Nucoin: Uma Análise (Donde Vem, Para Onde Vai)

Certamente o Nucoin (NCN), token de utilidade lançado pelo Nubank em 2023, representa inovação significativa, tornando-se a ponte de introdução de muitos brasileiros aos criptoativos. Até então algo inédito no Brasil, este novo modelo de programa de benefícios baseado em coinback, permitiu ao “roxinho”, como o cartão de crédito do Nubank é carinhosa e popularmente conhecido, ter o potencial de superar o sistema de cashback/pontos de qualquer outro cartão de crédito do mercado, até que o limite mensal de acúmulo de nucoins seja alcançado, por mais que sua versão MasterCard Black, o Nubank Ultravioleta, ainda não disponha de acessos gratuitos a programas como Lounge Key, Priority Pass, Dragon Pass, etc. Os detentores do Nubank Utravioleta que estão no nível 7 do Programa Nucoin dispõem, em relação às compras no crédito com o cartão, de 1% de cashback que rende a 200% do CDI, e de 1 NCN de coinback a cada real gasto. Com a cotação atual do nucoin de aproximadamente 6 centavos, no momento há o total de 7% dos gastos recebidos de volta. No caso do cashback do Nubank Ultravioleta, para o caso de resgate sob a forma de saldo, há o limite mensal de R$ 2.250,00 no momento da criação deste tópico, porém, segundo o comportamento do aplicativo, e de resposta obtida através de atendimento via chat, não há limite ao resgatar para milhas Smiles, com a conversão de 30 milhas por real. O coinback é limitado ao acúmulo mensal do equivalente a R$ 2.112,00, independentemente do nível no programa.
O Pool de Liquidez é de fundamental importância para o nucoin, afinal é através dele que seu preço é calculado. O preço de referência inicial do nucoin, no momento de sua primeira exposição ao mercado, foi de R$0,010266 (preço obtido pela divisão do montante em reais no pool pela quantidade de nucoins existente nele). E de lá para cá já faz quase um ano. Pouco tempo, fato. Ainda há muito por vir, sim. Novos patrocinadores, além do Nubank, podem causar um reboliço e trazer nova vida e sustentabilidade ao Programa Nucoin, verdade. Certo, mas e com o que temos hoje? Percebe-se um movimento lento e gradual para desvalorização do token. Naturalmente é possível argumentar que se trata de um efeito natural de oferta e demanda, todavia o nucoin não é uma moeda propriamente dita, e sim um token de utilidade, mais afetado por sua estrutura de benefícios, a qual cria uma força de venda cada vez maior, à medida que mais clientes do Nubank obtêm maiores níveis no programa. Enquanto a força de venda é intensificada por haver cada vez mais clientes com melhores níveis e consequentemente maior poder de venda, observamos que a força de compra, tal como o programa está, tende a não acompanhar. Ainda assim, em algum momento haverá equilíbrio, não obstante essa igualdade de forças tenda a se mover para o patamar de um preço menor no decorrer do tempo devido ao aprimoramento contínuo da força vendedora. Qual seria o preço do nucoin amanhã se todos os detentores de nucoins vendessem seus tokens hoje? Com certeza um evento improvável. De qualquer forma, seguindo o raciocínio, seria esse um preço superior ou inferior ao preço de lançamento? Existem cerca de 5,16 bilhões de nucoins em circulação, e pouco mais de 37,65 milhões de reais no Pool de Liquidez. 37,65 milhões ÷ 5,16 bilhões ≅ R$ 0,007296. Obviamente, no caso de todos os nucoins serem vendidos, haveria muitíssimo menos reais no Pool de Liquidez, o que resultaria em um valor avalassadoramente menor. Será que hoje o Programa Nucoin está mais robusto que em seu lançamento? De onde vem sua sustentabilidade? Notavelmente mais robusto, sem dúvida alguma. Afinal, a situação apresentada é surreal. O problema que vejo é acerca de quão sustentável o Programa Nucoin é em seu estado atual.
Para obter o nível 7 é preciso congelar 500.000 NCN; para o nível 6, 50.000 NCN. São os dois níveis com coinback significativo o bastante para exercer força de venda de nucoins bônus de forma tangível. Os clientes nível 7 têm participação 10 vezes maior no Programa Nucoin que os clientes nível 6, em termos de nucoins congelados, entretanto o bom senso e análises empíricas (eu sou nível 7, e minha esposa é nível 6) indicaram-me que os clientes nível 6 são os verdadeiros responsáveis pela depreciação do valor do ativo. Enquanto o nível 7 acumula 1 NCN por real, o nível 6 acumula apenas 0,3 NCN por real, todavia isso não indica que o nível 6 é menos vantajoso. Com efeito, a proporção de risco assumido e potencial de retorno é contraditória entre esses dois níveis. 0,3 NCN por real no nível 6, porém o limite de acúmulo mensal é o mesmo que no nível 7, ou seja, com um risco de um décimo do nível 7 é possível obter o mesmo retorno. Sempre que alguém no nível 6 adquire mais que R$ 211,20 de coinback por mês, estará obtendo proporcionalmente mais que alguém do nível 7 que alcançou o limite de R$ 2.112,00 mesais, considerando a proporção relativa ao que se tem congelado. Eu sou nível 7, e ainda estou tentando ter lucros concretos, esforçando-me para ganhar mais do que é perdido com a desvalorização do ativo, ainda que mês a mês sempre alcançe o limite máximo de acúmulo. Minha esposa — nível 6 — já mais que recuperou todo o valor congelado! Cada nível de benefícios do Programa Nucoin deveria receber potencial de retorno condizente ao seu nível de contribuição. Eu acredito que não há fundamentos que justifiquem uma posição contrária. Minha sugestão, visando obter melhor sustentabilidade do programa, é redudir o acúmulo de nucoins bônus dos níveis inferiores ao nível 7 de forma proporcional a sua participação ao congelar nucoins. Eu acredito que R$ 211,20 como limite de acúmulo mensal para todos os níveis abaixo do nível 7 já seria satisfatório.

