O Futuro dos bancos com a Inteligência Artificial

Observamos com frequência, aqui na comunidade, diversas pessoas reclamarem, de forma legítima ou não, das funcionalidades, produtos e programas que o Nubank oferece ou deixa de oferecer.

Muitas são as lamúrias de clientes que não têm suas necessidades atendidas pelas funcionalidades atualmente disponibilizadas pelo app do roxinho. Mas qual banco segue atender 100 milhões de clientes e deixá-los satisfeitos em todas as suas demandas?

Seria uma utopia imaginar isso como uma possibilidade viável.

Antes de lamentar sobre qualquer botão, caixa de texto, tipo de fonte e outras melhorias que podem ser agregadas ao aplicativo, precisamos estar cientes que a IA segue avançando com novidades surpreendentes a cada dia e que o futuro dos serviços financeiros pode ser bem diferente do que tempos hoje.

Entre as muitas novidades tecnológicas que notamos ultimamente no universo das inteligências artificiais, temos os assistentes virtuais que evoluíram consideravelmente nos últimos meses. Google e OpenAI travam uma verdadeira batalha por cada palmo de terra nesse campo.

Para que todos tenham uma ideia de em que pé as coisas andam nesse momento, lhes indico o vídeo abaixo, com uma apresentação prática e direta do Gemini Live do Google. Uma performance que nos deixa de queixo caído e que pode impactar todas as áreas da nossa sociedade doravante.

Apesar dos erros na comunicação em português (o que será contornado com o tempo) notamos como essa ferramenta é impressionante. Um futuro inimaginável está se desenhando, do qual ninguém pode fugir, muito menos os bancos, aliás, já tem “dinossauro” investimento pesado nesse setor.

E imagino que o Nubank não ficará pra trás, penso que logo logo teremos um assistente virtual do Nu que não apenas resolverá os nossos problemas, bem como tirará as nossas dúvidas sobre tudo aquilo que envolver o nosso relacionamento com o banco. :relieved:

13 curtidas

Também compactuo com essa ideia! Parabéns pelo tópico! É um assunto muito atual!

8 curtidas

Ás vezes, o cliente deseja melhorias que sob o ponto de vista do banco não vale a pena, pois ele já está pensando muito a frente e essa suposta melhor pode apenas servir de pura perda de tempo. As coisas estão evoluindo muito rapidamente nos últimos meses.

5 curtidas

Estão mesmo meu amigo! E as vezes é até assustador!

6 curtidas

Para quem deseja testar a ferramenta deixo o link do Google AI Studio, é gratuita, ao contrário da similar a OpenAI.

2 curtidas

Será pq ate agora o que o Nubank já tentou aplicar e sempre algo já vai ser descontinuado tipo Aumento Por Chat IA e Pix IA não e algo inovador apenas pra mostrar pro mercado que não são ultrapassado e no final vão jogar dinheiro no lixo.

nossa agora a IA pode ter visão ual que inovador e invasivo só que ninguém fala dos problemas como por ex tenta colocar algo complicado que ela não tem acesso a informação e não te explica pra que serve aquela coisa dai ele inventa te faz cometer um erro em algum momento tipo faz a contabilidade da empresa ou IRPF e cair na malia fina kkkkk

falavam que o mercado de streaming e o futuro todo mundo começou a ter seu próprio e o resultado prejuízo financeiro, monopólio, saturação, produção de baixo custo e fora a tv paga perdendo conteúdo indo 100% para uma plataforma que não da retorno diferente da tv que se paga o mesmo vai rolar com IA.

2 curtidas

Não se trata do Nubank querer, o mercado dita as tendências e quem não segue e atropelado e fica para trás. Um exemplo de um fintech de uso com uso da inteligência artificial é a Magie, uma assistente que dá um show em qualquer outra oferecida por qualquer banco bilionário.

Problemas sempre existiram e sempre existirão em qualquer processo disruptivo. A melhor forma de contornar erros é saber que eles existem, uma vez solucionados não ocorrerão novamente.

Toda inovação tem seu ponto de maturação, isso não significa que se tornou imprestável, mas que precisar se renovar, devido as exigências dos clientes e usuários.

3 curtidas

Assunto muito relevante e atual, @Edson_Bezerra.
Obrigado por enriquecer a comunidade com um tópico tão bacana.
:clap::clap::clap:

2 curtidas

Importantíssimo, infelizmente a maioria das pessoas parece que vive em um mundo paralelo, o mundo se transformando a passos largos e eles parecem que não estão nem aí.

Recentemente usei o Google AI Studio para me tirar una dúvidas, em tempo real, sobre as peças de uma máquina que comprei, basta filmar e conversar, muito simples, se trata de algo realmente assustador.

Estamos entrando na era dos agentes, o que pode ter um impacto profundo no mercado de trabalho, o futuro é imprevisível com o surgimento de avanços tecnológicos cada vez mais surpreendentes em questão de poucos meses.

1 curtida