Curioso.
Vamos esperar o posicionamento do Nubank.
Interessante!
Vamos aguardar mais informações sobre o caso, através da própria empresa!
Vi essa reportagem tbm, mas em todos os pix q fiz/recebi não aparece o cpf completo (vi apenas nos teds feitos antes do pix e q precisava colocar essa informação)
Antes de qualquer coisa vou esperar a posição do Nubank.
Eu simulei um pix para o BB e saiu o CPF completo.
Puts…se essa informação se confirmar, será minha primeira decepção com o Nubank. Aguardemos.
Qual foi a chave utilizada? Vc já tinha essa conta cadastrada nos seus contatos antes do pix?
Sim todas as contas já cadastradas. Fiz 3 tentativas de pix em contas diferentes e todas apareceram o CPF completo.
Bem, eu simulei um PIX para minha filha e não aparece CPF completo, simulei para um contato o qual já fiz Ted pra ele e também não apareceu CPF completo. Tanto no formulário quando no comprovante.
O problema que vejo, é que esse bugs (se é que existe) no Nubank são pontuais, não são pra geral, então fica difícil. Parece que eles desenvolvem em cima de várias linguagens e depois se perdem pra resolver. Aí é punk.
Da última vez que fiz um PiX o que foi bem recentemente, vi que o CPF não aparecia por completo.
Mas é melhor esperar um posicionamento do Nubank com relação a isso.
Qdo eu faço pix para o nubank não aparece o CPF completo. Só aparece completo qdo faço pix para outros bancos.
Aguardemos o posicionamento oficial do Nubank.
Simulei para uma conta do Itaú e não apareceu.
O que eu acho que pode estar acontecendo é que em algum momento, aquelas transferências que foram feitas usando CPF porque são obrigatórios, estes CPFs estão aparecendo quando vai fazer PIX para essa mesma pessoa.
Exatamente.
Nada de novo, aparece o CPF de quem já estava cadastrado.
O CPF já havia sido informado pelo recebedor, logo, não há nada a esconder.
Mas a diferença de tratamento dos dados para clientes e não clientes soa de fato estranho.
O posicionamento do nubank, segundo essa reportagem, foi:
Primeiro = Expomos os dados como segurança adicional para que o usuário não erre dados ao digitar novamente
Segundo = Vamos corrigir essa falha de segurança
Lembro do perrengue que passei no ano passado quando o nubank começou a expor o saldo em conta sem a possibilidade de ocultar, reclamei muito aqui no fórum já que quando eu falava com eles os atendentes diziam que não havia problemas, e sugeri que utilizassem versões beta do aplicativo somente com quem concordar em ser testador beta.
Vamos ver quanto tempo vão demorar pra resolver isso já que a exposição de dados pessoais sem consentimento da vítima fere a LGPD, e ilegal e pode obviamente gerar processos.
O melhor é aguardar o posicionamento da Nubank mesmo, mas a questão é importante. Eu fiz um teste e ele mostrou o CPF de muita gente que eu nunca fiz nenhum tipo de transação só por estar na minha lista de contatos. Quando a pessoa tem conta no Nu, não aparece mas se o Pix for pra outro banco aparece.
Complicado… Vamos aguardar.
Oi Luck, creio que você está equivocado. Uma das inovações do Pix é justamente a proteção dos dados das pessoas. Diferente do TED ou DOC em que vc precisa do CPF da pessoa para transferir, com o Pix você precisa apenas da chave. Quem define a chave é o usuário. Imagina a seguinte situação, você vende artesatos, um cliente aleatório não tem dinheiro e lhe oferece pagar com Pix pela conta dele do Nu. Óbvio que você aceita! Porém por conta dessa suposta falha você pode vir a descobrir que por conta da venda de um bibelô de R$10 você compartilhou seus dados com um estelionatário…
Muito estranho, aqui nos meus contatos, nenhum apareceu o cpf completo.
Realmente, no meu aqui também não apareceu o cpf completo. Muito estranho, pra uns usuários aparecer e outros não…