11 curtidas

Leitura mto agradável, parabéns.
Acho que os nível 6 vão ficar putassos com a sugestão :joy:
Os retornos do nivel 7 são muito bons (muito msm), e acho deveriam manter uma certa dificuldade de acesso a ele pra evitar uma banalização do token com muitas vendas mensais. Devo achar isso com mta parcialidade já que eu quero mais que o token valorize.
Não sei se os níveis 6 e abaixo serem nerfados seria ideal, mas gostariabde ver algums incetivos pra criar mais Hodlers entres os usuarios.

15 curtidas

Minha sugestão é os níveis 7 parar de ficar sugando a liquidez da Pool que a cotação não cai :stuck_out_tongue_winking_eye:

7 curtidas

Realmente não considerei que seria uma sugestão popular (ademais, não passa disso: uma sugestão), porém creio ser conveniente à sustentabilidade do Programa Nucoin, e, mais que isso, algo necessário para que os retornos possíveis sejam condizentes ao nível de contribuição ao programa de acordo com a quantidade de Nucoins congelados. Aliás, um cliente nível 6 capaz de alcançar o limite mensal de acúmulo de nucoins tem uma probabilidade consideravelmente maior de ter mais poder aquisitivo que um cliente nível 7, já que os gastos ou investimentos necessários para isso são mais que o triplo do que é preciso para o nível 7, o que me faz crer que, ante a tal cenário, seria nada mais do que justo, para chegar ao atual limite de R$ 2.112,00, ser preciso obter o nível 7 e contribuir apropriadamente ao programa. Eu fundamentei com argumentos a razão desta percepção ao criar este tópico, e, conforme exposto e inegável, cada nível de benefícios do Programa Nucoin deveria receber potencial de retorno condizente ao seu nível de contribuição. Ignorar essa questão é negar tal premissa. Trata-se de justiça, por mais que seja uma verdade inconveniente. Contudo, posicionamentos contrários são bem-vindos, se elaborados com base em contra-argumentos fundamentados e válidos.

