Pessoal, realizei uma compra recentemente pelo Nu Shopping e entrei na lista de e-mails promocionais do parceiro, no caso Casas Bahia.
Não existe nenhuma cláusula entre o Nu e o parceiro para evitar esse tipo de prática ?
Em algum lugar autorizei o compartilhamento do meu e-mail para tal finalidade e não percebi ? (Essas letrinhas miúdas dos termos de uso que nunca leio … )
Isso acontece direto quando compro algo, e não só pelo NU, acontece em vários lugares que compro entrar na lista de e-mail de parceiros, mas geralmente tem no e-mail o descadastrar deste serviço é o que faço no primeiro e-mail que recebo e olha tem resolvido, nunca mais recebo nada mesmo comprando o local novamente.
Estou ciente e já cancelei, mas não deixa de ser uma prática indevida, ainda mais em tempos de LGPD.
“Conforme dispõe a LGPD, toda operação realizada com dados pessoais, como as que, incluem, mas não se limitam a, coleta, compartilhamento, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão e arquivamento, somente poderão ser realizadas mediante o consentimento do titular dos dados. Adicionalmente, o consentimento deve ser dado para finalidades claras e específicas, de forma que não há a possibilidade de obtenção de um consentimento genérico ou de omissão de finalidades, uma vez que tal caminho pode violar o consentimento concedido.”
" Dado pessoal é qualquer informação que identifique ou que permita identificar uma pessoa (ex. nome, CPF, e-mail, idade, foto ou profissão). Da mesma forma, fragmentos de informação que, juntos, permitam identificar uma pessoa física também são considerados dados pessoais."
Como o @MarcosAntonio01 disse, existe a opção de cancelar a inscrição em e-mails promocionais, geralmente está no topo ou rodapé, em letras minúsculas.
Estou longe de pensar dessa forma para mim não passa de um e-mail indesejado na minha caixa, mas LGPD vem ganhando forças.
Posso estar enganado, mas este espaço foi aberto pelo Nu para o compartilhamento da experiencia do usuário para com a instituição e claramente esse é um ato/prática ilegal.
É importante sempre ler com atenção os contratos antes de aceitá-los, visto que o compartilhamento é algo que consta na Política de privacidade do Nubank - cujo foi aceita ao criar uma conta, na imagem abaixo você pode ver um trecho que acredito que possa responder a sua dúvida, mas se quiser dar uma lida completa clique aqui. Ademais é como o @William_Peixoto pontuou, tem como fazer o descadastramento no seu provedor de e-mail.
A LGPD prevê que o motivo do compartilhamento seja bem explicito.
No caso o que mais se enquadra, mas mesmo assim não está correto, visto que os produtos ofertados não são do Nu seria o destacado abaixo, ou seja, continuamos com a suspeita de prática ilegal.
eu ia te enviar o link para descadastrar dos email mandados pelas casas bahia mas testei antes e não esta funcionando. Quando clicamos esta direcionando para o email porem em html.
Mas o que garante que esse compartilhamento e cadastramento do email com a casas bahia foi pelo Nu Shopping?
Quando você faz uma compra nesses sites de varejo, sempre tem a opção de aceitar ou não essas listas e mesmo voce desmarcando a caixinha, ainda assim te inscrevem…
Única compra que fiz online nos últimos 2 meses foi no NuShopping intermediando a compra com as Casas Bahia.
Os spams de ofertas começaram junto com o primeiro e-mail avisando sobre a compra realizada pelo NuShopping.
Certeza absoluta, obviamente não tenho, mas é um chute muito bem guiado.