O fim do papel moeda está próximo?

Olá, meus caros colegas da NuCommunity!

Hoje, estou trazendo um assunto muito bacana, que está mais próximo do que imaginamos e que muitas pessoas ainda não sabem… A criação do Real Digital

No vídeo abaixo, a Nathalia Arcuri, fala de maneira simples e objetiva sobre a implementação do Real Digital pelo BACEN, onde relata que os primeiros testes já acontecerão em 2023 :hushed: como funcionarão as transações e levanta também algumas críticas em relação à aplicabilidade do real digital na prática.

Se você ainda não está por dentro do assunto, vale muito a pena assistir!

E você… ainda utiliza o dinheiro físico no dia a dia? Sabia que com o real digital, as transações não precisarão passar por um Banco? O que acha da criação do REAL DIGITAL?

Compartilhe sua opinião aqui! Vamos interagir! :hugs:

29 curtidas

@ThiagoMoura Valeu pela informação…

Feliz Demais GIF - Feliz Demais GIFs

15 curtidas

Obrigado por compartilhar o conteúdo :purple_heart:

Faz tempo que não uso dinheiro físico, geralmente guardo tudo no banco, só deixando uma reserva para emergência. Essa novidade me parece boa, mas acredito que vai levar anos até conseguirem convencer a maioria da população, já que o principal receio que tenho é a segurança disso! Na teoria achei interessante, mas veremos o funcionamento na prática. :blush:

18 curtidas

Por nada! :pray:t3::hugs:

14 curtidas

Eu também acho que será um processo um pouco complexo no início, pois muitas pessoas ainda utilizam o dinheiro físico ou sequer possuem acesso à tecnologia e informação…

Mas acredito que esse é o futuro e com o passar do tempo, o dinheiro físico deixará de ser utilizado.

Ps.: ”Meus avós mesmos, até hoje só pagam suas contas com dinheiro e nas casas lotéricas. Às vezes, quando vou lá, me pedem para pagar no meu app do Banco e me entregam o dinheiro físico rs”

Mas eu também, quase não utilizo dinheiro físico mais. Ou é cartão de crédito :credit_card: ou Pix!

19 curtidas

Também acho! Com devido ensinamento ao longo do tempo e ensinar que a tecnologia nem sempre é maligna, vai aos poucos abrindo a mente das pessoas, mas sempre mantendo o olho aberto para ensinar as pessoas a não caírem em golpes e buscar por informações confiáveis! É um processo de longo prazo, mas se for devidamente implementado será muito prático.

Se usarem o mesmo planejamento que fizeram com o Pix acredito que vai ter um crescimento acelerado, ao menos para quem tem acesso a tecnologia. Podemos ter N críticas ao Pix, mas uma coisa que não podemos negar é a facilidade que trouxe para as nossas vidas, esse conceito de Real Digital só pelo nome pode parecer assustador, mas sigo mente aberta para saber mais sobre a tecnologia e se vai ser tão útil como o Pix. :purple_heart:

11 curtidas

Acabar acredito que não acabe, ate por que no Brasil pessoas que não possuem acesso a Internet ou Tecnologia e muito grande, e a adoção da ideia acredito que será demorada, mas e uma ótima tentativa na minha opinião, sendo mais tecnologia e algo mais fácil de se transacionar.

9 curtidas

Aqui na minha regiao infelizmente ainda tem muitas pessoas que fazem uso do dinheiro fisico. Creio que ainda deve demorar um pouco para a população em si aceitar moedas digitais, embora ja tá bem evoluída!

9 curtidas

Muito bacana! Não sabia dessa informação.
Obrigada pelo compartilhamento. :wink: :purple_heart:

8 curtidas

Até onde sei o Iene Digital já esta em circulação. É a tendência mesmo.

9 curtidas

Verdade @ItaloGustavoS … obrigado por comentar! :hugs:

10 curtidas

Também acho, meu amigo! Será um processo longo, mas estamos caminhando para isso! :raised_hands:t3:

9 curtidas

Acredito que as coisas serão mais baratas por moeda digital do que moeda física… Mas vai saber?! rsrsrs

8 curtidas

Por nada, @Dani_Scan :hugs::purple_heart:

8 curtidas

Até o momento, a informação que se tem é que tanto o real digital quanto o físico terão o mesmo valor, @Dani_Scan !

11 curtidas

pois é… não sei mesmo… mas como a moeda digital não tem gastos como produção de papel moeda e como não passa por bancos, deveria ser mais em conta rsrsrsrs.

7 curtidas

@Pica-Pau isso já é uma realidade! O real digital já está sendo desenvolvido pelo Banco Central e em 2023, eles começam os testes!

De acordo com o que li, em 2024 o real digital começaria a funcionar efetivamente!

14 curtidas

Se dependesse de mim, não usaria mais dinheiro de papel pra mais nada. Prefiro muito mais meu cartaozinho roxinho lindo que me paga tudo com meu crédito e meu pix maravilindo! :grin::sparkles:

6 curtidas

@Tchelows eu também sou a favor de digitalizar tudo rsrs e o tanto que o dinheiro é “sujo e contaminado”? Roda em milhares de mãos…

No trabalho, por exemplo, com a digitalização de arquivos, planilhas, documentos, etc… os papéis podem começar a ser extintos… além da praticidade, tem a questão de sustentabilidade e preservação do meio ambiente!

O mundo todo deve caminhar para isso, não somente a moeda :coin:

10 curtidas

Olá @ThiagoMoura!

Obrigado por compartilhar esse tópico conosco. Há um tempo atrás eu havia lido essa matéria e me fez refletir o quão digitalizados nós estamos e a importância de nos adaptarmos e aprendermos a surfar nessa onda de revolução chamada digitalização.

Eu ainda me lembro como se fosse ontem, o quão assustador e inseguro era ter uma conta digital e como as pessoas ficavam receosas em abrir uma conta nesse tipo de serviço, principalmente aqueles(as) que já estavam acostumados aos serviços bancários tradicionais, no começo foi tudo muito incerto com muitas promessas e incertezas, porém vimos o quão prático e fáceis as contas digitais são e o quão menos burocráticas, simples e intuitivas elas são.

Acompanhei de perto a evolução das contas digitais me aventurando pela primeira vez pelo Nubank e posso afirmar com toda certeza o quão grato sou pelo Nubank existir e por ter feito essa escolha.

Acredito que o mercado financeiro está caminhando cada vez mais e mais para a extinção do papel e a digitalização da moeda, pois, hoje em dia é tudo muito rápido, simples e seguro e com a implementação do PIX, movimentar o dinheiro se tornou uma tarefa simples, rápida e intuitiva.

Ainda fico muito preocupado com as pessoas mais velhas ou que não detêm quase nenhum ou pouco conhecimento do funcionamento dos serviços digitais, contudo porém, é algo que se faz necessário para o progresso, estamos em constante evolução e precisamos nos adaptar conforme as mudanças vão acontecendo.

  • é nítido ver o quão cada vez mais estamos conectados e dependentes de serviços digitais como um todo, realmente a tecnologia chegou para ficar e estamos cada vez mais e mais digitalizados.

Muito obrigado pelo post @ThiagoMoura!

10 curtidas