2 curtidas

Também acho mais fácil, fico com a pulga atrás da orelha quando programas passam por “aprimoramento”, esperando pra ver.

Foi sábio e paciente, é uma escolha, tem que avaliar com cuidado, alguns aqui que tem faturas bem altas viraram nível 7 com custo por volta de 40k e já tiraram o capital investido. Eu pessoalmente prefiro a linha do seu irmão, sem risco!

3 curtidas

Quem não arrisca não petisca @Luidgi.

5 curtidas

Ou ate mesmo criar novos níveis e atualizar a quantidade de nucoins e valor de retorno do nível 7. Ex.:
Nível 7: 300k ou 350k congelada, com retorno de 0,70
Nível 8: 500k com retorno de 1,0
Nível 9: 800k com retorno de 1,5
Nível 10: 1.3Mi com retorno de 2,0

4 curtidas

Muito bem pontuado! Eu fui um desses…

6 curtidas

Minha sugestão seria:

Nível 7: Ficaria do jeito que tá.
Nível 8: 1 Mi congeladas com retorno de 1,2
Nível 9: 1,5Mi congeladas com retorno de 1,5
Nível 10: 2Mi congeladas com retorno de 2.

5 curtidas

Níveis de Contribuição (Nucoins Congelados)

  1. Nível 1: 1.000 NCN congelados
  2. Nível 2: 5.000 NCN congelados
  3. Nível 3: 10.000 NCN congelados
  4. Nível 4: 25.000 NCN congelados
  5. Nível 5: 50.000 NCN congelados
  6. Nível 6: 100.000 NCN congelados
  7. Nível 7: 500.000 NCN congelados

Limite Mensal de Acúmulo

  1. Nível 1: R$ 4,22
  2. Nível 2: R$ 21,12
  3. Nível 3: R$ 42,24
  4. Nível 4: R$ 105,60
  5. Nível 5: R$ 211,20
  6. Nível 6: R$ 422,40
  7. Nível 7: R$ 2.112,00

Acúmulo de Nucoins (Coinback) Ajustado

  1. Nível 1: 0,01 NCN por real gasto
  2. Nível 2: 0,05 NCN por real gasto
  3. Nível 3: 0,10 NCN por real gasto
  4. Nível 4: 0,20 NCN por real gasto
  5. Nível 5: 0,30 NCN por real gasto
  6. Nível 6: 0,45 NCN por real gasto
  7. Nível 7: 1,00 NCN por real gasto

Justificativa

  • Proporcionalidade de Risco e Retorno: Ajustar os coinbacks para cada nível garante que o retorno obtido seja proporcional ao risco assumido. Níveis mais altos, com maior quantidade de nucoins congelados, têm retornos significativamente maiores.
  • Incentivo ao Congelamento de Tokens: Esta estrutura incentiva os clientes a congelar mais nucoins para obter benefícios maiores, promovendo a retenção de tokens e a progressão dentro do programa.
  • Equilíbrio e Sustentabilidade: Limitar os acúmulos mensais máximos em níveis inferiores ajuda a manter a sustentabilidade do programa, reduzindo a pressão de venda e contribuindo para a estabilidade do valor do nucoin.

Essa abordagem assegura que os benefícios são proporcionais ao compromisso dos usuários com o programa, ajudando a manter um equilíbrio sustentável entre oferta e demanda.

4 curtidas

Gostei da proporcionalidade e do equilíbrio, @Mockingbird. Achei bem melhor do que temos atualmente. :blush:

6 curtidas

A ideia de proporcionalidade de risco e retorno é válida, especialmente em um ecossistema financeiro onde o incentivo à retenção e à progressão é crucial. No entanto @Mockingbird, se me permite contribuir, há alguns pontos que merecem uma análise crítica mais profunda.

Primeiro, a segmentação dos níveis parece criar uma barreira significativa entre os usuários que podem e não podem congelar grandes quantidades de Nucoins.

