O fim do papel moeda está próximo?

Verdade, meu caro @William_Peixoto … concordo com seu pensamento. Obrigado pela contribuição! :facepunch:t3:

9 curtidas

Você é comédia :rofl::rofl::rofl: eu não me referi ao papel higiênico :roll_of_toilet_paper: e acho que isso ficou bem claro no meu comentário… papelada de escritório, planilhas, arquivos etc que hoje podem ser feitos de modo digital e com todo controle, segurança e backup para que nada seja perdido, evitando a produção desnecessária de papel (nesse contexto).

14 curtidas

Ps.: Adeus, para as 3 conchinhas :rofl::rofl::rofl:

14 curtidas

Ah, assim vc entregou de bandeja e quebrou o mistério… :sweat_smile:

5 curtidas

Foi mal @Mr.Xis :grimacing::face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth:

8 curtidas

Infelizmente sim, aqui no Interior de São Paulo, ainda existem estabelecimentos que só aceitam dinheiro físico. Passagem de ônibus também não existe recarga Online.

Complicado …

12 curtidas

Mesma coisa aqui também! Imagino que o projeto vá primeiro para as grandes capitais e aos poucos (bem lentamente) se expandindo para as cidades do interior, mas não adiantaria nada expandir se não fornecerem o conhecimento tanto em escolas como para pessoas de idade avançada poderem se educar sobre os benefícios e riscos dessa digitalização. :blush:

9 curtidas

Tá perdoado :relaxed:

5 curtidas

Acho que se existisse somente o digital,seria mais facil para os peritos da federal pegar os políticos corruptos e suas movimentacoes usando a internet,usou a rede a federal acha o peão :rofl::rofl:

5 curtidas

Esses dias comecei ver a série periféricos, e por se passar num futuro não muito distante, as coisas estão bem evoluídas, mas uma cena que chamou a atenção, foi quando a personagem foi sacar bastante dinheiro, e veio um comentário, que dinheiro em espécie é só pra fazer coisas ilegais-pela questão de não rastrear igual o cartão de crédito.

Não sou fã de dinheiro em papel, mas sempre tem uns trocadinhos no fundo na carteira, pelo menos duas passagens de ônibus. E em casa pelo menos o do gás, porque ele sempre acaba quando a gente menos espera.

Por mais que não precise passar por um banco, é tão rastreável quanto o histórico do nosso navegador :dizzy_face:
E não há guia anônima que resolva essa questão.

9 curtidas

Eita, pesado… :grimacing: deve ser massa essa série. Nunca assisti!

Eu também ainda possuo uns trocadinhos na carteira rs

Concordo que será totalmente rastreável… ainda mais sendo algo desenvolvido e controlado pelo Banco Central!

11 curtidas

Certamente, para passar o olho :face_with_peeking_eye::face_with_monocle:

7 curtidas

Atualizando…

“Queremos um piloto em 2023 e em 2024 eu gostaria de ter um lançamento” do Real Digital, disse o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto.

O projeto já vem sendo discutido desde 2020 e teve o Pix como protótipo.

O BC divulgou que está criando um grupo de trabalho para estudar maneiras de fazer custódia, negociação e liquidação de ativos por meio de blockckchains.

11 curtidas

Interessante

6 curtidas

Não vai acabar tão cedo. Ainda existem muitas pessoas que mal sabem mexer no whatsapp, quem dirá manusear aplicativos financeiros.

4 curtidas

Que pelo menos possa ser dominante uma maior transição com cartões físicos, porque há serviços que ainda sem maquininhas ou similares…

3 curtidas

Isso é um fato, @fabiosantos … obrigado por contribuir no tópico!

9 curtidas

Olá @dsvs92 , obrigado por participar do tópico!

Atualmente, muitas pessoas que não utilizam mais dinheiro físico, fazem uso apenas do cartão de crédito ou via transferência (como o pix, por exemplo), que possibilita fazer qualquer transação em tempo real, a qualquer hora do dia ou da noite, para qualquer instituição financeira e sem taxas.

Acredito que, num futuro um pouco distante ainda, as pessoas deixarão de utilizar até mesmo os cartões físicos… com a chegada de novas tecnologias e maneiras de utilizar o dinheiro.

6 curtidas

acredito que provavelmente, em alguns anos vai dominar sim, mas não acredito que o dinheiro em papel vai acabar a médio prazo, visto que ainda existem mercadinhos,comércios de bairro que não aceitam outro pagamento que não seja dinheiro.

4 curtidas

A Nucoin ta Chegando vamos usar muito.

5 curtidas