O lugar das mulheres no mundo dos investimenntos

Oi pessoal, tudo bem?

Eu sou Erika Paixão e faço parte do time de comunicação aqui no Nu. Se você é um leitor atento do blog Fala, Nubank, já deve ter visto alguma coisinha que eu escrevi por aí. Pois bem: hoje eu queria pedir licença pra contar um pouco da minha experiência escrevendo o conteúdo especial de Dia Internacional da Mulher que acabamos de liberar. Preparamos um texto super especial e também um episódio do Semanada contando a história de mulheres investidoras. Ainda não viu? Corre que tá aqui!

Nossa intenção foi investigar o perfil da investidora brasileira e tentar entender o que afasta as mulheres desse universo. Vocês sabiam que elas representam apenas 23,3% do total de investidoras ativas na B3? Homens ainda são maioria quando falamos de investimentos e nós aqui no Nu estávamos muito curiosos para saber por que isso acontece. Algumas dessas respostas estão presentes lá no material que criamos.

Pessoalmente falando, acho muito enriquecedor quando temos a possibilidade de contar histórias como as que selecionamos para esse especial. Ao colocar diferentes perfis de mulheres em destaque, temos a chance de treinar uma habilidade que tem sido cada vez mais rara: a de se colocar no lugar do outro. Entender o que aflige pessoas diferentes da gente nos faz pensar em como trabalhar para transformar o mundo, até que ele seja um lugar genuinamente acolhedor para todos, especialmente para grupos socialmente marginalizados.

Datas comemorativas como o 08 de março só fazem sentido para mim a partir dessa perspectiva. Entendo que elas são mais um momento de reflexão do que de celebração. É a chance de ouro para prestarmos atenção nas reivindicações das mulheres nos diferentes espaços que elas ocupam. E se vocês são apaixonados pelo Nu, tenho certeza de que esse desejo de mudança é algo que compartilhamos.

Pra fechar, quero dizer que me senti muito privilegiada em ter a oportunidade de abrir esse diálogo aqui. Espero que vocês também embarquem nessa comigo e que gostem do que criamos. Aproveitem também para me contar qual é o verdadeiro significado do Dia Internacional da Mulher para vocês. Quero saber tudo!

Um super beijo a todos, em especial para as mulheres dessa nossa comunidade. Vamos juntas! :purple_heart:

33 curtidas

As mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo dos investimentos, sendo que sua representatividade na bolsa chega há 23% somando 1,17 milhões de investidoras.

:bar_chart: 2018: 179,5 mil
:bar_chart: 2019: 388,6 mil
:bar_chart: 2020: 847,5 mil
:bar_chart: 2021: 1,17 milhão

Desejo a todas um feliz dia da Mulher.

8 curtidas

Obrigada pela mensagem, Gui! Vamos conquistar cada vez mais espaços :purple_heart:

6 curtidas