NUVIAGENS: Reembolso caso o valor do voo caia - Mentira

Queria entender melhor como funciona o reembolso de até R$ 500,00 caso o preço do voo caia em até 30 dias após a compra, pois isso não aconteceu comigo.

Comprei a passagem e uma semana depois os mesmos voos estavam mais R$ 600,00 abaixo, entrei em contato com o Nubank e eles me explicaram que o algoritmo do Nubank monitora os preços e quando identifica a redução eu sou reembolsada automaticamente, mas aparentemente não é isso que acontece, pois eu nem precisei de um para identificar que houve redução exatamente nos meus voos e eu não recebi esse reembolso que a propaganda faz. Propaganda enganosa?

Alguém sabe o que acontece?

2 curtidas

Oi, @Valeria_T_Ferreira bem-vinda por aqui! Você está bem?

Você entrou em contato com o chat do app convencional ou no atendimento especializado do NuViagens? Pergunto isso porque quando tiver um problema, só o atendimento próprio do NuViagens conseguiu me ajudar!

Olha onde fica! :point_down:t2:

1. Abre o NuViagens e rola a página para baixo:

2. Ao encontrar a opção “Falar com atendimento”, clica:

3. Na opção chat, explica direitinho tua demanda.

Acredito que por lá eles podem te ajudar melhor! Insista explicando direitinho o que você precisa, até o atendimento entender o que você precisa.

12 curtidas

Boa tarde Elves,

Não seria o tópico de revisão de valores em até 24h após a compra, esse é direcionado a passagens mais baratas de outros lugares não do Nubank, me refiro a propagando logo abaixo desse.

E no contato que fiz o atendente não me pareceu ter muita autonomia para verificar algo, se ateve á questão do algoritmo, ou seja, eu tenho que confirmar que eu estou errada e o algoritmo está certo, mesmo eu vendo que a passagem está lá com o valor menor.

3 curtidas

Valéria, o que o Elves tentou te mostrar é que dentro do aplicativo, na parte de Nuviagens, tem um chat específico para essa sessão que poderia te ajudar melhor do que o chat geral de demandas do banco. Nas imagens ele apenas tenta te mostrar onde acessar esse chat específico pra explicar sua demanda diretamente com a equipe Nuviagens, entendeu?

6 curtidas

Ainda sobre o tema, no link abaixo vc encontra condições específicas que se enquadram na política de reembolso como:

• Encontre um itinerário mais barato em outro lugar que corresponda ao original, em até 24 horas, incluindo a política de cancelamento;
  • O preço mais barato deve ser em Real (BRL), incluindo impostos e taxas;
  • O itinerário mais barato deve estar disponível ao público em geral, sem necessidade de login ou assinatura específica, como programa de milhas;
7 curtidas

Oi Valéria. Vc fez a compra que dia?
Pois funciona assim. Após o compra no nuviagem o sistema do Nubank vai começar a fazer um monitoramento durante 30 dias para identificar possíveis quedas né. Se o sistema identificar uma queda como você encontrou de 600 reais de diferença né, então você vai receber 500 reais de volta. Mas este pagamento só vai ser feito após o fim do monitoramento que dura 30 dias.

Entao se você comprou sua passagem dia 01 de fevereiro e encontrou mais barata dia 3, o Nuviagens deve te pagar a diferença dia 01 de Março.

Lá nas normas o Nubank é espertam viu, vi que eles colocaram que uma queda do sistema e interrupção de rede deles podem impedir o rastreamento e o reembolso não é emitido. Então acho que isso abre brecha para eles usarem isso pra não pagar. Não sei. Ou tem jeito da gente saber se realmente ocorreu esta queda? Tbm não sei. Achei estranho esta parte.

Mas recomendo que você tire print e junte provas para mostrar que realmente achou um preço melhor para poder cobrar seus direitos

3 curtidas

É sério isso?, sistema deles cai e quem se ferra é o cliente?

1 curtida

Fiquei surpreso também, @Alfredo_Pessoa.
Obrigado por compartilhar, @Usuario.N.

3 curtidas

@Valeria_T_Ferreira,

Gostaria apenas de chamar atenção a dois aspectos relevantes dos termos e condições do Nu Viagens referentes a este reembolso. A proteção contra queda de preço dos voos está descrita no item 6.1 (tem um link para os termos e condições lá no final da página do Nu Viagens, logo antes do botão para falar como atendimento).

O primeiro ponto é sobre a elegibilidade, descrita no item 6.1.1. Esta proteção só é aplicável quando, na pesquisa da passagem, o Nu Viagens recomenda a compra do voo naquele momento (não sei se você se lembra que, na busca, o aplicativo faz uma recomendação sobre o momento de comprar a passagem, com as mensagens “você deve esperar por um preço melhor” ou “você deve reservar agora”). Você se lembra se comprou com a mensagem “você deve reservar agora”?

O segundo ponto, mencionado no item 6.1.2, é que a comparação de preços olha para bilhetes da mesma classe tarifária. Importante esclarecer que classe tarifária é diferente de classe econômica x executiva x primeira classe. Na verdade, dentro de cada uma destas pode haver diversas classes tarifárias. Achei um artigo que talvez ajude a entender melhor. Enfim, pode ser que este preço mais baixo que você achou seja de uma classe tarifária diferente da que você comprou (e muitas vezes é difícil saber exatamente a classe tarifária antes de prosseguir para a compra do bilhete), e, se for, acho que não teria cobertura neste caso.

Enfim, essas proteções sempre têm uns detalhezinhos chatos. A gente precisa estar atento e por dentro pra não se frustrar depois. Longe de ser um “jeito Nubank” de fazer as coisas, com todos esses detalhezinhos, mas acho que com o tamanho que o Nubank atingiu hoje acho difícil voltar a ser aquela instituição sem asteriscos que muita gente aqui conheceu lá no começo… :person_shrugging:

7 curtidas

Que artigo fantástico! Não tinha ideia de como era complexa essa distribuição de classes e assentos nos voos.
Nesse exemplo fica claro:

• Econômica: G, O, Q, V, S, N, M, L, K, H, B, Y
  • Premium Economy: T, E, W
  • Classe Executiva: I, R, D, C, J
  • Primeira Classe: A, F

Ou seja, é bem fácil de o preço mais baixo que apareceu depois que vc comprou a passagem estar em outra classe tarifária…

O que me faz chegar à seguinte conclusão:
Se o NuViagens só garante o menor preço na mesma classe tarifária, e esse é um aspecto que simplesmente não enxergamos na compra da passagem (só nas letras miúdas do bilhete… isso se não tiver que perguntar para a empresa aérea!), então é melhor só comprar quando aquele for o preço que você estava mesmo disposto a pagar.
Se enquadrar em alguma das minúcias das regras do NuViagens, aí é lucro, pq não vale a pena contar com isso.

3 curtidas