nuGPT - IA LLM

Uma sugestão para criação ou integração com alguma IA LLM como chatGPT para ajudar as pessoas iniciantes em investimentos e finanças, lançando o nuGPT ou outros nomes como: nuPilot, nuAura, nuGuide, nuSense. Poderia ser inclusive um mascote da nuBank.

Desenvolver um assistente financeiro baseado em inteligência artificial que ajude os clientes a gerenciar suas finanças, oferecendo dicas personalizadas e alertas sobre oportunidades de economia.

Objetivos

Personalização: Oferecer recomendações financeiras personalizadas com base nos hábitos de consumo e perfil financeiro de cada cliente.
Educação Financeira: Ajudar os clientes a entender melhor suas finanças e tomar decisões informadas.
Economia: Identificar oportunidades de economia e otimização de gastos.

Funcionalidades Principais

1. Análise de Gastos:
    Classificação Automática: Categorizar automaticamente as transações (alimentação, transporte, lazer, etc.).
    Relatórios Mensais: Gerar relatórios detalhados sobre os gastos mensais, destacando áreas de maior despesa.
  2. Recomendações Personalizadas:
    Dicas de Economia: Sugerir maneiras de economizar com base nos padrões de gasto do cliente.
    Alertas de Despesas: Enviar alertas quando os gastos em uma categoria específica ultrapassarem um limite pré-definido.
  3. Planejamento Financeiro:
    Orçamento Personalizado: Ajudar os clientes a criar e seguir um orçamento mensal.
    Metas Financeiras: Permitir que os clientes definam metas financeiras (como economizar para uma viagem) e acompanhar o progresso.
  4. Integração com Outros Serviços:
    Investimentos: Oferecer sugestões de investimentos com base no perfil de risco do cliente.
    Seguros: Recomendar seguros adequados às necessidades do cliente.
  5. Assistente Virtual:
    Chatbot Inteligente: Um chatbot que responde a perguntas financeiras e oferece suporte em tempo real.
    Notificações Proativas: Enviar notificações sobre oportunidades de economia, vencimento de contas, entre outros.

Tecnologias Utilizadas

Machine Learning: Para análise de dados e geração de recomendações personalizadas.
Processamento de Linguagem Natural (NLP): Para entender e responder às perguntas dos clientes de forma natural.
Big Data: Para coletar e analisar grandes volumes de dados financeiros.

Benefícios para os Clientes

Controle Financeiro: Maior controle sobre as finanças pessoais.
Economia: Identificação de oportunidades de economia.
Educação: Melhor compreensão das finanças pessoais e do mercado financeiro.

8 curtidas

Boa tarde, é um tema bem interessante que vi o Nubank trazendo o que estão fazendo pelo lado deles no ramo de inteligência artificial para facilitar a nossa experiência financeira nos artigos abaixo.

Principalmente integrado ao ChatGPT4 e entre outros modelos, até compraram uma empresa que possuem soluções com IA (Nubank compra Hyperplane para impulsionar IA), vamos ver o que o futuro nos reserva, porque me parece que será bem aproveitado. :crossed_fingers:

15 curtidas

A ideia é boa (teoricamente), mas entendendo um ‘pouco’ de investimentos e de LLMs digo que se você não souber o que está pesquisando, esses modelos falam absurdos, barbaridades mesmo. É um risco enorme o leigo utilizar IA para investimentos em vez de começar a estudar balanços das empresas (mínimo do mínimo, compreender conceitos de lucros regulares, crescentes, endividamento, valuation (básico) e histórico de governança).

Esses dias testando um modelo que criei na OpenAI ele me sugeria constantemente investir em empresas alavancadas, pouco lucrativas ou em prejuízo, com histórico duvidoso. É quase como conversar com um louco que em vez de informar a você que não sabe do assunto inventa coisas que soam plausíveis.

E se não entender o básico, você vai acreditar.

O que acho mais legal por ora no que já oferecem é perceber onde está indo seu dinheiro, por exemplo, gasto bastante com alimentação fora de casa, mas qualquer outra coisa como tentar me induzir a um perfil de investimentos é superficial, vai oferecer o que não é melhor para mim.

