Nubank perdeu o propósito e utilidade para mim

Sou cliente do Nu desde 2015, sempre mantive minha reserva de emergência na Nuconta desde então, e infelizmente, esse mês, eu tive que sair totalmente do banco.

Antes, o valor rendia diariamente o CDI. Mudou pra regra dos 30 dias, ok, ainda funcionava pra mim.

Mas desde dezembro, parou de render tudo, praticamente. Algo mudou, não me avisaram nada…mexi, fucei, pesquisei, perguntei e descobri:

Agora, o Nubank, retira o depósito mais antigo na conta, quando você tira dinheiro.

Vou explicar com um exemplo: você mantém 20 mil reais de reserva. Rendendo CDI, bonitinho, diariamente, ok.

Aí você manda R$ 1.000,00 pra sua Nuconta. Então, paga mil reais em boletos…de onde vai sair esse mil dos boletos?

DA SUA RESERVA DE 20 MIL!

Essa reserva, já estava rodando 15% de IR (mais de 2 anos que estava lá), e agora o banco retira do depósito mais antigo.

Em vez de usar os mil que acabei de depositar, ele retira dos mil reais mais antigo ! E esse novo mil que depositei? Só vai render daqui 30 dias, e tabela regressiva, começando em 22,5% e com IOF inicial.

Ou seja, PERDEU O PROPÓSITO, de rentabilizar minha reserva! Você só ganha dinheiro na Nuconta SE NÃO RETIRAR NADA!

Repetindo: se você retirar dinheiro, NÃO VAI GANHAR NADA, pois o seu valor mais antigo lá, vai ser retirado.

Pra quem mexe muito a conta (recebe e retira dinheiro), não serve mais pra nada!

Poupança, retira o depósito mais antigo.
Tesouro direto, retira do mais antigo.
CDB de bancão? Retira do mais antigo.

“Ah, mas é só colocar na caixinha, ela tem liquidez diária, recomendamos pra reserva de emergência”

Reserva de emergência tem que ter liquidez IMEDIATA. Se tiver alguma emergencia (sequestro, acidente, problema de saúde, pagar alguém a vista, no débito, pix etc), sua emergência vai ter que esperar 1 dia útil. E mesmo no dia útil, tem horários.

Ou seja: combine com sua emergência para ela não surgir em feriado, final de semana ou madrugada.

Eu podia transferir, fazer pix, sacar dinheiro etc, IMEDIATAMENTE, antes, caso precisasse. E ainda rentabilizava diariamente. Mas agora, não pode mais, pois retira do depósito mais antigo ou tem que usar a liquidez diária (NÃO USEM ISSO PRA RESERVA DE EMERGÊNCIA)

Enfim, um desabafo/crítica. Se um dia mudarem, eu volto.

6 curtidas

Vi muita gente aqui reclamando que a NuReserva deu negativo.
Vi a explicação e, sim, estão corretos: fundo de renda fixa pode investir em crédito privado.

Qual o grande problema disso tudo?
A NUBANK INDICAVA ESSE FUNDO COMO RESERVA DE EMERGÊNCIA.

Pessoal, reserva de emergência tem que estar em 100% em renda fixa!
Absurdo colocar sua RE em renda variável, mesmo que seja de maneira indireta, através de debêntures!

Aí vai vir os passadores de pano “ah mas pode sim, tava no regulamento mimimi blablabla”…E POR QUE O BANCO INDICOU COMO RESERVA DE EMERGÊNCIA, PARA PESSOAS LEIGAS?

Erro grande esse!

E uma dica: reserva de emergência tem que ser LIQUIDEZ IMEDIATA.

Sequestraram um parente teu? Tem que transferir NA HORA.
Tá em uma cidade que só usa débito? Liquidez tem que ser ali, NO MOMENTO.
Sofreu um acidente, alguém morreu, precisa pagar um anestesista ou alguém assim? TEM QUE TER LIQUIDEZ IMEDIATA.
Precisa sacar dinheiro ? Tem que ser com urgência, de imediato!

Colocou em fundos de investimento, CDB etc? A liquidez é diária, e não imediata. Ou seja: combine com sua emergência dela acontecer em horário comercial, tá?