Por exemplo:
Um usuário no Nível 1 precisa congelar 1.000 NCN para ganhar apenas 0,01 NCN por real gasto; enquanto
Um usuário no Nível 7 congela 500.000 NCN e ganha 1,00 NCN por real gasto.

Essa diferença enorme nos requisitos e nos benefícios pode desestimular novos usuários ou aqueles com menor capacidade de investimento a participarem ativamente do programa.

Embora os benefícios aumentem proporcionalmente, a percepção de exclusividade pode afastar uma parcela significativa da base de clientes, fazendo com que apenas os usuários mais abastados alcancem os níveis superiores e, consequentemente, os maiores retornos.


Segundo, a justificativa de sustentabilidade e equilíbrio é válida, mas devemos considerar como essa estrutura impacta a experiência do usuário. Limitar os acúmulos mensais em níveis inferiores pode ser visto como uma medida para evitar inflação de Nucoins, mas também pode ser percebido como uma forma de limitar o potencial de ganho para usuários menos abastados.

A chave aqui é encontrar um balanço que mantenha a sustentabilidade sem sacrificar a inclusão.


Por último, é importante destacar que a progressão dentro do programa precisa ser clara e acessível. O incentivo ao congelamento de tokens é estratégico, mas deve ser acompanhado de uma comunicação transparente sobre os benefícios e os riscos envolvidos.

Garantir que os usuários entendam como seus investimentos podem se traduzir em benefícios reais é essencial para a confiança e a adesão ao programa.

Resumindo, a estrutura de Níveis de Contribuição e os ajustes no acúmulo de Nucoins têm suas vantagens, mas também apresentam desafios que precisam ser abordados para garantir uma experiência inclusiva e sustentável para todos os usuários. É crucial que a estratégia evolua com o feedback contínuo dos clientes, ajustando-se para equilibrar equidade, incentivo e sustentabilidade.

6 curtidas

Todos aqui já fizeram a soma, de quanto precisar gastar no cartão de crédito para conseguir o retorno em nucoin de R$2,112,00?

Fiz a soma meio por cima da entorno de R$ 35.300 gasto no cartão de crédito.

A cada R$1,00 gasto no cartão de crédito você ganha um Nucoin que é R$0,06 ou seja valeu a pena para quem gasta esse valor no cartão de crédito. R$35.300 mais o menos.

1 curtida

Não precisa gastar 1 centavo no cartão de crédito para conseguir o retorno em nucoin de R$2,112,00.

1 curtida

Isso para quem esta no nivel 07! Mas não precisa ser so cartao de credito, pode ser compras de Criptos tambem.

2 curtidas

Certamente, @ClaudioSilvaDigital . Foram levantados pontos importantes e pertinentes sobre inclusão, percepção dos usuários e necessidade de uma comunicação clara. Creio ser necessário ajustar a estrutura dos níveis e dos benefícios considerando esses aspectos para criar um equilíbrio melhor entre o trio incentivo, sustentabilidade e inclusão.

Proposta de Estrutura de Níveis Atualizada

Níveis de Contribuição (Nucoins Congelados)

  1. Nível 1: 1.000 NCN congelados
  2. Nível 2: 5.000 NCN congelados
  3. Nível 3: 10.000 NCN congelados
  4. Nível 4: 25.000 NCN congelados
  5. Nível 5: 50.000 NCN congelados
  6. Nível 6: 100.000 NCN congelados
  7. Nível 7: 500.000 NCN congelados

Limite Mensal de Acúmulo Reajustado

  1. Nível 1: R$ 50,00
  2. Nível 2: R$ 100,00
  3. Nível 3: R$ 200,00
  4. Nível 4: R$ 400,00
  5. Nível 5: R$ 800,00
  6. Nível 6: R$ 1.200,00
  7. Nível 7: R$ 2.112,00

