NuCoin - Moeda NuBank baseada em Blockchain

Que tal uma versão do bitcoin da NuBank?

Com as mudanças do mercado financeiro, devemos estar preparados para o futuro das transações baseadas em blockchain, tudo integrado no App.

:purple_heart: :space_invader: :purple_heart:

51 Curtidas

Já quero me iludir em ficar milionário da noite pro dia!

2 Curtidas

Excelente , tbm espero por isso um dia.

5 Curtidas

Excelente!!! Seria maravilhoso!! :purple_heart: :purple_heart:

3 Curtidas

Excelente ideia, Larissa!

3 Curtidas

Seria ótimo, já estou sonhando

2 Curtidas

Boa ideia, ela poderia ser feita na blockchain AltHash da HTLMCoin.

Trabalho para a plataforma de Blockchain chamada Cardano. Uma Blockchain acadêmica com parcerias com universidades como Cambridge, Tokyo Tech, etc.

Ela está com um testnet pública de uma linguagem “domain specific” voltada só para contratos financeiros. Linguagens “domain specific” são escritas em jargão, voltadas a leigos.

Nome da linguagem: Marlowe
Link: https://input-output-hk.github.io/marlowe/

Esta linguagem visa permitir não programadores a criar contratos financeiros automáticos de forma fácil. “Arrastando pecinhas de lego”.

Me coloco à disposição para conversar sobre o assunto.

Contato da “Comunidade ADA Brasil” no WhatsApp: +55 21 96776-1981

Trabalho da “Comunidade ADA Brasil”: https://medium.com/ada-brasil/adabrasil2018-9d345d43fa9b

9 Curtidas

Uma proposta interessante, porem a considerar as burocracias e regulamentas do banco central, não sei se rolaria.

Sem sentido, primeiro que iria ser uma stablecoin, seria atrelado provavelmente ao dólar e teria um valor que não se moveria tanto, igualmente a coin que o Facebook está criando …

Iria ser bom se nubank tivesse uma coin que a gente pudesse depositar e converter em real ou pegar o dinheiro da sua conta e converter na coin, melhor usar Bitcoin pra isso

3 Curtidas

Opa!

Interessante topar com esse assunto por aqui tão logo. Torço para que seja de fato explorado. O NuBank tem um olhar pra produto, um cuidado com cliente e uma força-talento de UX que são raros no universo das criptomoedas.

1 - Emitir uma criptomoeda é um fardo legal imensurável, hoje. Principalmente como PJ! Não é à toa que pouquíssimos o fazem/fizeram em solo nacional. O framework jurídico pode mudar a qualquer hora. A ignorância de (maioria) nossos parlamentares a respeito é de assustar.

2 - Dito isso, aqui vão 2 ideias de “bons começos” para o NuBank angariar simpatia entre usuários de bitcoin (para referência, vejam o approach da Square/Jack Dorsey a respeito):

2.A - Bancarizar as empresas nacionais de criptomoedas, ora bolas! Elas sofrem nas mãos dos bancos, têm contas fechadas, dificuldades em interagir em paz com o sistema bancário, etc.

2.B - Influenciar positivamente o amadurecimento da legislação. Leia-se: lobby (vide o que a CoinCenter faz nos EUA, por exemplo). Para mais referências de vanguarda, ver a proposta/NewPolicy #22 do programa de Andrew Yang, pré-candidato democrata para 2020). A organização política do setor é primitiva, e o NuBank tem cacife e operação para fazer um trabalho melhor do que muitos que já tentaram.

3 - Incluir uma carteira de bitcoin no app, penso eu, (A) não teria tanto apelo para boa parte dos usuários de bitcoin; e (B) mais confundiria que iluminaria a vida de usuários NuBank, EM PRINCÍPIO (nada que um esforço trabalhado de educação não resolva):

3.A - Quem vive de bitcoin (ou seja, tem um LTV gordo em relação ao cripto-usuário médio, pra usar o jargão) preza por privacidade. A última coisa que um bitcoiner quer (perdoem a generalização) é misturar o dinheiro apolítico, privado e inconfiscável dele com os IOUs que um banco lhe permite guardar e mover (leia-se: reais digitais).

3.B - Boa parte das respostas nessa thread apontam para um latente desconhecimento do tema. O que querem dizer com “o futuro das transações baseadas em blockchain”? “Versão do bitcoin da NuBank” - alguém já estudou a história das “versões diferentes de bitcoin” que vem se tentando implementar nos últimos 10 anos? Nada contra criptomoedas experimentais - o ponto é que tentar replicar o bitcoin é dar murro em ponta de prego. Fora que, pelo amor de Satoshi, como se pensa nisso antes de se pensar em integrar bitcoin (o verdadeiro) no app? É tão grande assim a tentação de se ter moedinhas customizadas?
:rotating_light: Sabemos do que estamos falando, aqui, ou só queremos acesso fácil à próxima oportunidade de decuplicar nosso capital?

