Recentemente ando vendo muitas pessoas colocando o Ultravioleta com um dos piores cartões black em questão de pontuação e o C6 Carbon com um dos melhores. Como alguém que ja teve os dois e preferi encerrar minha conta no C6 e migrar para o NuBank, resolvi fazer uma análise do meu uso do cartão nos últimos 31 meses (tempo em que estou usando o Ultravioleta) pra ver se isso procede, e pasmem, até eu fiquei impressionado.
Nu Ultravioleta
No período de Setembro de 2022 à Março de 2025 eu acumulei um Cashback de R$1.939,40 onde R$538,82 foram rendimentos
E nesse período houve 8 meses em que eu não obtive isenção da mensalidade (considerando o critério de mais de R$5mil gastos), ou seja, eu paguei um total de R$392,00 em mensalidade, o que deixa o Ultravioleta com um Cashback real de R$1.547,40
C6 Carbon
Como o C6 Carbon pontua 2,5 pontos a cada Dólar gasto, fiz uma simulação utilizando a minha movimentação do Ultravioleta, para isso considerei uma fatura média de R$4.514,61 para calcular quantos pontos teria acumulado no C6, no mesmo período, considerando a variação do Dólar. E o resultado foi 67.263 pontos.
-Cashback: Considerando que o C6 oferece um Cashback de R$24,00 para cada 1.000 pontos Átomos e que o regate mínimo e de 500 pontos. Eu conseguir fazer esse resgate 67 vezes, que dá um Cashback de R$1.608,00 e me sobrariam 263 pontos.
-Mensalidade: O C6 Carbon tem uma mensalidade de R$98,00 com isenção de 100% gastando mais de R$8mil, e até fevereiro de 2024 havia a possibilidade de 50% de isenção gastando mais de R$4mil, como esse período inclui faturas anteriores à fevereiro de 2024 é justo considerar essa isenção. Durante esse período de 31 meses eu só tive três faturas que ultrapassaram o valor de R$8mil, considerando isso eu teria pago ao C6 um total em mensalidades de R$1.813,00.
Com isso eu teria tido no C6 Carbon, não um Cashback mas sim um gasto (prejuízo) de R$205,00.
Lógico que essa análise só leva em conta a pontuação transformada em Cashback, e cada um pode tirar suas próprias conclusões, mas considerando o atendimento ao cliente dos dois bancos, não deveria nem haver uma comparação, o NuBank está quilômetros à frente.
Aproveito também a oportunidade para parabenizar o NuBank pela iniciativa do Ultravioleta e o compromisso em sempre estar melhorando o produto, como temos visto recentemente.