Sou cliente do Nu desde 2015, sempre mantive minha reserva de emergência na Nuconta desde então, e infelizmente, esse mês, eu tive que sair totalmente do banco.
Antes, o valor rendia diariamente o CDI. Mudou pra regra dos 30 dias, ok, ainda funcionava pra mim.
Mas desde dezembro, parou de render tudo, praticamente. Algo mudou, não me avisaram nada…mexi, fucei, pesquisei, perguntei e descobri:
Agora, o Nubank, retira o depósito mais antigo na conta, quando você tira dinheiro.
Vou explicar com um exemplo: você mantém 20 mil reais de reserva. Rendendo CDI, bonitinho, diariamente, ok.
Aí você manda R$ 1.000,00 pra sua Nuconta. Então, paga mil reais em boletos…de onde vai sair esse mil dos boletos?
DA SUA RESERVA DE 20 MIL!
Essa reserva, já estava rodando 15% de IR (mais de 2 anos que estava lá), e agora o banco retira do depósito mais antigo.
Em vez de usar os mil que acabei de depositar, ele retira dos mil reais mais antigo ! E esse novo mil que depositei? Só vai render daqui 30 dias, e tabela regressiva, começando em 22,5% e com IOF inicial.
Ou seja, PERDEU O PROPÓSITO, de rentabilizar minha reserva! Você só ganha dinheiro na Nuconta SE NÃO RETIRAR NADA!
Repetindo: se você retirar dinheiro, NÃO VAI GANHAR NADA, pois o seu valor mais antigo lá, vai ser retirado.
Pra quem mexe muito a conta (recebe e retira dinheiro), não serve mais pra nada!
Poupança, retira o depósito mais antigo.
Tesouro direto, retira do mais antigo.
CDB de bancão? Retira do mais antigo.
“Ah, mas é só colocar na caixinha, ela tem liquidez diária, recomendamos pra reserva de emergência”
Reserva de emergência tem que ter liquidez IMEDIATA. Se tiver alguma emergencia (sequestro, acidente, problema de saúde, pagar alguém a vista, no débito, pix etc), sua emergência vai ter que esperar 1 dia útil. E mesmo no dia útil, tem horários.
Ou seja: combine com sua emergência para ela não surgir em feriado, final de semana ou madrugada.
Eu podia transferir, fazer pix, sacar dinheiro etc, IMEDIATAMENTE, antes, caso precisasse. E ainda rentabilizava diariamente. Mas agora, não pode mais, pois retira do depósito mais antigo ou tem que usar a liquidez diária (NÃO USEM ISSO PRA RESERVA DE EMERGÊNCIA)
Enfim, um desabafo/crítica. Se um dia mudarem, eu volto.