Nubank não liga para os cegos

Galera tô escrevendo esse post um pouco furioso então peço desculpa se eu me exaltar demais, mas estou falando aqui em nome dos deficientes visuais que usam o nubank. Estamos todos indignados como até agora não mexeram um único dedo para facilitar um pouco o acesso de um cego no login.

Começando pelo reconhecimento facial que por si só já é algo 100% inacessível, mas além de inacessível em alguns casos também é impossível. Mesmo com uma pessoa auxiliando e focando a câmera no rosto do deficiente é provável que não funcione, isso porque na maioria das doenças que causam problemas visuais os olhos ficam com algum defeito fisico como ficarem totalmente brancos ou o deficiente não consegue mantê-los abertos, com isso torna-se impossível passar pela verificação facial.

a única alternativa que temos é ligar para o nubank em um processo chato e demorado para pedir para algum atendente substituir método de verificação por uma foto do usuário segurando o documento. percebam que mesmo esse método ainda é inacessível pois exige auxílio de um terceiro para tirar a foto. Para piorar na maioria das vezes o atendente fica passando de um departamento para outro e repetindo perguntas ao invés de simplesmente mudar a porcaria do método. Isso particularmente me irrita muito pois é Algo que poderia ser muito facilmente resolvido colocando um botão para alternar os métodos de verificação no aplicativo, garanto que os programadores fazem isso em alguns minutinhos, visto que ambos os métodos já funcionam e basta colocar um botão para que o próprio usuário possa alterná-los.

Vou acrescentar aqui um exemplo de incompetência que aconteceu com uma amiga minha ontem da qual cheguei a rir ao mesmo tempo que fiquei indignado, após ela explicar que é cega e pedir no chat para trocar o método de verificação o atendente mandou um link para atendimento em libras, sim libras para uma cega, só falta agora mandar uma carta em braille para um surdo kkkk.

Agora falando sério vocês prezam tanto pela inclusão de todos e acessibilidade para todos, já está na hora de dar um jeito nisso, uma possível solução seria criar um cadastro com uma opção adicional para deficientes visuais na qual a verificação possa ser feita por um questionário de perguntas pessoais que provem que se trata do dono da conta. Eu sei que não dá para desenvolver um sistema de acessibilidade do dia para noite, mas já tá na hora de vocês começarem pelo menos,

de modo geral depois de logado não há nenhum grande problema de acessibilidade com os menus do aplicativo mas por favor em nome de todos os cegos façam logo uma verificação de identidade acessível.

23 curtidas

O reconhecimento facial do Nubank é ruim até mesmo para quem tem visão normal imagine para quem não tem. Já comentei nesta comunidade que o do inter é bem melhor e bem mais fácil. O Nubank deveria ter no cadastro do usuário a informação se a pessoa tem deficiênciae qual é ela, assim ao atender a pessoa o atendente já saberia qual a deficiência e qual o atendimento personalizado essa pessoa precisa, facilitaria a vida tanto para o usuário tanto para o próprio Nubank. A empresa precisa desenvolver soluções para atender as pessoas com deficiência de acordo com cada uma delas. Resta saber se a empresa está investindo nisso ou só faz uma coisinha dali uma coisinha acolá e acha que já tá fazendo muito… Não faz mais do que a obrigação do que deveria fazer…

4 curtidas

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

1 curtida

@Player96, acho importante o seu testemunho como oportunidade para o Nu entender melhor essas situações e buscar desenvolver as melhorias necessárias.

Entendi que não se trata de uma questão geral envolvendo o aplicativo, mas simplesmente o método de autenticação. Assim, vamos torcer para o Nu desenvolver logo uma alternativa mais viável para o deficiente visual, e que seja tão ou mais segura que o reconhecimento facial.

Se vale o comentário, acho que não se exaltou demais não. :wink:

7 curtidas

Tá certa tem que cobrar mais eficiência mesmo do Nubank e mais respeito e coerência com seus clientes, eu por exemplo tô 5 anos tentando a misera de um limite de crédito no cartão e simplesmente ingnoram mesmo tendo quitado toda dúvida com eles, ou seja o nubank ainda tem uma política deturbada com relação a avaliação de perfil dos clientes mesmo sendo cliente deles há mais de 5 anos e sempre movimentando a conta.

1 curtida

Acho que não fiquei tão exaltado porque demorei para começar a escrever o texto, no momento que a minha amiga passou por aquilo no chat eu tinha ficado realmente bravo.

Eu costumo ficar ainda mais bravo porque eu não vejo um caso isolado ou outro, pois eu sou deficiente visual também mas não sou completamente cego então normalmente sou eu quem tenta corrigir os problemas de acessibilidade nos aplicativos para vários cegos da cidade. Aí de tanto ver problemas ridículos que seriam resolvidos facilmente às vezes a gente fica meio puto

1 curtida

oi @Player96, seu relato é realmente muito frustante, eu havia visto alguns relatos em outros anos (2020,2021) deste mesmo problema mas não sabia que ainda persistia.
Eu estou fazendo uma pesquisa sobre dificuldades de acessibilidade em aplicativos de bancos digitais, teria como eu entrar em contato com você por outros canais?
Tenha uma boa semana :smiling_face:

Olá!

Você poderia dizer como funciona em outros aplicativos bancários?

Totalmente necessário esse texto. Concordo com cada palavra, inclusive, essa foi minha maior dificuldade no momento de criar a conta. Por favor! Nos olhe com mais carinho. Nem sempre temos olhos amigos pra nos ajudar, quanto mais independente vocês nos possibilitar melhor será para todos nós.

2 curtidas

Inclusão só existe no papel porque na prática olha… totalmente Lamentável! Me recordo no momento em que fomos criar minha conta. Como nos irritamos com esse tal reconhecimento facial. Uma coisa dessa precisa ser corrigida rapidamente.
Somos tão importante quanto outros clientes

1 curtida

Oi @Player96, tudo bem?

A gente quer agradecer demais por você trazer esse ponto.

Levamos ele para nosso time interno responsável, para tornarmos nossa comunicação mais efetiva. O que aconteceu nesse caso é que o link direciona para um domínio que cita apenas o Nu Libras, quando também, na verdade, engloba todo o cenário do NuAcessibilidade.

O time está trabalhando para fazer esse ajuste o quanto antes, pois queremos a melhor experiência possível para nossos clientes. Mais uma vez, um super obrigado por ter trazido esse feedback.

Abraços!

13 curtidas

Olá, parece que o Nubank está implementando um modo de ativar a conta para pessoas com deficiência visual.
Ao iniciar o processo de validação de conta em outro aparelho apareceu para mim esta opção: “Atendimento para pessoas com deficiência visual”, clico nesta opção abre uma página no navegador e pede permissão da câmera e áudio, mas só fica carregando e não acontece nada. Vamos aguardar para ver se alguém do desenvolvimento responde. Criarei um poste sobre este possível novo recurso de acessibilidade.

Q é bom ver que finalmente algo está sendo feito, espero que os resultados apareção logo tornando esse problema coisa do passado

1 curtida

Perguntei direto no e-mail do Nubank mas eles não responderam, depois de alguns dias, encaminhei o mesmo e-mail para a ouvidoria do Nubank a´-i depois eles resolveram responder mas parece que a moça que respondeu não sabe interpretar texto ou interpretar uma pergunta… Então voltei de novo a mesma pergunta que fiz no tópico. Realmente o atendimento do Nubank está deixando muito a desejar, para eu que comecei no Nubank em 2015, hoje não diria mais que o atendimento do Nubank é uma referência para mim, diria que foi uma referência no passado.

1 curtida