O Nubank me cancelou

Eu nunca tinha visto isso acontecer. Bem curioso, alguém aqui já passou pelo mesmo? Parece uma ameaça velada/coação se isso não for ilegal, no mínimo é antiético. Deve estar escondida em alguma cláusula no contrato, mesmo assim, não é algo de bom tom.

2 curtidas

Já aconteceu comigo no BB e no Itaú. Como eu já estava de saco cheio das duas instituições, deixei cancelarem. Ressalto que depois precisei abrir uma conta salário no BB quando entrei para o Tribunal e não havia nenhuma restrição por lá (diferente daqui que é difícil voltar depois de ter os produtos cancelados).

Enquanto isso tenho uma Poupança do Bradesco parada há mais de ano que adoraria que eles cancelassem por livre e espontânea vontade, mas nunca me mandaram nenhuma comunicação. Minha vontade de ir à agência só para cancelar também é bem pequena.

Ilegal não é, já que o Código Civil admite a extinção unilateral dos contratos mediante notificação (art. 473. A resilição unilateral, nos casos em que a lei expressa ou implicitamente o permita, opera mediante denúncia notificada à outra parte), mas de fato é o tipo de comunicação com um tom nada agradável.

5 curtidas

Que coisa, minha mãe tem uma conta bem antiga do “Santo André” que na época era Banespa, ela tem um bom saldo porém não movimenta e está assim por anos, ela apenas confere o extrato, mas nunca mandaram nenhuma notificação desse tipo. Não sabia dessa possibilidade. Vou orientar minha mãe a respeito.

:rofl: :rofl: :rofl:

Tranquei minha faculdade de Direito faltando um ano letivo para concluir, esse artigo já conhecia, porém, não sabia que os bancos podiam fazer esse tipo de “desligamento”, o parágrafo único deste Artigo talvez explique o motivo do porque minha mãe não sofreu esse aviso. Obrigado pela explicação e pela resposta!

2 curtidas

Também não entendo como ilegal. O Procon também propaga isso:

Procon: Ao verificar que uma conta está sem movimentação espontânea por noventa dias, o banco deverá emitir um aviso sobre essa situação

Já li em norma do BC (não consegui encontrar agora) que a rescisão pode ser unilateral, sim, por desinteresse do banco no cliente.

4 curtidas

Já ouvi relatos de pessoas que tiveram a conta e cartão Nubank cancelados porque pagaram a fatura do cartão Nubank com o próprio cartão do Nubank.

Porque essa é uma prática ilegal mesmo, onde você está forçando uma novação (postergando o pagamento) de maneira unilateral, quando essa modalidade de negociação precisa ser bilateralmente aceita para ter validade.

Nesses casos o correto é cancelar os produtos mesmo.

4 curtidas

Na verdade isso deveria ser o normal, pois se não me engano, após seis meses ou um ano sem movimentação na conta a mesma deve ser cancelada. Nunca vi fazerem com 3 meses, mas o Santander já fez comigo 2 vezes, é bem mais prático só não movimentar e deixarem cancelar do q ter q ir na agência… eles só me ligaram avisando do cancelamento e perguntaram se não queria voltar e tals

3 curtidas

Obrigado @Jotapb e @lorenatelles pelas informações complementares, pra mim essa é novidade, como já citei o caso da minha mãe, lembrei também do meu pai que tinha uma conta no BB quando tinha uma loja de vestuário em São Paulo, ele movimentava bastante, era conta PF mas ele usava como caixa da empresa, depois que fechou a loja, ficou quase 20 anos sem usar e a conta estava praticamente zerada. Cinco anos atrás ele começou a usar pois precisou de um empréstimo para investir na área rural deles, mas como cobravam muitas taxas, pagou adiantado e ele mesmo encerrou a conta. Não houve o cancelamento e nem o bloqueio da conta antes disso. Eu também deixei de usar uma conta da CEF por 3 anos, deixei R$0,31 e não cancelaram (está ativa até hoje). Por isso pra mim, realmente é novidade. Será que deve haver alguma triagem eletrônica para buscar contas inativas? Parece ser comum isso acontecer, mas não tivemos essa experiência em minha família. :man_shrugging:t2:

Só para atualizar vocês: Sem resposta do Nubank

  1. Estou em dia com as faturas
  2. Movimento dinheiro na Nuconta
  3. Tenho dinheiro “aplicado”
  4. Tive aumento de limite de crédito no cartão a 3 meses atrás
  5. Não atrasei nenhum fatura este ano

Quero ver que fim que vai levar o dinheiro que deixei para resgatar só em Dezembro e Janeiro. O resto já tirei de lá.

1 curtida

Se tiver valores não vão cancelar mesmo, a conta precisa estar zerada e sem movimentação

2 curtidas

Agora faz sentido, obrigado. Realmente o que diz no parágrafo único do Art. 473 do CC é aplicado nesse caso então.

1 curtida

Continue insistindo e ligando, buscando sua resposta. Tente ligar na Ouvidoria, possivelmente serão mais rápidos.

0800 887 0463 Ouvidoria Nubank

2 curtidas

Liguei lá. São 3 dias para responder. Lá vamos nós de novo esperar mais.

Como diria o Tio Patinhas: Meu rico dinheirinho só vai ficando para trás :sleepy:

1 curtida

Vamos aguardar, continue nos atualizando. Estamos na torcida para que tudo se resolva bem! :wink: :+1:t2:

2 curtidas

Olha, não sei. Mas fico com a impressão de que eles não gostaram “nadica de nada” da forma como eu fui cortando os serviços lá e migrando para o Nubank. E deixando claro as razões disso.
Vejo pessoas aqui relatando que ao reclamarem o BB ofereceu vantagens, produtos free. Para mim nunca. Cortar anuidade do cartão, ter direito a TED (meu pacote era 12,90 e não tinha direito. Ofereceram outro de 79,00 para eu ter), nunca me ajudaram. Cortei tudo mas mantive a conta sem taxa para saques ou IPVA. Enfim, não fazem mesmo muita questão de mim, já há um bom tempo tempo.
Já o Banco Inter estou há mais tempo sem usar, saldo de 3,00 e nunca falaram nada. Só me enviam as ofertas do mercado livre deles…
Enfim, regras e regras, parece que cada um tem a sua… Cabe a nós escolhermos o que convém, ao invés de ficar chorando para os caras fazerem nossa vontade. Opção é o que não falta.

3 curtidas

Com toda razão! Fez muito bem, tem que procurar o que é melhor pra você e fugir ao máximo de despesas desnecessárias, sair desses bancões que nunca te ofereceram nada foi um livramento pode ter certeza. Opções é o que não faltam, que bom que ainda assim escolheu a Nubank! Também é a que melhor me atende! :wink: :+1:t2:

2 curtidas

Se cancelarem mesmo, vão devolver, não tem sentido o contrário. Não imagino que queiram encarar um processo por apropriação indevida.

2 curtidas

Colega. A exatos 2 anos aconteceu isso comigo. Essa Semana recebi e-mail informando que tinha sido aprovada no cartão de crédito. Mas como usar se fui expulsa de tudo? Complicado esse Nubank. Hoje faz 2 anos que uso uso outro banco, e sigo feliz rsrsrs.

Eu tenho 3 cartões de crédito, um o limite é bem baixo (500 reais) e dificilmente uso ele! Se eles quiserem cancelar, paciência né! Os melhores ficam :hugs:

2 curtidas

Poi Zé…