Oi, pessoal! Tudo certo?
Hoje, 26 de setembro, é Dia Nacional do Surdo, e trouxemos algumas informações bem importantes sobre o tema.
500 milhões: essa é a estimativa de surdos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E a projeção para 2050 é de que 2.5 bilhões de pessoas tenham problemas auditivos, ou seja, 25% da população mundial!
Já em nosso país, cerca de 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva – sendo que 2,7 milhões não ouvem nada. Você imaginava um número tão expressivo?!
Por isso, essas pessoas precisam de uma nova forma para se comunicarem. Por aqui, temos a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que foi trazida ao nosso país em 1857.
No entanto, somente em 2002 o governo brasileiro sancionou uma lei que reconhece Libras uma forma legal de expressão no país, como contamos nesse outro post do blog.
Outro marco que vale destacarmos é o Dia Internacional da Língua de Sinais, celebrado em 23 de setembro. Mas de nada adiantam essas datas se não tomarmos ações para, de fato, facilitar tarefas rotineiras para pessoas com deficiência auditiva!
É verdade que essas iniciativas são novas tanto no Brasil quanto no mundo. No Nubank, por exemplo, recém-completamos um ano desde a implantação do canal de atendimento em Libras, que você pode acessar através do seu próprio app!
Temos orgulho em ser uma das primeiras empresas a oferecer esse atendimento e buscamos aperfeiçoá-lo continuamente.
Acreditamos também que esse é apenas o começo para que nós possamos continuar lutando contra a burocracia ao aplicar as iniciativas de inclusão e acessibilidade.