:thought_balloon: 4 - OK, chega de críticas, vamos a algumas ideias construtivas. O NuBank não precisa de nada dessas mirabolâncias (emitir uma moeda 🤦) para (A) ofertar serviços de pagamentos de contas/boletos (até da fatura do cartão, olha que lindo seria!) em bitcoin. Basta aceitar transações, inbound. (B) Oferecer serviços de conversão cripto-real (off-ramp) nos “bastidores” - cliente NuBank quer fazer um TED, manda BTC no valor equivalente, NuBank converte em real e faz o TED para o destinatário (e vice-versa!). © Oferecer uma interface não-custodial (não tremam, bancários, esse termo só vai ganhar popularidade nos próximos anos 🤷) para carteiras de criptomoeda seguras já existentes. Há 100s de facilidades de crédito “em blockchain” que se pode usar sem ter de criar nada do zero (e.g. MKR, Dharma, Compound). E sem ter de agir como contraparte. Imagino que isso mitigue o risco legal, mas também suspeito que não é do interesse do banco oferecer serviços financeiros de outrem :slight_smile:

Espero ter escrito alguma coisa de útil.

Abraços! :wave:

15 Curtidas

Rola sim, o Bitcoin é legal no Brasil.

2 Curtidas

Concordo.
Coisas mais simples como o que você sugeriu, ou pagar boleto com BTC poderia ser algo bem interessante. Além de que isso já deixaria claro pra comunidade que o NuBank não é hostil às criptomoedas como os outros bancos têm sido.

5 Curtidas

Queria contribuir com a Thread, mas acho que você já falou tudo.
Simplesmente não tem sentido criar uma moeda por criar, se não tem nenhum problema pra resolver.
Se houvesse uma forma de armazenar as transações de compra, saques, depósitos e etc, de forma que o cliente pudesse ter certeza que aquela informação não pode ser alterada, como numa Blockchain, seria um grande diferencial pra questão de segurança e transparência. Mas talvez não seja possível fazer isso e manter o sigilo das informações do cliente, não tenho certeza.
Seria legal a sugestão do TED se o cliente pudesse mandar os BTC sem se identificar, mas imagino que isso seja proibido.

6 Curtidas

Como não sou cliente do banco não saberia sugerir quais serviços integrados com criptomoedas a empresa poderia oferecer. Pelo que acompanho, não são poucas as empresas e grupos de pessoas que lançaram suas próprias criptomoedas no Brasil, só pra mencionar os concorrentes tem a ReitBz do BTG Pactual e os tokens de corretoras como a XBanc (da Bancryp) e BRZX (da Braziliex). Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!?

1 Curtida

Que massa, li no Livecoins sobre isso e pensei que seria muito bom, no sentido de permitir um intercâmbio entre as criptomoedas e moedas fiat, quem sabe… acredito nas criptomoedas descentralizadas, se houver um caso de uso bom para o Nubank pode ser muito bom mesmo.
Como cheguei aqui: https://livecoins.com.br/nucoin-clientes-sugerem-nubank-a-criar-sua-propria-criptomoeda/

2 Curtidas

@wagnertamanaha, maus exemplos (no contexto),

ReitBZ -> é pra ser um valor mobiliário que “tokeniza” (“dá liquidez” a) um portfolio de ativos estressados (imóveis “podres”). (A) Como eu sugeri, lá em cima, a oferta é feita por uma PJ nas ILHAS CAYMAN. Brasileiros não podem comprar. (B) Ainda não foi lançado. Link pra matéria de fevereiro “anunciando lançamento”. Link pra matéria de março “anunciando lançamento”. Link pra matéria de abril

:rotating_light::clock3: Esse mercado tem mania de confundir tempos verbais. Essa matéria até enfia os pobres irmãos Winklevoss no meio (motivo: a ideia é que dê pra comprar esse negócio com GUSD - pegou a “conexão”?)…

BRZX -> A blockchain me diz que SEIS (6) endereços tem a moeda. Última transação feita a mais de um mês atrás. Valor, capitalização, volume e liquidez (só em 1 exchange, a deles) negligíveis. É sério? Tem algo que não estou vendo, aqui?

Xbanc -> O produto da Bancrypt parece legal! Pagamentos com bitcoin, incrível. Dito isso, o token cheira a inutilidade. Estou aberto a ser convencido do contrário! (nunca vi ninguém usar).

Não me leve a mal, sou otimista quanto à experimentação, como disse. Mas experimentação com propósito, com razão, com objetivo.

O NuBank é um dos poucos (se não único) bancos que pode fazer algo de decente pelo setor no nosso país. Ajudemos eles a seguir por um caminho valoroso.

Abç

PS: sou fã da tua atuação no Steemit e da amizade-relâmpago com Satoshi.

4 Curtidas

Valeu! Tb estou torcendo para o Nubank lançar algo consistente com a tecnologia, vamos aguardar. Se tb tiver um perfil no Steemit é só mandar o link pra eu te seguir lá tb. Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

1 Curtida

Acho que você foi citada nessa notícia, @Larissa

https://livecoins.com.br/nucoin-clientes-sugerem-nubank-a-criar-sua-propria-criptomoeda/amp/

3 Curtidas

Já estamos esperando @Nubank, vamos começar a amadurecer a ideia :wink::+1:t2:

1 Curtida