NuConta faz saídas de dinheiro dos depósitos mais antigos

Como eu sei que os depósitos na NuConta seguem a tabela regressiva do IR, sempre achei que meus depósitos mais antigos estavam preservados, afinal, estão sob menor ação de impostos sobre eles.
Semana passada fiz um depósito no valor X e imediatamente que caiu na conta (dia seguinte), precisei fazer uma transferência de metade desse valor X. Achei que a saída de dinheiro se daria desse valor X. O depósito era recente, estava sobre alta ação do IR e do IOF. Mas para minha surpresa, ao olhar a posição detalhada dos meus depósitos, este depósito X estava intacto e meus depósitos antigos (mais de um ano), tinham sido usados para fazer a transferência.
Pedi a opinião de alguns profissionais de finanças e levei em conta meu próprio conhecimento sobre o assunto. Me corrijam se eu estiver errado, mas essa atitude do Nubank está ERRADA! Não faz nenhum sentido para mim.
Fiquei decepcionado com a instituição, afinal uso a NuConta basicamente para guardar minha reserva de emergência com liquidez. Achei que meus depósitos antigos estavam bem, com % de imposto cobrado sobre eles bem inferior aos depósitos recentes, e quando completassem 2 anos na conta, esse valor seria o menor possível. Mas isso já não existe mais.
Entrei em contato com a Ajuda do Nubank. Outra decepção: além dos atendentes não terem conhecimento preciso sobre investimentos e impostos, pois ao tentar explicar porque essa prática da NuConta não me fazia sentido, eles nada sabiam como retrucar, e também, só recebi como informação que a instituição tem como Regra, que as saídas de dinheiro sejam feitas de depósitos mais antigos e que isso “acompanha o mercado”.
E aí? Quem está certo nessa história?

Tivemos uma tópico com a mesma dúvida, segue a reposta do pessoal do Nubank:

1 curtida

Obrigado por encaminhar.
Infelizmente não gostei da nova regra e ainda acho ela incorreta.
A justificativa “Assim, em algum momento, esse imposto já seria cobrado, no presento ou futuro” não parece fazer jus.

3 curtidas