O Nu é uma startup ou fintech?

O que é startup?

Uma startup é uma empresa de tecnologia digital que se encontra em uma etapa muito inicial do seu modelo de negócio, mas possui um grande potencial de crescimento graças a sua operações internas que acontecem de forma rápida e eficiente.

Ao contrário das pequenas e médias empresas, que chegam ao mercado depois de apostar uma certa quantia de dinheiro, e geralmente precisam esperar um pouco para começar a aproveitar os benefícios, as startups fazem o oposto, saem ao mercado com necessidade de capital e fazendo uso de tecnologias digitais para alcançar o crescimento e encontrar financiamento.

As startups se caracterizam por:
Ser uma empresa jovem;
Ser escalável;
Ter relação com a tecnologia; e
Ter custos baixos.

O que é fintech?

Uma fintech nada mais é do que uma startup que tem como foco oferecer a mais recente tecnologia por meio de produtos e serviços financeiros inovadores. Daí vem o nome fintech, que surgiu da união entre as palavras financeiro e tecnológica (financeiro + tecnologia = fintech).
Resumindo: a fintech tem como objetivo criar serviços financeiros que sejam fáceis de contratar, entender e com um preço padronizado que permita o acesso a um número maior de pessoas e empresas.

Para você o Nubank é uma startup ou uma fintech?

9 curtidas

Ambos! :smiley:

O Nubank é uma startup?

Pode-se dizer que sim. Não pelo número de funcionários ou pela falta de certeza se seus produtos vão dar certo – o Nubank é considerado uma startup por conta de sua cultura e metodologia de trabalho , pensada para tornar a criação de produtos mais ágil e focada no cliente, fugindo das organizações tradicionais.

Hoje, o Nubank é a principal fintech – empresa que desenvolve produtos financeiros totalmente digitais – da América Latina, com mais de 13 milhões de clientes.

https://blog.nubank.com.br/o-que-e-startup/

11 curtidas

Sempre pensei dessa forma, mas não estava achando nenhum artigo que me desse certeza sobre, AMEI!

7 curtidas