob dois grandes pensamentos: o primeiro você já citou que é o de Heráclito e o segundo, sobre Parmênides. Este argumentava que o ser é e nunca deixará de ser. Portanto, acredita-se que sábio seria aquele capaz de fazer, na sua vida, uma síntese entre os dois. E eu acredito que é tudo isso que você disse, nós somos e nunca deixaremos de ser na medida em que seguimos nos transformando, melhorando e crescendo. Porque isto é estar vivo: seguir se transformando! E, ao meu ver, assim como você, o Nubank segue se transformando e tendo seus valores. Na vida, como no Nubank, todos os dias são o dia 1, o primeiro para uma nova oportunidade!

18 curtidas

Grande @Elves
Parabéns pelo texto!

Valores que se misturam com Qualidades ,
caminhos que não se podem mudar” como Honestidade , Respeito e Responsabilidade.
Todo o restante deve ser repensado , mudado
(ou melhorado ) ou não!

Como escreveu Raul Seixas:

Prefiro ser essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes
Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

O ser humano precisa evoluir muito ainda!

:metal::metal::metal::metal:

18 curtidas

Itamaaar, eu li seu comentário cantando! :star_struck: “Prefiro ser essa metamorfose ambulante”. texto em negrito :notes: Estamos em sintonia hoje, né galera?! Eu acho um grandioso gesto de humildade a gente ser capaz de reconhecer tudo aquilo que necessita ser mudado, porque ter opinião formada sobre tudo é uma me@$&! Como o @RogerioM:

Como você disse, valores como honestidade, respeito e responsabilidade são uns desses valores universais que o Rogério falou! Mas, isso não é tudo! É preciso mudar o que precisa ser mudado! É ser inconformado frente aos problemas, arregaçar as mangas e fazer acontecer! Porque…

:notes::notes::notes::notes:

18 curtidas

É dessa forma que enxergo o Nubank,é mais do que tijolo e tecnologia, foi um projeto de vida idealizado por três pessoas para nos trazer à liberdade financeira através da tecnologia.Foi a primeira instituição financeira com a qual consegui me relacionar de uma maneira mais pessoal.Tem a NuCommunity que nos une,tem a Cristina Junqueira falando com a gente no insta de uma maneira sincera e inteligente, e tudo isso faz uma conexão entre mim e o Nubank,além é claro,dos seus produtos e serviço.

Esse aqui, é o ponto principal para mim,desafiar e ir atrás de fazer o que ninguém quis fazer ou achava que seria impossível de se fazer…

Parabéns pelo tópico meu amigo @Elves você está mandando super bem! :rocket::rocket::rocket:

10 curtidas

Sobre aquela conversa no shopping haha! Que bom que conseguiu descobrir o que as duas coisas que você gosta tem em comum :laughing:

14 curtidas

Não sou fã dessa abordagem.
Não consigo ver nada de bom em nenhum tipo de fanatismo.
Creio que para uma instituição financeira seria mais adequado ser admirada e respeitada do que tornar-se uma espécie de seita.

3 curtidas

É esse tipo de estreitamento de relação que nos proporciona momentos incríveis por aqui. Não vi nenhuma outra instituição fazer algo parecido.

5 curtidas

Belo texto @Elves! :clap:

Nossa, eu adorava essa interface! :star_struck:

12 curtidas

Concordo contigo @endydealmeida eu também amava, parabéns pelo tópico maravilhoso @Elves assim como a contribuição de todos. Otima leitura!

11 curtidas

A gente sabe que o Nubank surgiu a partir da ideia fundamental de fazer com que seus clientes alcancem a tão almejada, Liberdade Financeira ou seja, que eles tenham o controle de suas vidas financeiras.
Lembrando que a ideia de promover a liberdade financeira para os clientes, lá em 2013 (apenas 9 anos atrás), era um verdadeiro insulto para o Oligopólio bancário que dominava o Brasil naquela época e faziam questão (ainda fazem) de atrasar a vida dos seus clientes mantendo-os presos a um sistema caquético, com filas intermináveis e muita burocracia. Ao mesmo tempo, era um desafio gigante àquela empresa que nascia focada em romper com o Status Quo e com o sonho de revolucionar o mercado bancário brasileiro, usando a Tecnologia Financeira a seu favor e em favor dos seus clientes, daí que vem, do idioma inglês, a palavra: Fintech.

A fintech que revolucionaria o mercado, começou com um único produto, o cartão de crédito sem anuidade, porém com o diferencial que o cliente tinha todo controle desse cartão pelo celular, alí na palma da mão.
O tempo passou e a Revolução Roxa veio de forma voraz e trazendo uma ideia tão disruptiva, que fez várias outras fintechs surgirem imitando o Nubank e/ou tentando surfar na mesma onda. Mas o mais legal nisso tudo, é que essa ruptura no conceito de ser banco, mudou a mentalidade da clientela bancária, principalmente aqueles que (como eu) costumam resolver quase tudo pelo smartphones. Isso obrigou os velhos bancões a se adaptarem e criarem suas próprias versões de bancos digitais, para tentar fazer frente ao crescimento exponencial do Nubank.
Enfim, se o Nubank hoje é milagre ou loucura?
Para mim não é nem um, nem outro, mas o que seria então?
A resposta é bem simples:
Conceito
Um conceito talvez ainda não definido, mas que se apresenta de varias formas.

.O mesmo conceito que faz as pessoas com altos limites em outros cartões, desejarem possuir o cartão Nubank, mesmo sem a mínima necessidade.(Excluindo os maníacos do quanto mais cartões melhor).

.O mesmo conceito que faz as pessoas se revoltarem, quando seu limite Nubank não se equipara ao limite dos seus outros cartões e mesmo assim elas insistem em ficar no Nubank.

.O mesmo conceito que faz as pessoas virem aqui na Comunidade, agradecer por ter conseguido seu cartão com 50,00 R$ de limite.

.O mesmo conceito que faz a pessoa cancelar o cartão e depois vem arrependida pedindo pra voltar.

.O mesmo conceito que faz uma instituição bancária, ultrapassar os 48 milhões de clientes em menos de 9 anos de existência e com pouquíssima propaganda.

11 curtidas

Obrigado pela contribuição de vocês, pessoal! Quando a gente tem mais consciência da dimensão que é tudo isso, as coisas fazem mais sentido por aqui! :wink:

10 curtidas

@Mr.Xis, que contribuição incrível! :star_struck:
Muito interessante esse ponto do conceito! De fato, o Nubank é um conceito capaz de influenciar a nossa relação com as finanças, sem dúvidas! E mais legal é que ele nunca tá pronto e definido, né?! Está em constante transformação e evolução! :muscle:

10 curtidas

Exatamente isso!

6 curtidas

É preciso que cuidem para não desmantelá-lo. A comunidade precisa pressionar. A filosofia nas telas tem mudado.

Mudanças são necessárias, precisamos abraçar o novo.

Saudosismo vazio não leva a nada.

9 curtidas

Explicaram-me hoje a inspiração do banco Nu.

Eu nem fiz a digestão do almoço…