Nusocios Leão Imposto de renda

Alguém Poderia esclarecer essa dúvida ,acho que vai ser a opinião de grande maioria.
Como fica BDR no imposto de renda e também se fica a critério do banco fazer a declaração ou seria responsabilidade do cliente nubank.
Pois acredito que podem gerar dúvidas entre clientes da corretora x usuários do nubank ou ambos se for necessário ou não declarar isso e fica na responsabilidade do nubank ?:grin::v:

Olá

A obrigação de declarar IR é sempre de quem está em posse do bem.
Neste caso do BDR do nubank, a declaração deste ano não vai precisar constar o BDR ou nem fazer caso vc não se enquadre nos requisitos, pq ele fiará em nome do nubank até 09/12/2022 e só após passará efetivamente para seu nome, ai vc precisará declarar este valor para receita.
Outra opção seria vender após 09/12/2022 com prejuízo de valor ai vc não precisaria declarar, caso não tenha outros investimentos par compensar

18 curtidas

Foi divulgado agora pouco no Blog:

19 curtidas

Vale ressaltar que a venda com prejuízo não desobriga o envio da Declaração de Ajuste Anual.
O que existe é a dispensa de lançamento de valores inferiores a $1000 na ficha de bens e direitos.
Ou seja, se permanecer com a BDR após os 12 meses, terá que fazer a declaração, mas não precisará lançar em “bens e direitos”.

8 curtidas

A BDR ficará como custódia do Nubank, se a operação de venda for realizada por eles, e os valores recebidos pelo cliente, sem nem mesmo ter aberto conta da NuInvest, não haverá obrigatoriedade de declaração.

14 curtidas

Minha dúvida é essa! Se de fato eu não me enquadro nos requisitos para declaração anual, se eu comprar ações, obrigatoriamente terei que declarar?

Sim, independente de qualquer outro fator.

3 curtidas

Avalie se ter que fazer a declaração vale cerca de $10,00.

1 curtida

Prevejo chuva de cpf bloqueados :crazy_face:

2 curtidas

Tenho a dúvida de declarar também, por ser isento e caso opte pelo BDR, mas pelo visto, por mais atrativo que seja, nesse momento não compensa :person_shrugging:

Olá pessoal, confirmei as informações que passei acima com o RI do Nubank, que atendem pelo e-mail ir@nubank.com.br

A adesão ao Programa de Clientes NuSócios não configura em perder a isenção da Declaração do Imposto de Renda automaticamente.

O Nubank é contratado como Comissário Mercantil, e fará a reserva do seu pedacinho(BDR), em nome deles, não é a toa que quando for finalizado o IPO e acontecer a distribuição, esse pedacinho entregue gratuitamente não aparecerá no Extrato de Posição da B3 em seu CPF, dispensando a declaração do imposto de renda de 2022(Referente ao ano de 2021).

Durante o Programa de Clientes NuSócios, passados os 12 meses vocês terão duas opções.

a) manter 1 (um) BDR (“Opção A”); ou
b) receber os recursos resultantes da venda do BDR a mercado, líquidos de eventuais impostos e
emolumentos, em sua conta de pagamentos junto à Nu Pagamentos (“Opção B”).

Trecho retirado da página 77 do “Prospecto”.

Se escolherem a “Opção A”, a BDR será transferida para a sua custódia, em seu CPF, na Nu Invest, fazendo assim você ser obrigado a declarar no imposto de renda do ano de 2023(Referente ao ano de 2022).

Se escolherem a “Opção B”, quem fará a venda na Bolsa de Valores será o Nubank, como Comissário Mercantil, os valores resultantes dessa venda serão depositados em sua Conta do Nubank, garantido que você não seja obrigado a fazer a declaração do imposto de renda por causa disso.

Lembrando que estou falando somente do pedacinho gratuito do Programa de Clientes NuSócios, se vocês preferirem comprar pedacinhos(BDR) do Nubank pela Nu Invest, toda operação será realizada em seu CPF, sendo obrigado declarar.

Leiam o Prospecto, e se ficarem com dúvidas relacionadas a ele, o RI do Nubank está disposto a responder.

15 curtidas

Uma dúvida sobre risco, se eu tenho dinheiro guardado na nu conta esse dinheiro não vou perder nem nada aceitando esse pedacinho da empresa? Caso desvalorize ou algo assim não vou perder dinheiro guardado na minha conta??

Não vai @Talis_z o saldo da conta não tem relação com esse investimento.

2 curtidas

Passa essa mensagem pro pessoal do atendimento. Vi um print no Facebook sobre IR do nusócios, mas não souberam explicar tão bem, pois vc já disse as opções que teremos daqui a 12 meses sobre vender ou recolher em valor com nu pagamento.

1 curtida

Em investimentos, vc só “perde dinheiro” quando vc compra as ações e elas desvalorizam depois q vc comprou (ou seja, passam a ser mais barata depois de quando vc comprou)
Exemplo: vamos dizer q vc comprou a ação “X” por 10$ mas quis vender um mês depois e ela estava valendo $9, vc “perdeu dinheiro” no sentido de q não conseguiu lucro com com a venda dessa ação.

3 curtidas

Reitero as informações do @ree. Estava com dúvidas sobre a isenção da DIRPF e o atendimento não estava colaborando em esclarecer minhas dúvidas. No e-mail do RI do Nubank, porém, conseguir resolver e me informaram isso mesmo: decidir por receber os recursos da venda do BDR não afeta a isenção da declaração do imposto de renda.

2 curtidas

Agora está na comunicação oficial do Nu, lá nos stories do Instagram:

6 curtidas