Quando participei da pesquisa sobre a criação da NuCommunity, discutimos vários aspectos positivos e negativos dos grupos no Face. Fiquei realmente feliz ao ver que muito do que discutimos e ponderamos, foi de fato implementado com maestria na nova plataforma.
Algo que muito me incomoda nos grupos com moderação prévia do Face, e que felizmente não ocorre aqui, é a demora para aprovação de novos posts, que, às vezes, pode levar um dia inteiro.
E você, o que acha? Quais os pontos fortes e fracos de cada uma das plataformas?
Aqui o foco realmente é o cartão Nubank e a NuConta. Muitos grupos perde-se o foco, postagens sobre outros assuntos e notícias. E no Facebook tu acaba entrando em muitos grupos e acaba não seguindo realmente nenhum. Aqui é só um, não tem distração.
Não encontrei pontos negativos até agora. Acho incrível a ideia de uma comunidade onde possamos discutir o necessário com foco em um assunto. No Facebook a gente se estressa e se dispersa demais.
Ponto forte: Publicação fácil e intuitiva, com um editor com opções fantásticas, permitindo inserir citações, emojis, imagens, vídeos, incorporar textos, etc. Realmente ele é muito bom.
Ponto fraco: Muitas postagens repetidas ou escritas de formas diferentes mas que abordam o mesmo assunto.
Esse ponto fraco que o @anon8562152 citou é realmente chato. Em todos ambientes colaborativos online existe este problema.
Pra resolver isso é conscientizar a galera a fazer um search antes e ou enquanto a pessoa digita o título de um tópico novo já fazer um search e mostrar semelhantes.
Pra mim só tem vantagens já que não utilizo mais o Facebook E eles capricharam nessa plataforma, muito bacana mesmo. Redes sociais surgem a todo instante e algumas já nem existem mais, para as empresas pode ser interessante ter um canal próprio sem depender de terceiros.
De fato. Mas acho que isso também é culpa das tais conquistas, que induzem os mais engajados a querer criar cada vez mais posts e tópicos. Isso também foi discutido na pesquisa. Acredito que, com o tempo, ajustes serão feitos nesse aspecto.
No Facebook existe a possibilidade de abordar um número maior de pessoas, afinal é a maior rede social aqui no Brasil. Porém o Nubank fica a mercê de opções que o Facebook dispõe e de usuários que podem não ter o foco de falar sobre o ecossistema Nubank (postar coisas políticas, religiosas, musicais…)
Na Nucommunity quem se registra tem o objetivo de falar algo sobre o mundo Nubank e os funcionários da empresa tem maior controle das postagens.
E complemento minhas palavras com as do @anon8562152
@LuckPass aqui a educação é o foco principal, nas outras redes sociais era bem visível um pouco de raiva e promoção de cartões fora o objetivo do grupo
3. Evite tópicos sobre assuntos que já existem: antes de criar um tópico novo, verifique se o assunto sobre o qual você quer discutir já está sendo tratado em outro tópico. Isso ajuda a deixar a comunidade mais organizada e facilita que outras pessoas consigam tirar suas dúvidas mais rápido. Caso queira discutir sobre um assunto novo, fique à vontade para iniciar uma nova conversa.
É incrível como eles realmente dão ouvidos ao nosso feedback ne?
A questão de ser aprovado os posts no facebook era realmente chato, porém necessário. Fb se tornou uma rede social mt toxica, onde qualquer um poderia ficar criando tópicos desnecessários e fazendo o ambiente ficar degradável por tanta informação inútil.
Acho isto de poder criar qualquer tópico aq e ser aprovado imediatamente mt legal, porem admito q tenho medo de se tornar 1 lugar tóxico como nos grupos de facebook.
Os pontes fortes do facebook, é q o alcance é extremamente maior. Por se tratar de uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, lá tem mt mais gente interagindo, porém mt gente falando asneiras tb. E como já citei acima, pessoas q ñ sabem respeitar as regras da comunidade.
Espero q isto ñ aconteça aq, e q somente pessoas engajadas a realmente expandir a Nubank pelo mundo estejam afim de utilizar esta plataforma.
Espero q a comunidade tenham moderadores sempre atentos e excluam posts irrelevantes ou banem pessoas q estejam infligindo as regras da comunidade. Enfim é isto, e tb estou mt feliz por termos um espaço onde possamos falar sobre oq realmente queremos para o futuro do nubank sem ser naqueles grupos tóxicos de facebook.