Se sua emergência ocorrer de madrugada, final de semana ou feriado, você tá f…

Por isso Nuconta era TÃO BOM ANTES: deixava na conta, rendia CDI diário, podia tirar o dinheiro de imediato!

Mas agora, sai do depósito mais antigo:

NÃO DEIXEM SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA EM FUNDOS OU CDB.

2 curtidas

Welcome, @whitedog!

Debêntures são ativos de renda fixa, pois garantem a rentabilidade contratada no vencimento.
Mesmo no Tesouro Selic, que é o papel mais seguro do mercado e também indicado para a reserva financeira, há possibilidade de rentabilidade negativa no curto prazo, como ficou bem claro em 2020 e pegou de surpresa vários investidores na ocasião, exatamente como está ocorrendo no momento.

Agora, que o fundo Nu Reserva Imediata não é indicado para a reserva de emergência, isto é um fato.

CDB’s de liquidez diária são a melhor opção para a reserva financeira desde sempre. Até bancão oferece a opção a 100% do CDI e com resgate 24/7.

16 curtidas

A Caxinha Reserva de Emergência na opção RDB Resgate Imediato tem liquidez 24/7.

9 curtidas

A caixinha de reserva de emergência tem resgate imediato. Eu fiz alguns testes em feriados e finais de semana antes de migrar totalmente pra lá e é possível retirar o dinheiro a qualquer momento.

19 curtidas

A caixinha tem a possibilidade de liquidez diária e imediata (24/7) e a outra que envolve o fundo de reserva imediata.

Ao que parece você tem conhecimento sobre as modalidades, só na hora de escolher, fez de maneira equivocada. Mas tenho que concordar que o rendimento direto na conta, sem essas tais caixinhas, faz falta.

5 curtidas

As retiradas das caixinhas saem do depósito mais antigo !!!

Não, não escolhi de maneira errada. Ambas retiram do depósito mais antigo.
Eu tinha minha RE pagando somente 15% de IR (mais de 2 anos lá)…e do nada, foi sumindo.

Tao facil hje em dia ter 2 bancos no celular,eu deixo nubank so para guardar,e uso outro app so para pagar contas,ai nao passo esse sufoco de estar 2 anos e voltar para o ir de 22.5%.

O RDB vence em 2 anos, retornando à alíquota máxima do IR.

2 curtidas

Dependendo do valor que tiver, esse dinheiro que você usa pra movimentar em outro banco já daria pra pagar um almoço, deixando um dia no CDI, ou um cafezinho, se tiver menos. Eu não gosto de jogar dinheiro fora.

1 curtida

Para o cdi pagar um cafezinho tem que ser um valor parado acima de 10 mil reais,minhas contas nao chegam nem a 2 mil,e tbm nem dura uma semana na conta de gastos

Nas Caixinhas o dinheiro fica separado da conta, então movimentações na conta não afetam as aplicações nela.
Aí se você quiser um dinheiro pra que renda no primeiro mês, cria outra Caixinha pra essas movimentações, daí não vai afetar sua Caixinha RE.

2 curtidas

Pra quem usa Nubank fica aí o aviso: quando for criar uma caixinha, confere se ta usando “RDB resgate diário”
se tiver como “Nu Reserva Imediata” TROQUEM ANTES DE CRIAR

6 curtidas

O dinheiro de vocês também parou de render? O meu faz dias que não está rendendo nada. Não está em caixinha, está no “dinheiro guardado” (há mais de 30 dias), tinha rendido um pouco e simplesmente congelou. Tenho prints de semanas atrás com o mesmo valor de hoje. Mais alguém assim???

1 curtida

Veja o extrato do rendimento.
Normalmente no guardar dinheiro é no 30° dia + 1, se não me engano. Ja a caixinha de reserva de emergência é diário.

Se você faz movimentações na conta, o valor que “está” no cofrinho pode acabar não rendendo, pois os resgates são efetuados sempre sobre os depósitos mais antigos.

5 curtidas

Eu sou muito saudoso quanto ao finado porco do cofrinho. Se a caixa de emergência é a mesma coisa, deveriam ter deixado o cofre. Mesmo a caixa sendo prática, nada era tão simples quanto o porco.

1 curtida

Infelizmente! :pensive:
Este tópico nunca fez tanto sentido. rsrs

5 curtidas

que ruim hein

4 curtidas