Acúmulo de Nucoins (Coinback) Reajustado

  1. Nível 1: 0,05 NCN por real gasto
  2. Nível 2: 0,07 NCN por real gasto
  3. Nível 3: 0,1 NCN por real gasto
  4. Nível 4: 0,2 NCN por real gasto
  5. Nível 5: 0,3 NCN por real gasto
  6. Nível 6: 0,45 NCN por real gasto
  7. Nível 7: 1,00 NCN por real gasto

Justificativa

  • Inclusão e Acessibilidade: Aumentar o acúmulo e os limites mensais para os níveis mais baixos torna o programa mais atrativo para novos usuários e aqueles com menor capacidade de investimento, promovendo maior participação.
  • Proporcionalidade de Risco e Retorno: Ajustar os coinbacks para cada nível ainda garante que o retorno obtido seja proporcional ao risco assumido, mas com uma diferença menos acentuada entre os níveis mais baixos e os mais altos.
  • Incentivo ao Congelamento de Tokens: Esta estrutura incentiva os clientes a congelar mais nucoins para obter benefícios maiores, promovendo a retenção de tokens e a progressão dentro do programa.
  • Equilíbrio e Sustentabilidade: Limitar os coinbacks em níveis inferiores ainda ajuda a manter a sustentabilidade do programa, mas de uma forma que não desestimule a participação dos usuários com menor capacidade de investimento.
  • Clareza e Transparência: Garantir uma comunicação clara sobre os benefícios e os riscos envolvidos é essencial para a confiança e a adesão ao programa.

Acredito que agora há um equilíbrio melhor entre incentivo, sustentabilidade e inclusão, garantindo que o programa Nucoin seja atrativo e acessível para todos os usuários.

Deve ser apropriado também haver um Nível Tutorial, antecedendo o Nível 1, e dividido em três partes (NT.I, NT.II e NT.III), por exemplo, em que o Nível Tutorial I seria equivalente ao atual Nível 2 do Programa Nucoin, com a mesma necessidade de 50 nucoins congelados e acúmulo de 0,01 NCN por real gasto. No Nível Tutorial poderia haver um período de teste, a ser determinado, em que seria possível descongelar os nucoins necessários para as etapas desta introdução ao programa, e, dada sua natureza, permitiria acessibilidade e a oportunidade de comunicação clara acerca de benefícios e riscos.

6 curtidas

É justo
Bora Nubank
Nos surpreenda!
Estamos aguardando as atualizações
Vamo fazer bonito e botar inveja em outros bancos roxinho :purple_heart:
:fire::fire::fire:

6 curtidas

Estamos precisando mesmo de novidades, sobre NuCoins, que nos surpreenda positivamente, @Marcos_amaro_das_Nev.

Que essas atualizações se concluam e quem venha com ótimas novidades para nós. :raised_hands:

5 curtidas

Pelo que eu conheço o nubank nesses 6 anos , ele não diminui benefícios , por exemplo eu sou nível 06 e se isso acontecer ficaria ruim pra todos nível 06 .

5 curtidas

Aqui cabe uma reflexão, assim que houver uma novidade, as pessoas vão aguardar e analisar a fundo se de fato essa novidade fará diferença, ou será tipo uma causa e efeito? Onde, surgiu a novidade e a cotação cresce de imediato, para depois vir a análise mais aprofundada? Se a novidade for abaixo da expectativa da maioria, quem não comprou por ser mais cuidadoso pode ficar tranquilo, porém, se de fato for algo considerado muito bom por todos, pode ser que se forme um novo suporte forte na região onde o preço estiver a época, se fosse hoje na casa de R$ 0,06000. Assim como o ocorreu em R$ 0,05000 onde houve um crescimento significativo. (Esse, inclusive não identifiquei um motivo que justifique o comportamento a não ser as pessoas que estavam aguardando esse patamar de preço para subir de nível no programa).

Será que tem muita gente aguardando o patamar de R$ 0,0500 novamente? Será que se o preço baixar da casa de R$ 0,06000 (que já está difícil!!) e chegar perto de R$ 0,05500 já não terá muita gente “enchendo o carrinho”.

7 curtidas