Exemplo concreto: “Me sugira empresas brasileiras lucrativas com possibilidade de crescimento, considerando a mudança nos padrões de consumo pós-pandêmicos…”.

Perceba que enfatizei lucrativas…

Resposta (comentários meus entre parenteses):

Claro! Aqui estão algumas empresas brasileiras que têm mostrado potencial de crescimento considerando as mudanças nos padrões de consumo pós-pandêmicos:

Americanas (recuperação judicial)
Magazine (prejuízos recentes, setor complicado)
JBS (tilt, verificar histórico de governança, lucros irregulares, setor complicado)
Kroton (lucros irregulares ou prejuízos, setor complicado)
Sadia BRF (prejuízos, setor complicado, governança complicada)

E nem mencionou: BB, PRIO, WEG, e outras que dobram de tamanho a cada ciclo.

Talvez sirva para perguntar alguns conceitos, trocar uma ideia com muito filtro, mas é um perigo investir com auxílio de IA sem saber o que faz.

Não sugerir o investimento em si. Não expliquei bem.

Só ajudar a explicar conceito para iniciantes e montar gráficos de histórico, não de projeção. Não um BOT de HomeBroker.

Exemplos:

Explicar o que é renda fixa e variável na linguagem e entendimento da pessoa, de forma personalizada.
Explicar o que é FGC de forma didática.
O que é CDI 100% e inflação que muitos gráficos comparam.
Impostos que alguns têm outros não, quanto de CDB equivale o LCI de forma líquida contando impostos e inflação.
Montar gráficos customizados de comparativos de cenários seu com CDI, poupança, inflação, etc.
Para onde vai o dinheiro do CDB e para o que é usado.
Analisar o saldo da pessoa dos últimos 36 meses para sugerir a média de quanto tempo ela consegue ficar com dinheiro comprometido para investimento.

1 curtida

Compreendi. Todo modo aproveito para deixar o alerta caso alguém resolva trocar ideia de investimentos com IA. Pode funcionar se for o Ray Dalio sabendo o que quer encontrar, se souber o que busca pode ajudar.

Você está dando de certa forma o exemplo do que falei, kkkk. O modelo vai fazer o disclaimer de que o FGC é uma instituição privada, de capital limitado, e como tal, sujeita a quebras em colapsos financeiros (como inclusive aconteceu no BR no início do plano Real?

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc23059907.htm

Legal, o problema é confiar na resposta. LLMs até o momento são ruins de conta. Parece que está melhorando com o último modelo da OpenAI. Fora o risco de pegadinhas, já que o sistema pertence a quem está vendendo o investimento e não um terceiro independente.

Nesse artigo que criei tempo atrás falei da Magie, um bot sensacional que funciona no zap. Uma ferramenta incrível, antes dela poderia pensar que sua ideia seria uma utopia, mas sei que é perfeitamente viável:

1 curtida

Sugeri uma ideia similar tempos atrás, de aperfeiçoar o Nubuddy (bot ultrapassado da comunidade) por algo mais moderno.

1 curtida

Eu tenho acesso à IA paga como Copilot e Gemini, e são bem diferentes da versão Free.

Para quem usa como ferramenta no trabalho é outro nível. Eles têm acesso à todos emails da empresa e anexos Office, consegue achar email de 10 anos atrás, o que foi falado e pontos pendentes, gera apresentação PowerPoint sozinho, etc. Não posso dar detalhes do uso corporativo e profissional, mas a IA free não tem nada a ver com a versão que empresas usam.

1 curtida

adoro a IA sim, bastante idéias

mas para iniciantes nada melhor que livros feitos com metodologia para explicar conceitos…
até já ter e poder usar a IA para aprimorar

a versão de Gustavo cerbasi do investidor inteligente

1 curtida

Certamente. O ChatGPT já supera essas duas com uma boa folga, imagine as versões pagas.

1 curtida

Pra mim, no meu app, já apareceu uma nova IA chat. Mas testei e fica dando erro de conexão por enquanto.

Não consigo tirar Print porque uso Android. Então, em resumo, acho que já está solucionado esta sugestão.