Após divulgar o caso, a internauta declarou que não foi lesada devido ao Nubank ter lhe ajudado a resolver o problema. Pelo Twitter, o perfil do banco se colocou a disposição dela.
Robô do PIX?
A Cada dia a ladroagem cría uma novidade pega Mané.
Acho incrível como tem gente instruída caindo nesses golpes do dinheiro fácil.
Povo põe a ganância na frente da razão, aí se lasca e fica na mão.
Essa aí se tocou rápido e conseguiu recuperar o dinheiro, mas num âmbito geral, a maioria dos casos que vemos por aí, não tem esse final feliz.
Esses dias vi uma propaganda no Instagram de uma página que oferecia dobrar/triplicar o valor do PIX. Basta mandar um PIX de X reais e eles devolviam 2*X reais. Salvei o post para mostrar para alguns amigos… Aí o algorítimo do Instagram começou a mostrar mais propagandas desse tipo de golpe entre os stories.
Isso aqui resume bem tudo isso:
Lembro que tinha um highlight com dezenas de depoimentos de pessoas diferentes gravados em vídeo. Deve ter mané que vê isso e acha que é verdade.
Nem precisa ser “mané” não, infelizmente tem muita gente letrada e esclarecida caindo nesse tipo de golpe… muita gente ficando desempregada, pandemia afetou o trabalho e o salário de uma galera… às vezes a pessoa só deixa o desespero anuviar o raciocínio lógico e acaba caindo mesmo.
Por isso é tão importante compartilhar sempre qualquer tipo de golpe novo, pra cada vez menos pessoas caírem.
Eu acho que esse tipo de golpe tem ganhado tanto espaço pq mexe com o senso de urgência das pessoas.
Quando a gente se pergunta pq as pessoas espalham fake news, passa por isso tb. Essa necessidade de compartilhar uma informação a qualquer custo, sem confirmar a veracidade antes.
As gangues que pensam nesse tipo de golpe planejam mexer exatamente onde dói: ajudar um familiar / amigo em necessidade e sempre com urgência, sem dar muito tempo da pessoa raciocinar. Quando vê, já caiu no golpe
Mas a engenharia social visa isso mesmo: Mexer com o psicológico das vítimas.
Precisamos estar sempre atentos, nunca baixar a guarda pra não sermos, a próxima vitima.
A bandidagem utiliza-se do despreparo, inabilidade digital das pessoas, junta-se com o psicológico (como escreveu @Mr.Xis) e muitas vezes a ganância do dinheiro fácil, daí é um combo ideal pra furtar geral.
Achei digno o popó voltar atrás e recusar o dinheiro para propaganda, infelizmente muitos influenciadores se aproveitam do próprio público para ofertar algo que eles nem se preocupam com a procedência.
Isso dai @ViCarla, fique sempre de olho em tudo. Sempre tenho o habito de fazer isto que você faz, verificar o remetente de email. A cheio de gente mal intencionada querendo hakear email, acessar nossos dados. Olha so esse email abaixo que recebi.
Todo bonitinho, uma atração.