Tenho uma sugestão ao qual a nubank poderia implementar no seu portfólio de serviços, ja vir diversos serviços em varios banco como , criptomoeda, bolsa, invest, cdb e etc. Deveria ter um produto aonde Empresas que tem projeto inicial ou em andamento e precisa captar recurso mais não consegue, onde tem investidores que querem aplicar seu dinheiro com segurança mais muitas das vezes não tem tempo para procura empresas que administre o mesmo.
Uma opção aonde empresario ou ate mesmo pessoa fisica tenha um recurso sobrando e deseja investir incentiva impulsionar projetos para que possam sair do papel e possa torna realidade.
O nubank pode ter um papel fudamental nesse projeto! O Nubank entraria como intermediador entre quem vai receber o recurso e quem vai investir, o nubank seria o porto seguro de quem está aplicando o capital e de quem esta recebendo passando confiança para ambos os lados, as taxas e os juros prefixados e as parcelas cobrada seria cobrada através da plataforma do nubank.
as cobranças e a negativação fica a cargo do nubank e o Não pagamento do recurso recebido implica na perca do imovel ou bem adquirido no prazo de 120 dias ou no prazo acordado entre ambos.
O produto (NuCap - Nubank capital) como poderia ser chamado, teria toda ferramenta necessaria onde o investidor poderia acompanhar todo processo de suas aquisição, poderia revender por uma oferta melhor, poderia decidir se deseja aplicar mais recursos dentre outros.
As garantia: O Nucap poderia usar de garantia no caso os proprios equipamentos caso o recurso seja destinado para compra de equipamentos, imóveis, veiculos dentre outros.
Esse recursos ajudaria desde quem ta começando e a quem esta caminhado.
Mas o Nubank já faz isso pega nossa grana a juros baixos e a empresta a juros altos para outras empresas e para devedores duvidosos aos quais exigem garantias em dinheiro ou ficam com o lote, ou o imóvel etc e se mais duvidoso mais é a garantia exigida e o juro cobrado pelo banco… Tem uma plataforma q se chama inco investimentos q faz o q tú está sugerindo, você não é cobrado por nada, só assume o risco do investimento, os retornos são bem melhores q os do mercado de renda fixa habitual e o pessoal da inco corre atrás dos projetos q dão calote etc… Aliás em um mundo hipotético onde a Inco se generaliza - se, os bancos não conseguiriam captar recursos pq todos nós emprestaremos às empresas q precisam captar dinheiro diretamente sem a intermediação do banco, os grandes lucros seriam nossos e não do banco.
Tem várias, inco, Caprate, bloxs, amfi, mercado bitcoin tudo nesse setor de crowndfunding. E dentro dessa modalidade tem os consórcios, precatórios, emissão de dívidas como você mencionou.
E nessa modalidade a rentabilidade é maior para estes tipos de aplicações, porém o risco de não ser pago também é maior.
Ideias boas, seria pra cada projeto que o Nu estiver construindo, pudermos investir uma % e receber uma % em troca da rentabilidade desse produto aceitando ser “parte dele”, uma participação ou receber conforme previsto em contrato no vencimento uma rentabilidade de X% sobre esse produto.
E um meio de capitar dinheiro, criar novas soluções e o cliente ser beneficiado por essa aplicação. Mas, o risco é bem alto e como ainda não existe uma regulamentação pra isso dica meio difícil aplicar. Porém, para custear e ter uma gestão digna de economizar na estrutura precisa ser tokenizado…
Esse é o futuro que os investimentos nos aguardam…
Eu entendo, mas pq Nu faria isso se já pega tua grana a 100% do CDI( custo de captação baixíssimo pode comparar com o custo de captação de outros bancos que dão prejuízo como o Votier, master etc de 120 % do CDI e por aí vai) e empresta pra diferentes tipos de empreendimento a juros bem mais altos ou incluso pra você mesmo a juros mais altos. No futuro a tokenizacao pode gerar rendimentos altos mas não pq o banco abre mão de lucro e sim pq os custos e eficiência serão ainda maiores por faltar mediadores, cartórios etc do mesmo jeito q a gente compra uma ação e não precisamos contratar advogados ou ir a um cartório a tokenizacao vai apagar todos esses custos adicionais, você tokeniza tua casa uma vez e acabou o dia q quiser vender vota ela na blockchain por exemplo e eu entro lá se gosto a compro e ponto, esse é o futuro como você já falou! Em fim a ideia é boa, mas não sei se é isso exatamente o q os bancos fazem o pq eles vão mudar? pra te dar mais lucro e eles terminar ganhando menos?. Precatórios muitas plataformas distribuem e ganham pela distribuição mas quem distribui esses produtos não precisa correr atrás do prejuízo.